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Ceia fit: 14 opções de ceia fit para dormir como um bebê

Legenda: 
Ceia fit

Como qualquer refeição, a ceia fit deve ser, antes de tudo, saudável! Assim, o primeiro passo para montar sua ceia fit é priorizar alimentos naturais, como verduras, peixes, oleaginosas e frutas.

A alimentação fit em si é, geralmente, adotada por pessoas que buscam ganhar massa muscular e controlar o peso, por isso ela é rica em proteínas e carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Mas, além de seguir uma dieta fit, você também deve praticar exercícios físicos, de acordo com as recomendações médicas, para gastar toda essa energia extra obtida pela alimentação fit.

Além de alimentos ricos em carboidratos e proteínas, a ceia fit também deve conter ingredientes que melhoram o sono, como fontes naturais de magnésio, cálcio e triptofano, um aminoácido ligado à produção de serotonina e melatonina, hormônios fundamentais para uma boa noite de sono.

Neste artigo, descubra 14 alimentos deliciosos para sua ceia fit que melhoram sua alimentação e seu precioso sono.

 

Opções de ceia fit

Por mais que preparar uma ceia fit todos os dias pareça difícil, o segredo é escolher os ingredientes certos, como estas opções abaixo:

Ceia fit com peixe

Os peixes são ótimas fontes de proteínas, que, como visto anteriormente, devem estar presentes em refeições fit. Além disso, esses alimentos também são ricos em ômega-3 e vitamina D, nutrientes que podem aumentar a produção de serotonina e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono. Assim, você pode preparar um sanduíche natural com peixe para uma ceia fit e saborosa, como o Sanduíche de Atum e Ervas Molico.

Ceia fit com peru

A carne de peru é uma das melhores fontes de triptofano do Reino Animal, aquele aminoácido que induz a produção de melatonina e serotonina, melhorando a qualidade do sono. Para fazer uma ceia fit e saudável com peru, utilize a carne fresca, em vez do tradicional peito de peru embutido.

Ceia fit com batata-doce

A batata-doce é uma boa fonte de carboidratos e fibras, sendo uma opção saudável para qualquer refeição fit, mas ela é especialmente indicada para refeições noturnas porque possui vitamina B6, um nutriente envolvido na produção de melatonina.

Opções de ceia fit com batata-doce

Ceia fit com espinafre

Além de te deixar forte como o Popeye, o espinafre também é um ótimo aliado para ter noites de sono tranquilas, uma vez que é rico em triptofano, folato, magnésio, vitamina B6, vitamina C e glutamina, compostos que contribuem para um sono profundo.

Opções de ceia fit com espinafre

Ceia fit com leite desnatado

Como o leite e seus derivados possuem triptofano, carboidratos e cálcio, eles são opções deliciosas e práticas para uma ceia fit. Então, como sempre, as mães estavam certas: o clássico copo de leite quentinho antes de dormir realmente nos deixa mais relaxados e tranquilos. Mas prefira as versões desnatadas dos laticínios, uma vez que alimentos gordurosos podem ter o efeito inverso e prejudicar o seu sono.

Ceia fit com iogurte desnatado

Outro laticínio interessante para a ceia fit é o iogurte desnatado, que é versátil, saboroso e ainda possui triptofano, garantindo uma boa noite de sono.

Opções de ceia fit com iogurte desnatado

Ceia fit com queijo cottage

O queijo cottage é rico tanto em caseína, uma proteína do leite que mantém a fome afastada durante a noite inteira, quanto em triptofano. Por isso, prepare uma receita com queijo cottage para sua ceia fit e descanse suas merecidas horas de sono.

Ceia fit com aveia

A aveia é um alimento super nutritivo que pode fazer parte das mais variadas dietas, de acordo com as recomendações médicas. Além de ser rica em carboidratos e fibras, ela é uma fonte natural de melatonina, que, como visto anteriormente, é um dos hormônios que regula o sono. Combine-a com ingredientes saudáveis para montar uma ceia fit nutritiva e dormir como um bebê.

Opções de ceia fit com aveia

Ceia fit com amêndoas

As amêndoas são ótimas fontes de diversos nutrientes relacionados ao sono, como magnésio e cálcio, que ajudam a relaxar os músculos. Além disso, elas estimulam a produção de melatonina pelo corpo, hormônio que, como você já sabe, é fundamental para ter uma boa noite de sono.

Opções de ceia fit com amêndoas

Ceia fit com nozes

As oleaginosas em geral são ricas em diversos compostos importantes para a saúde, como vitaminas, minerais e gorduras boas. As nozes, por exemplo, contêm cálcio, magnésio, fósforo, cobre, manganês, ômega-3 e até melatonina. Por esse motivo, adicionar nozes às suas receitas fit, como ao Creme de Abacate, Banana e Iogurte Grego, é uma ótima ideia.

Ceia fit com kiwi

Por mais que as frutas cítricas não sejam indicadas para uma ceia fit, uma vez que podem atrasar a digestão e prejudicar o sono, o kiwi é liberado para essa hora do dia pois contém diversas vitaminas e hormônios que melhoram o sono, como vitamina C, folato, antioxidantes e a conhecida serotonina.

Opções de ceia fit com kiwi

Ceia fit com cereja

As cerejas são uma das melhores fontes de melatonina que existem, sendo perfeitas para refeições noturnas. Além disso, elas são alternativas saudáveis para matar a vontade de um docinho no fim da noite, uma vez que possuem vitamina C, antioxidantes, fibras e outros nutrientes.

Ceia fit com banana

Deliciosas e baratas, as bananas oferecem diversos benefícios para a saúde, podendo ser consumidas em qualquer hora do dia. Essas frutas são especialmente indicadas para refeições noturnas por causa das suas altas quantidades de magnésio, potássio, carboidratos e triptofano, uma combinação que vai fazer você dormir profundamente a noite inteira.

Opções de ceia fit com banana

Ceia fit com abacate

Com gorduras boas, magnésio e potássio, o abacate é um alimento completo que pode protagonizar diversas refeições, desde um café da manhã nutritivo até uma ceia fit saborosa.

Opções de ceia fit com abacate

No site Que bem que faz, você encontra mais artigos completos com opções fit para todas refeições do dia, como:


Perguntas frequentes

  • O que posso comer em uma ceia fit?

    A ceia fit deve ser preparada com alimentos ricos em proteínas, carboidratos e compostos que melhoram a qualidade do sono, como triptofano, cálcio, magnésio, serotonina e melatonina. Assim, você pode fazer receitas com peixes, espinafre, batata-doce, laticínios desnatados, banana, kiwi, abacate, nozes, amêndoas e muito mais.

  • Como fazer uma ceia fit sem carnes?

    Para preparar uma ceia fit vegetariana, você pode usar laticínios desnatados, oleaginosas, verduras e frutas, tais como queijo cottage, iogurte desnatado, nozes, amêndoas, espinafre, banana, kiwi e abacate.

     

Fontes

https://www.eatthis.com/foods-that-affect-sleep/ https://www.headspace.com/sleep/best-worst-foods-before-bed https://www.healthline.com/nutrition/9-foods-to-help-you-sleep https://www.healthline.com/health/food-nutrition/protein-before-bed https://www.saatva.com/blog/best-snacks-before-bed/ https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/jantar-fit https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/almoco-fit https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/alimentos-fit

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas