Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá antioxidante: quais são e para que servem?

Legenda: 
Chá antioxidante

Os antioxidantes são importantes para o nosso organismo – pois combatem os radicais livres, que em grandes quantidades causam o estresse oxidativo. Os radicais livres ainda estão relacionados com doenças como diabetes e problemas cardíacos.

Para saber mais sobre os antioxidantes e como eles funcionam, leia o artigo Antioxidantes: o que são e onde podemos encontrá-los.

Algumas ervas e condimentos apresentam propriedades antioxidantes que podem ajudar muito o nosso sistema imunológico (o sistema de defesa do nosso corpo). Esses componentes podem se tornar chás antioxidantes, que ajudam no controle dos radicais livres e prevenir doenças.

Certo, mas quais são os chás antioxidantes?

 

Chás antioxidantes

Chá verde

O chá verde é um dos chás antioxidantes mais eficientes. Ele é feito a partir da Camellia sinensis e é muito utilizado na cultura asiática. Além de ser ótimo contra radicais livres, o chá verde é também um bom chá para dar energia, já que tem cafeína na sua composição composição.

Chá preto

O chá preto também é feito a partir das folhas de Camellia sinensis, mas, diferente do chá verde, as folhas são fermentadas. O efeito é um pouco mais fraco que o do chá verde, mas o chá preto ainda é um bom chá antioxidante.

Chá de canela

A canela é um condimento com propriedades antioxidantes que pode fazer parte de chás, sejam eles apenas de canela ou com outros condimentos, ervas ou frutas. O chá mais conhecido é o chá de maçã com canela, já que a maçã também tem propriedades antioxidantes leves.

Chá de cravo

O cravo também é uma especiaria com propriedades antioxidantes – inclusive, o chá de cravo e canela é uma combinação bem comum. O cravo, além de possuir propriedades antioxidantes, é anti-inflamatório e atua no combate a dores.

Chá de louro

O louro é um condimento comumente utilizado em pratos salgados, mas ele também pode se tornar um ótimo chá antioxidante. O louro tem uma eficiência levemente inferior ao cravo e à canela, mas ainda está entre os condimentos mais eficazes contra os radicais livres.

Chá de orégano

O orégano também é um condimento comumente usado como tempero na culinária, mas pode ser um bom chá antioxidante por conta de suas propriedades. Esse condimento é eficaz contra agentes externos presentes na comida, por sua propriedade antimicrobiana.

Chá de boldo

O chá de boldo é muito conhecido, pois já é uma tradição entre muitas mães brasileiras prepararem a infusão com a folha quando o filho está com dores de barriga. Mas o boldo não é bom apenas contra a má digestão: ele também é eficiente contra os radicais livres, por causa de suas propriedades antioxidantes moderadas – o que o faz dele um bom chá antioxidante.

Chá de gengibre

O gengibre é conhecido como um condimento que previne inflamações, e é potente contra dores de garganta. Contudo, ele também apresenta propriedades antioxidantes que podem ser muito úteis.

O chá de gengibre pode ser combinado com a canela e com a maçã, resultando num chá mais saboroso.

Chá de romã

A romã é uma fruta muito conhecida por conta das tradições de final de ano e pela forma diferente com que deve ser consumida. Por incrível que pareça, a casca dessa fruta pode se tornar um chá antioxidante, além de ser antimicrobiana e anti-inflamatória.

Chá de hibisco

O hibisco é muito conhecido por sua cor avermelhada característica e seu sabor “azedinho”. Essa flor pode se tornar um ótimo chá antioxidante, além de ter propriedades que facilitam a digestão e a funcionalidade intestinal.

Se quiser mais dicas de saúde e alimentação, explore o Que Bem que Faz e leia outros artigos interessantes.


Perguntas frequentes

  • Qual a função do chá antioxidante?

    Os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo doenças e o envelhecimento da pele. Por isso, os chás antioxidantes podem trazer muitos benefícios e prevenir uma série de doenças, garantindo um bom funcionamento do corpo.

  • E o matcha?

    O matcha é o chá verde em pó, então tomar um chá feito com as folhas ou feito com o pó de matcha tem o mesmo efeito.

    https://www.scielo.br/j/rbfar/a/cTZZv73cbMXtTsFLNgSXQHz/?lang=pt#ModalTabletab01

    https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/27237

    http://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/842/1/TRABALHO%20DE%20CONCLUS%c3%83O%20DE%20CURSO%20%28TCC%29.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas