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7 dicas de café da manhã nutritivo

Legenda: 
Café da manhã nutritivo: panquecas

Se você é uma daquelas pessoas que costumam pular o café da manhã, saiba que esse artigo é para você! Ao longo da leitura, descubra a importância de um café da manhã nutritivo e saudável para o seu desempenho ao longo do dia e confira algumas dicas de alimentos que vão dar um up no seu começo de dia.

 

Qual a importância de um café da manhã nutritivo?

O café da manhã, ou desjejum como se dizia, é uma das três refeições mais importantes do dia. Mesmo durante a noite, o corpo não deixa de trabalhar. Para manter nossas funções vitais (respiração, circulação, digestão e etc.) em pleno funcionamento, o corpo consome em média 44 calorias por hora. Isso representa, considerando um sono de oito horas, em média um gasto de 352 calorias por noite de sono. Bastante coisa, né?

É por isso que para repor as energias consumidas durante a noite e garantir disposição para cumprir as atividades do dia a dia, um café da manhã nutritivo é indispensável.

 

O que é um café da manhã nutritivo?

Uma refeição nutritiva, e isso não vale apenas para o café da manhã, é composta por alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas para cada momento da vida. Caprichar na cor e no sabor, incluindo alimentos de origem vegetal e animal – se você é vegetariano ou vegano, existem algumas opções que suprem essa necessidade nutricional – é uma ótima alternativa que vai te garantir uma diversidade de vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e proteínas à sua refeição, tornando o seu café da manhã mais nutritivo.

 

“Não tenho tempo para tomar café da manhã: o que fazer?”

A falta de tempo é uma das piores inimigas de um café da manhã nutritivo. Na correria da rotina diária, perder alguns minutos sentando-se para apreciar um café da manhã relaxante não parece uma opção muito viável. Contudo, especialistas afirmam que pular o café da manhã pode reduzir em até 30% o desempenho nas atividades durante o dia. Então investir em acordar alguns minutos mais cedo para tomar um café da manhã nutritivo pode te proporcionar muito mais ganhos do que perdas. Você começará mais nutrido e com mais disposição para desempenhar as suas atividades. Mas atenção: para acordar mais cedo é preciso que você durma mais cedo, pois a privação de sono pode acarretar tantos problemas quanto a privação de alimentos pela manhã.

Caso perder alguns minutos de sono não seja possível na sua rotina, uma boa opção é adequar o seu cardápio da manhã com alimentos mais rápidos e práticos, assim você não vai perder tempo e ainda vai ter um café da manhã nutritivo, garantindo um dia produtivo.

 

Não sinto fome de manhã: e agora?

Muitas pessoas dizem que não sentem fome pela manhã e por isso acabam pulando essa refeição e indo direto para o almoço. Como já vimos, durante a noite o nosso corpo consome diversas calorias, essa energia faz muita falta para começar bem o dia. Por isso, é indispensável repô-las pela manhã.

Se você não sente fome de manhã, diminuir a quantidade de alimentos consumidos à noite ou optar por comidas mais leves pode te ajudar a amanhecer com mais fome e investir em um café da manhã nutritivo. Evitar aquele lanchinho da madrugada também é uma boa.

 

Opções de café da manhã nutritivo

Após vermos a importância da primeira refeição do dia e algumas dicas de como inserir o café da manhã na sua rotina diária, nós separamos para você algumas opções de café da manhã nutritivo e saudável. Confira!

1. Super vitamina

Para quem não tem muito tempo para preparar o café da manhã, essa vitamina é uma ótima opção de café da manhã nutritivo e rápido. Feita com suco de laranja, pedaços de mamão e leite em pó, além de ser deliciosa, a Super Vitamina é rica em vitamina C, vitamina E, cálcio e fibras.

2. Vitamina da manhã

Feita morango, iogurte, castanha-do-pará e capim-limão, essa vitamina faz uma combinação refrescante de alimentos tipicamente tropicais. Além de terem propriedades antioxidantes, o morango, a castanha-do-pará e o capim-limão são alimentos ricos em vitaminas e minerais benéficos à saúde. Combinados com o iogurte, esses alimentos formam uma vitamina que vai tornar o seu café da manhã nutritivo e saudável.

3. Smoothie de caju

Para começar os dias de calor com o pé direito, esse smoothie feito com cajus in natura, iogurte integral, mel e folhas de manjericão vai trazer muito mais refrescância e nutrição para o seu café da manhã. Rico em vitamina C, antioxidantes, cálcio e minerais, esse smoothie vai te ajudar a começar seu dia com muito mais saúde e energia.

4. Sanduíche natural

Para quem não abre mão de um pãozinho de manhã, esse sanduíche é uma ótima opção. Feito com baguete, espinafre, alface, cenoura, tomate e requeijão light, o sanduíche natural traz uma diversidade de cores e sabores ao seu café da manhã nutritivo, enriquecendo-o de vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e proteína.

5. Salada de fruta cremosa com aveia

Feita com um mix de frutas (banana, manga, laranja e mamão), iogurte e aveia, essa salada vai fazer o seu café da manhã ser mais nutritivo e saudável. Combinada com as frutas, ricas em vitaminas, e com o iogurte, a aveia traz à receita propriedades capazes de auxiliar no funcionamento do sistema digestivo, além de reduzir o colesterol ruim e ajudar a diminuir a pressão arterial.

6. Salada de frutas fenomenais

Com um toque de hortelã, essa salada de frutas vai trazer muito mais cor ao seu café da manhã. Feita a partir de um mix de frutas (mamão, morango, laranja e maçã) regadas com suco de laranja e iogurte integral, a salada de frutas fenomenais é rica em vitamina E, vitamina C, cálcio e fibras que vão te proporcionar um café da manhã nutritivo que vai dar um up no seu dia.

7. Panquecas delícia da manhã

Uma boa pedida de café da manhã nutritivo é essa panqueca feita com farinha de cereal integral e iogurte natural. Ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais, a panqueca delícia da manhã tem uma baixa quantidade de açúcares e sódio. Você pode combiná-la com o que quiser. Uma boa sugestão é comê-la com frutas e mel.

Para saber mais sobre saúde e bem estar, acompanhe o Que Bem Que Faz e nutra-se de conhecimento.


Perguntas frequentes

  • Posso pular o café da manhã?

    Não é recomendado. Quem pula o café da manhã deixa de consumir os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo ao longo do dia, além de favorecer o surgimento de tonturas, náuseas, fraquezas e dificultar a concentração. O ideal é cumprir todas as três refeições do dia, intercalando-as com lanches saudáveis.

  • O pão pode fazer parte de um café da manhã nutritivo?

    Por ser um carboidrato refinado, o pão é absorvido com mais facilidade pelo corpo do que alguns outros alimentos. Essa absorção rápida gera picos de insulina que podem ser acumuladores de gordura. Mas isso não quer dizer que o pão não possa fazer parte de um café da manhã nutritivo, pois o carboidrato e as proteínas presentes no alimento são benéficos à saúde. É preciso somente se atentar à quantidade consumida e às combinações feitas.

  • O que é melhor comer no café da manhã?

    Um café da manhã nutritivo consiste em variedade e qualidade de alimentos. Alimentos como frutas, ovos, aveia e pães integrais são uma ótima pedida. Caprichar na variedade de cores vai te proporcionar uma diversidade de nutrientes que podem aumentar a sua energia para começar o dia.

    Fontes

    https://fanut.ufg.br/n/22879-artigo-a-importancia-do-cafe-da-manha

    http://abran.org.br/2018/06/19/a-importancia-do-cafe-da-manha/

    https://www.livescience.com/60583-breakfast-heart-health.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas