O que é bulletproof coffee e como ele funciona?

Legenda: 
Bulletproof coffee

Já ouviu falar no bulletproof coffee? Se não, vamos explicar um pouco: bulletproof coffee, ou café à prova de balas traduzindo para o português, é uma bebida que se tornou uma moda há alguns anos, principalmente nos Estados Unidos. O ponto principal é que esse café seria responsável por ajudar a perder peso, dar saciedade ao longo do dia e ajudar a ter energia para fazer exercícios.

Mas será que esse café realmente funciona? Será que ele ajuda mesmo a emagrecer?

E é sobre o bulletproof coffee que vamos falar hoje, como ele é feito e como funciona. E aí? Preparado para tomar uma dose de informação? Aproveita e lê mais alguns textos do Que Bem que Faz terminando esse aqui, garantimos que você vai gostar!

 

Bulletproof coffee: como é feito?

O bulletproof coffee tradicional é feito com café, preferencialmente sem açúcar, manteiga ghee ou qualquer manteiga clarificada e óleo de coco. O intuito é que essa bebida seja a única coisa consumida pela manhã – ou seja, na teoria você não precisaria comer nada junto com ele.

A manteiga ghee é uma manteiga clarificada. Esse tipo de alimento passa por um processo de retirada de boa parte da água e sólidos do leite – como a lactose e a proteína –, ficando em um estado de quase 100% gordura. As manteigas clarificadas são mais ricas em gorduras, calorias e vitaminas A e E em comparação com as manteigas comuns.

Apesar da manteiga clarificada ser mais rica nesses componentes, a diferença não é tão significante. Contudo, ela pode ser uma boa opção para pessoas que não podem consumir a proteína do leite e/ou a lactose.

O óleo de coco, por sua vez, também é rico em gorduras, mas não contém colesterol. Mas lembre-se! O óleo de coco para consumo, o de uso culinário, não é igual ao de uso cosmético. Esses dois tipos de óleo contêm ingredientes diferentes, sendo manipulados em lugares diferentes; por isso, não tente usar óleo de coco cosmético no seu bulletproof coffee!

O café é super conhecido por uma das suas principais características provenientes da cafeína: promover disposição e energia. A cafeína é uma substância capaz de nos deixar mais atentos e acordados, além de estimular nossa atividade metabólica e reduzir o risco de diabetes. Ao estimular nosso metabolismo, a cafeína ajuda na queima de gordura.

Mas se a intenção do bulletproof coffee é emagrecer, por que colocar ingredientes tão gordurosos, como a manteiga e o óleo de coco?

 

Bulletproof coffee: como funciona?

Por ele ser rico em gorduras, provenientes da manteiga e do óleo de coco, o bulletproof seria uma bebida que te saciaria por longos períodos, fazendo com que você diminua seu consumo de alimentos – especialmente os carboidratos, que geralmente comemos de manhã. Já o próprio café teria seu efeito prolongado, pois, ao ser misturado com essas gorduras, liberaria suas propriedades estimulantes aos poucos.

Com um grande período disposto e saciado, você teria condições de praticar exercícios físicos e atividades com maior facilidade e, talvez, por mais tempo. Isso seria um dos fatores decisivos para, supostamente, perder peso.

O bulletproof coffee ainda ajudaria no raciocínio, mais por conta do café que nos ajuda nos estados de alerta e na capacidade de raciocínio. Podendo ser um combustível para o corpo e para a mente.

Mas afinal, o bulletproof coffee é eficiente?

 

Eficiência do bulletproof coffee

Por ser uma bebida gordurosa, o bulletproof coffee consegue saciar a maior parte das pessoas por muito mais tempo, além de ajudar a estimular física e mentalmente para realizar as atividades cotidianas. Por isso, na teoria, ele ajuda a perder peso sim.

É sabido que em cafés da manhã, é mais interessante investir em uma refeição com mais gorduras e proteínas, que dão saciedade por mais tempo ao longo do dia. Exatamente por isso, o bulletproof coffee seria uma boa opção para quem quer consumir gorduras boas e dar um boost logo de manhã.

Mas é preciso se atentar a outro fator: se você tem interesse em incluir essa bebida na sua dieta, é preciso se aliar a outras estratégias nutricionais e a bons hábitos de vida. Só assim será possível uma perda de peso mais saudável e eficiente.

Deixar de se alimentar e apenas tomar o bulletproof coffee de manhã não é muito recomendável; por isso, consulte com um nutricionista se pretende ser adepto dessa bebida. Não inicie a bulletproof coffee sem orientação médica prévia, já que o acompanhamento de especialistas é capaz de rever certos pontos, estudar suas necessidades e recomendar as estratégias nutricionais mais eficazes.


Perguntas frequentes

 

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas