Óleo de cártamo: 5 benefícios que vão te conquistar

Legenda: 
Benefícios óleo de cártamo

Cuidar da saúde contando com aliados naturais é um sonho de consumo possível – e quem conhece os benefícios do óleo de cártamo sabe disso. Esse grande amigo que vem da natureza pode fazer maravilhas que vão desde a perda de peso até o controle da diabetes.

O Que bem que faz vai detalhar 5 benefícios do óleo de cártamo para te fazer entender como inseri-lo na rotina vai proporcionar uma vida mais saudável e repleta de bem-estar.

LEIA TAMBÉM:

 

O que é óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é retirado de uma planta que tem um nome um tanto complicado – a Carthamus tinctorius. Achou difícil? Então, vamos facilitar sua vida, porque esse é um dos nossos maiores objetivos: basta chamá-lo de açafrão-bastardo, açafroa, açafrol e falso açafrão, como também é conhecido.

 

Como consumir?

Rico em ômega 6 e 9 – substâncias necessárias ao corpo, mas que não são produzidas pelo organismo – o óleo de cártamo entra na rotina alimentar trazendo grandes benefícios. Natural, pode ser consumido em saladas ou usado para frituras, a exemplo do óleo tradicional, com a vantagem de ser muito mais saudável.

 

1. Aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer

Se você é do tipo de pessoa que sente fome o dia todo, pode acabar devorando tudo que encontra nas horas das principais refeições e engordar por conta desse desregramento.

Que tal mudar isso?

Um dos benefícios do óleo de cártamo para emagrecer consiste no fato de que ele dá sensação de saciedade por mais tempo. Isso te levará a comer menos e, consequentemente, perder peso. É uma escala de vantagens para ninguém colocar defeito.

 

2. Previne doenças do coração

Por falar em comer exageradamente, um dos perigos dessa falta de educação alimentar são as comidas cheias de gordura. Devagarinho, essa gordura vai se instalando, aumentando os níveis de colesterol e triglicerídeos e entupindo nossas artérias.

Olha só que perigo!

As consequências de artérias entupidas são as mais graves: infarto do miocárdio e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lógico que uma pessoa inteligente como você não vai deixar isso acontecer e vai correr para aproveitar os benefícios do óleo de cártamo para o coração. Entre eles, a redução desses dois problemas indesejáveis: colesterol e triglicerídeo alto.

 

3. Tem ação antiinflamatória e cicatrizante

Já ouviu comentários sobre os benefícios do óleo de cártamo para a pele? Pois acredite, eles são verdadeiros! E isso é graças à ação anti-inflamatória que ele tem. Os efeitos cicatrizantes do óleo de cártamo também contribuem para que a pele se regenere com mais rapidez e, claro, fique muito mais bonita e macia – aquela pele de pêssego tão desejada! É que o óleo vai bloqueando o processo inflamatório e cuidando para que a pele fique sadia.

 

4. Tem poder antioxidante

Quando um alimento é considerado antioxidante, isso quer dizer que ele é poderoso. E, sim, esse também é um benefício do óleo de cártamo, que pode até mesmo ajudar a prevenir e tratar doenças crônicas como diabetes e câncer. Ah, e os efeitos benéficos também chegam ao coração, como já foi citado.

 

5. Controla a diabetes

Por falar em diabetes, o controle da glicose não passa apenas pelo poder antioxidante do óleo de cártamo, mas também melhora os níveis de açúcar no sangue. E você sabe, diabetes não é brincadeira. Quanto mais aliados conseguir para combater esse inimigo, melhor será para sua saúde.

Gostou? Então aproveite bem todos os benefícios do óleo de cártamo e tenha muito mais saúde!


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do óleo de cártamo?

    O óleo de cártamo ajuda a emagrecer, previne doenças do coração, reduz o colesterol ruim, baixa os triglicerídios, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, é antioxidante e ajuda a controlar a diabetes.

  • 2. O que é óleo de cártamo?

    O óleo de cártamo é retirado da planta Carthamus tinctorius e também é conhecido como açafrão-bastardo, açafroa, açafrol e falso açafrão. O óleo é rico em ômega 6 e 9.

  • 3. Como consumir óleo de cártamo?

    O óleo de cártamo entra na rotina alimentar podendo ser consumido em saladas ou usado para frituras – a exemplo do óleo tradicional, com a vantagem de ser muito mais saudável.

  • 4. Óleo de cártamo emagrece?

    Os benefícios do óleo de cártamo para emagrecer consistem no fato de que ele dá sensação de saciedade por mais tempo. Isso te levará a comer menos e, consequentemente, perder peso.

     

Referências

https://cdn.awsli.com.br/753/753138/arquivos/CartamoSobrePeso.pdf https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/21979/12220 https://www.scielo.br/j/ijcs/a/dDSyHL54qDLzLjy68cY4gHG/?lang=pt&format=pdf https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/7141/6386/106049 https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/download/21979/12220/43913 http://old.scielo.br/pdf/rn/v19n6/10.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas