Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Carne vermelha: é saudável ou não é?

Créditos: 
Legenda: 
Carne com aspargos e tomate cereja, no prato branco

A carne vermelha é mocinha ou vilã? Saudável ou não? Essa é uma dúvida comum que sempre surge quando falamos de alimentação saudável. Mas afinal de contas, ela faz bem ou mal? Se por um lado é um alimento rico em proteínas e outros nutrientes, por outro tem gente que não vê com bons olhos o seu consumo, seja por questão de saúde ou até mesmo ética.

Primeiro temos que entender que quando nos referimos apenas ao termo carne, estamos falando de várias opções: existe carne vermelha, branca, processada, entre outras. Se formos para o lado dos cortes então, aí é que não faltam opções. Vamos nos ater mais à questão da carne vermelha; se quiser saber mais sobre frango, clique aqui.

Antes de tudo, vale lembrar que esse texto é apenas informativo e não substitui uma consulta a um especialista.

 

Mas então, carne vermelha pode ou não pode?

Se tem um alimento que provoca discussões, é a carne.

Discussões à parte, é inegável que a carne vermelha é extremamente nutritiva. Ela é cheia de minerais como o ferro, vitaminas como a B12, e muito mais. Isso sem falar na abundância de proteínas: em apenas 100 gramas de carne moída magra, obtemos 26 gramas de proteínas.

As pessoas que não consomem carne costumam ter baixos níveis desses nutrientes, afetando as funções musculares e cerebrais. Nesse caso, é importante buscar um profissional para buscar outras alternativas na alimentação. Se o animal tiver sido alimentado com pasto, esta carne é ainda mais nutritiva, contendo uma boa quantidade de ômega-3 e vitaminas, como as do complexo B (B1, B6, B12…)

 

Relação entre carne vermelha e doenças

Estudos sobre a relação do consumo da carne vermelha com certas doenças não faltam. Vários deles mostraram uma associação entre a ingestão de carne vermelha e um maior risco de doenças cardiovasculares e câncer. Porém, não podemos generalizar: nem todas as carnes têm os mesmos efeitos na saúde. Vai depender da forma como a carne é preparada e ainda da quantidade de gordura presente nela.

Outros estudos mostram que este risco está relacionado a carnes processadas, como salame, salsicha, bacon, entre outras. Quando se observou a carne vermelha não processada, não se obteve tal ligação.

Leia também:

Conclusões

É claro que sempre vai existir quem defenda ou não o consumo de carne, principalmente a vermelha. Aqui não estamos nos atendo a questões éticas e sim sobre a saúde. Portanto, com os estudos feitos até hoje, não podemos atribuir diretamente à carne vermelha certas doenças.

A questão mais importante é como você vai preparar essa carne. Sempre que puder evite frituras. O melhor é usar métodos de cozimento mais suaves e evitar pedaços queimados/carbonizados, já que seu consumo pode estar associado a um risco maior de doenças, como o câncer.

Dicas de carne magra e saudável

A recomendação é comprar cortes das carnes mais magras possíveis. Caso a carne seja um pouco mais gordurosa, não retire a gordura antes de prepará-la, pois isso pode deixá-la mais dura. Cozinhe com a gordura e depois a retire apenas na hora de comer.

Algumas opções de carnes vermelhas magras são: Lagarto, Filé mignon, Coxão duro, Coxão mole, Patinho, Alcatra, Maminha de alcatra e Músculo.

Existe carne magra para churrasco?

A resposta é: sim. Das opções mostradas acima, uma boa opção para quem ama um churrasco, mas não quer entupir as veias de gordura é a alcatra. Uma ótima pedida também, que substitui muito bem a picanha, é a maminha. Vejamos alguns preparos com estes cortes, seja ou não no churrasco.

Mas então, qual é a carne mais saudável?

Ora, todas as carnes têm seu lado nutritivo, como também alguns pontos negativos. Normalmente, estamos acostumados a atrelar apenas às carnes brancas, como peixe e aves, um lado saudável. Mas isto não é totalmente correto: cada tipo de carne pode contribuir de alguma maneira. O mais importante é saber como aproveitar melhor os nutrientes que cada uma tem, de forma equilibrada e sem exageros!.

Qual é uma boa opção de carne moída magra?

Como já dito acima, há algumas opções de carnes vermelhas mais magras que outras. Duas delas são ótimas para moer: patinho e músculo. Essa dupla é uma boa opção para quem deseja uma carne moída menos gorda.

Falando nisso, que tal algumas dicas de como preparar a sua carne moída da melhor forma?

  • Retire a carne moída da geladeira um pouco antes do preparo, pois se estiver muito gelada, soltará mais líquido;
  • Escolha o tamanho da panela de acordo com a quantidade de carne a ser refogada. Panelas muito pequenas, com grande quantidade de carne, acumulam muito líquido;
  • Aqueça a panela,adicione a carne e comece a refogar;
  • Enquanto estiver refogando, não pare de mexer. Coloque o braço para trabalhar;
  • Com o auxílio de um garfo, amasse os gruminhos de carne, para que fiquem soltinhos;
  • Refogue até que esteja sequinho, e só aí tempere. Dependendo do tempero, a carne pode soltar mais líquido.

Gostou dessa dica? Então aprenda aqui como acertar o ponto da carne, como fazer o bife perfeito e como cortar a sua carne.

Viu como é fácil? Agora que já sabemos tudo e mais um pouco sobre as carnes, que tal encher vocês de receitas maravilhosas? Pega o caderninho e vem comigo que garanto que não vou te decepcionar.

1. Almôndegas ao Molho de Tomate
2.Carne Moída com Batatas
3.Bifes de Panela
4.Picadinho Dia a Dia
5.Filé ao Molho Madeira
6.Polenta com Carne Moída
7.Carne de Panela com Grão-de-bico
8.Carne Fria com Vinagrete Verde
9.Picadinho de Forno
10.Kibe de Carne com Aveia


Perguntas frequentes

  • Carne é saudável ou prejudicial à saúde?

    A resposta é: depende. A carne em si não é prejudicial. Há cortes mais magros ou mais gordos. Porém, não podemos deixar de lado a ótima quantidade de nutrientes que a carne pode nos proporcionar.

  • Quais são as melhores carnes vermelhas para dieta?

    Especialistas recomendam comprar cortes das carnes mais magras possíveis. Algumas opções de carnes vermelhas magras são: Lagarto, Filé mignon, Coxão duro, Coxão mole, Patinho, Alcatra, Maminha de alcatra e Músculo.

  • Acém é uma carne magra?

    Não. Este corte é considerado como gordo, assim como: Picanha, Fraldinha, Capa de filé, Filé de costela, Contrafilé, entre outras.

  • Existe carne magra para churrasco?

    Sim. Tanto a maminha quanto a alcatra são duas opções de carnes mais magras que podem substituir a picanha, por exemplo.

  • Qual é a melhor opção de carne moída magra?

    Patinho e músculo podem ser boas escolhas para quem deseja uma carne moída sem muita gordura.

 

Fontes:

healthline.com/nutrition/meat-good-or-bad

healthline.com/nutrition/is-red-meat-bad-for-you-or-good#TOC_TITLE_HDR_3

healthline.com/nutrition/foods/beef#nutrition

healthline.com/nutrition/healthiest-way-to-cook-meat#TOC_TITLE_HDR_8

healthline.com/health/food-nutrition/healthiest-meat#chicken

sonutricao.com.br/conteudo/guia/carnes4.php

receitasnestle.com.br/dica/2018/08/03/como-preparar-carne-moida-para-as-suas-receitas

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas