Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Passo a passo para ter uma ceia saudável e deliciosa

Legenda: 
Ceia saudável: ceviche

A noite mais feliz do ano chegou. A família reunida, a criançada correndo pela casa, a árvore colorida na sala e, na cozinha, pratos caprichados para uma ceia saudável. Sim, isso mesmo! Dá para fazer uma ceia de Natal saudável, para todo mundo comer bem sem culpa.

Se você quiser saber como, é só vir com a gente e conhecer as nossas ideias de ceia saudável, desde os petiscos até as sobremesas.

 

Petiscos para uma ceia saudável

Antes de servir o prato principal, entre uma conversa e outra, uma risada e outra, é sempre bom um petisco para ir alegrando também o estômago. Para manter o padrão de ceia saudável, é bom dar preferência a algumas comidas e evitar outras (mas não precisa cortar nada ;-).

O pastelzinho frito, o bolinho de bacalhau, a mandioca e a batata frita acompanhados com ótimos molhos até podem estar presentes, afinal é noite de festa. Mas experimente colocar no lugar dessas guloseimas petiscos doce de sementes de abóbora, noz pecã e frutas secas. É uma opção deliciosa e uma receita de Natal saudável bem diferente que vai agradar muito.

Outro exemplo de aperitivo com poucas calorias para a ceia saudável é o petisco com Nesfit e especiarias. É fácil e rápido de preparar e fica incrível com a união dos sabores do amendoim torrado, castanha-do-pará, sementes de girassol e cereal matinal sem adição de açúcares, ingredientes super saudáveis e gostosos.

E para quem não dispensa um bom queijo e acha que ele sempre deve estar entre as dicas de ceia saudável, a sugestão é servir um petisco de azeitonas, queijo, tomate, azeite e ervas. Essa é uma boa escolha para substituir aquele bandejão de frios que acaba ficando rico em calorias.

 

Entradas para comer sem arrependimentos

As entradas já são por natureza pratos mais leves como saladas, sopas ou cremes. Só que às vezes os ingredientes são bem carregados nas gorduras e massas, como é o caso das receitas preparadas com bacon, massa folhada e molhos. O que não é nenhum pecado, especialmente no Natal. Mas variar faz parte de uma ceia saudável.

Aqui sugerimos uma receita de torradinhas com peito de peru, melão e rúcula divina que vai dar ainda mais brilho à ceia da noite saudável. A dica é usar pão de milho e, se for servir com requeijão, escolha a opção light. Vai ficar gostoso do mesmo jeitinho.

As saladas são perfeitas para servir de entrada na ceia saudável, sobretudo com um molho leve, já que dezembro é um mês de calor. É o caso da salada tropical. Feita com abacaxi, peito de peru e alface, o molho dela é preparado com iogurte natural.

Quem quer evitar massa preparada com farinha de trigo, pode trocar tortas e quiches por um ceviche de salmão com disquinhos de tapioca. Prepare com abacate, cebola-roxa, gengibre e leite de coco e desfrute de uma receita de Natal saudável super saborosa.

 

Prato principal com trocas bem saudáveis

Quando vem o prato principal é que chegou o melhor momento. Aquele que a mesa fica bem recheado com os mais variados itens. É arroz, farofa, salpicão, tender, peru, chester, tortas salgadas e por aí vai a lista da ceia de Natal.

Como manter a lógica da ceia saudável? Conservando todas essas ideias na mesa. Sim, todas elas continuam convidadíssimas para a festa, bastando para isso apenas trocar alguns ingredientes.

O arroz, por exemplo, pode ser integral em vez de branco. Uma boa receita de arroz integral com castanhas e toque de galinha vai, com certeza, conquistar todos os convidados, até os mais exigentes.

O pernil é outro prato tradicional que cabe muito bem numa ceia da noite saudável, já que é uma carne magra e rica em nutrientes. E esta receita de pernil aromático vai fazer sucesso.

O peru ou o chester são carnes brancas muito nutritivas e magras, por isso elas nem precisam sair do evento mais familiar do ano, porque já fazem parte das receitas de natal saudáveis. O cuidado está mesmo nos acompanhamentos e molhos – que não são vilões, desde que consumidos com moderação. Do peru clássico ao chester com farofa de maçã, a estrela da festa está garantida.

O salpicão também não pode faltar na ceia de Natal tradicional e saudável. Uma boa pedida são aquelas receitas preparadas com iogurte natural. E nem todos os preparos precisam ser com frango, que já vai estar na mesa. Que tal fazer um salpicão de atum, repolho e iogurte para ter uma receita de Natal saudável?

 

Que tal frutas na sobremesa?

A hora da sobremesa também é muito esperada na ceia de Natal. E, claro, tem que ter o pavê, do contrário, como o tio vai fazer aquela velha piadinha já conhecida de todos. Mas, como já dissemos, variar é bom, deixa a sua ceia saudável mais diversificada.

Uma mesa com frutas, por exemplo, além de elevar o nível da ceia da noite saudável, ainda dá cor e beleza e vira até uma decoração para o evento. As frutas tropicais são perfeitas para a ocasião. A melancia e o melão ficam extremamente elegantes com cortes transversais. Os cachos de uva verde e roxa fazem uma mistura ótima. Abacaxi, ameixa, damascos e morangos deixam tudo mais bonito, colorido e leve.

E se você quiser uns docinhos mais leves para a sua ceia saudável? Não tem problema! Nesse caso, um creminho de manga e damasco cai muito bem. E se quiser uma taça com frutas e creme, basta substituir o creme de leite tradicional pelo light. Outra boa dica é servir taça cítrica de iogurte, uma receita de natal saudável deliciosa. Para fechar, um mousse de morango em nada vai atrapalhar a ceia da noite saudável, porque também conta com um forte aliado que é o leite condensado light.

Viu como pode ser fácil garantir uma ceia saudável? Nosso último conselho é apenas esse: não espere chegar a festa para ter que voltar no tempo e conhecer todos os segredos de uma ceia da noite saudável. Aproveite as dicas agora e já prepare todo o cardápio!


Perguntas frequentes

  • 1. O que comer de petiscos na ceia saudável?

    O momento em que a festa começa pode ter oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes. As frutas secas e os cereais também são ótimas dicas de ceia saudável.

  • 2. Quais carnes preparar para uma ceia da noite saudável?

    O peru, chester e pernil não precisam deixar a festa. Essas carnes são consideradas magras e deixam a ceia saudável tranquila. Só tome cuidado com os molhos, opte por aqueles que têm ingredientes menos calóricos.

  • 3. O que servir de sobremesa na ceia saudável?

    As frutas tropicais são as melhores opções para o momento da sobremesa na ceia saudável. Mas, para quem não resiste a um bom doce, basta substituir produtos mais calóricos pelos lights e diet.

    Fontes

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

    https://www.scielo.br/j/physis/a/6B76fhKJmj8WW3JwznSVN9z/?format=pdf&lang=pt

    https://www.nutritime.com.br/site/wp-content/uploads/2020/02/Artigo-349.pdf

    https://www.scielo.br/j/bjft/a/CqWjzDHSq5hkV7RDGXLxNdg/?format=pdf&lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas