Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Benefícios do vinagre

Benefícios do vinagre: saiba quais são

Compartilhar
Legenda: 
Benefícios do vinagre
Atualizado em  novembro 2023

O vinagre é um alimento extremamente versátil, tanto que é usado em outras funções, não se limitando apenas na alimentação – como para talhar leite, ou mesmo como produto de higienização. E essa versatilidade é apenas um dos benefícios do vinagre para a nossa saúde!

E quais são os benefícios do vinagre? Se você quer mais informações sobre o vinagre – como seus valores nutricionais, quais seus benefícios e como usá-lo no dia-a-dia –, nós, do Que Bem Que Faz, trouxemos o artigo que você estava procurando! Acompanhe a seguir.

 

Benefícios do vinagre: informações nutricionais

Um dos principais benefícios do vinagre está em sua ação antioxidante – quanto mais escuro for o vinagre, maior a concentração de antioxidantes no produto! Além disso, em uma colher de sopa de vinagre, você irá encontrar boas quantidades de magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

 

Benefícios do vinagre: vitaminas

Além dos minerais anteriormente citados, o vinagre também é uma boa fonte de vitaminas – e, por conta disso, ele pode trazer diversos benefícios para a saúde. Vejamos mais alguns benefícios do vinagre a seguir!

Regula os níveis de colesterol

Embora ainda precise de maior comprovação científica, estudos indicam que consumir pequenas quantidades de vinagre em suas refeições (para temperar saladas ou carnes) pode ajudar a reduzir consideravelmente os níveis de colesterol “ruim” e de triglicerídeos.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Essa é uma informação comprovada: o consumo de vinagre pode afetar os níveis de insulina presentes na corrente sanguínea. O vinagre controla picos de açúcar no sangue após refeições ricas em carboidratos – e evitar que esses picos ocorram ajuda na prevenção contra a diabetes.

Ajuda na perda de peso

Na verdade, dentre os benefícios do vinagre, essa é uma informação até que bem popular. Embora sejam necessários maiores estudos para confirmar essa informação, acredita-se que o vinagre funcione como um inibidor de apetite, que auxilia na reeducação alimentar e na perda de peso.

Mata germes

Essa informação é verdadeira, mas calma lá! Não são todos os germes que o vinagre mata. Se você misturar vinagre com suco de limão, o que você terá é uma solução capaz de eliminar germes como o da salmonela, presente em carnes e saladas – e que pode até mesmo ser usada como um produto de limpeza, para limpar a casa e as roupas. Apesar de tudo isso, o vinagre não é capaz de limpar feridas e machucados. Nesses casos, use kits de primeiros socorros.

Melhora a saúde do cabelo

Em algumas culturas, é comum o uso de vinagre para evitar problemas como caspas, ou para reparar danos causados por produtos químicos. No entanto, não há estudos que comprovem esse benefício realmente. O que podemos dizer é que, se combinado com suco de limão, o vinagre pode ajudar a evitar fungos e bactérias que crescem no couro cabeludo.

 

Possíveis riscos do vinagre

Claro que, se consumido em excesso, o vinagre também pode apresentar riscos à saúde – portanto, consulte um médico ou nutricionista para saber qual a quantidade de vinagre que você deve incluir em sua dieta. Mas que riscos o consumo excessivo de vinagre pode trazer à saúde? Vejamos a seguir.

Redução drástica dos níveis de açúcar no sangue

Como mencionado anteriormente, o vinagre pode ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue; no entanto, o seu consumo excessivo faz com que essa redução seja danosa, causando problemas como a hipoglicemia, ansiedade e tontura.

Danos nos dentes

Uma coisa que é importante ter em mente é que o vinagre possui cerca de 7% de ácido acético em sua composição, fazendo dele um composto principalmente ácido.

O excesso desse ácido faz com que os dentes percam minerais importantes, enfraquecendo o esmalte e facilitando o surgimento de cáries, além de causar uma maior sensibilidade dos dentes a bebidas quentes ou geladas. Por conta disso, o hábito de fazer gargarejo com vinagre puro não é recomendável. Para maiores dúvidas, consulte o seu dentista.

 

Como obter os benefícios do vinagre

Mas afinal, de que forma você pode aproveitar os benefícios do vinagre? Quando o assunto é alimentação, o ideal é procurar por um médico e um nutricionista para ter conhecimento da quantidade ideal de vinagre para incluir em suas receitas – dessa forma, você pode conseguir o melhor que esse produto tem a oferecer para a sua saúde!

Agora, outra forma que você pode usar o vinagre é na faxina, misturando ele ao álcool e ao suco de limão para passar pano pela casa e pelos móveis. E, quando for lavar a roupa, você pode usá-lo no lugar do amaciante: isso fará com que as roupas fiquem limpinhas – e essa mistura não deixa cheiro após a lavagem!

Gostou dessas informações sobre os benefícios do vinagre? Então, compartilhe esse artigo com amigos e familiares que possam ter essas dúvidas também! E você ainda pode aproveitar outros de nossos artigos no blog Que Bem Que Faz – acesse e confira!


Perguntas frequentes

  • Posso tomar vinagre puro?

    Por se tratar de um alimento ácido, o vinagre puro pode, além de trazer problemas para a saúde bucal, causar desconforto estomacal ou problemas digestivos. Por conta disso, o consumo de vinagre puro não é recomendado.

  • Para que serve a água com vinagre?

    A água com vinagre geralmente é usada para auxiliar na perda de peso – pois o vinagre causa uma diminuição no apetite, ajudando na reeducação alimentar e na eventual perda de peso.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/apple-cider-vinegar-and-your-health

https://www.webmd.com/diet/vinegar-good-for-you

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.