Legenda: Chá Branco

Se você curte chá preto e, mais ainda, se curte chá verde, são grandes as chances de você se apaixonar pelo chá branco. Os três são meio que parentes, porque vêm da mesma planta, mas o chá branco é o membro mais novo da família, o que não o impede de ganhar mais e mais fãs pelo mundo e, também, pelo Brasil.

Agora, essa popularidade toda não é só pelo fato de ele ser novidade. Ele tem um sabor bem mais delicado que o do chá verde (ou seja: adeus, gosto amargo na boca), mas faz tão bem para a saúde quanto ele. Na verdade, em alguns pontos, talvez faça até mais bem. Ele é poderoso no combate ao inchaço, acelera o metabolismo e, consequentemente, auxilia na queima do estoque de gordura e protege o coração.

Para conhecer mais sobre as propriedades do chá branco, como preparar a bebida e incluí-la na sua rotina é só continuar lendo esse artigo porque vamos te deixar por dentro de todos os detalhes.

Diferença entre chá branco e chá verde

Como a gente falou, os dois chás vêm da mesma planta. A diferença é o momento em que as folhas são colhidas. A folha do chá verde é colhida mais madura, quando a cor delas já é bem verde (daí o nome). Já a colheita do chá branco acontece muito antes, quando as flores ainda nem desabrocharam, e as folhas são novas e possuem uma espécie de “penugem” esbranquiçada – e por isso, o nome do chá.

Certo, mas qual é a vantagem de colher as folhas tão cedo? Muitas. Folhas mais escuras são folhas que oxidaram, isto quer dizer que as substâncias químicas dentro delas foram reagindo com o oxigênio do ar e virando outra coisa. Como o chá branco quase não passa por esse processo, ele pode concentrar doses até 40% maiores de polifenóis quando comparado ao chá verde. E esses polifenóis fazem bem para a gente. Elas são antioxidantes – isto é, elas evitam que as nossas células passem pela tal da oxidação, o que no nosso caso não é legal – e termogênicas, isto é, nosso corpo precisa queimar mais calorias para processar, o que ajuda a dar a famosa “desinchada”.

Os benefícios do chá branco

Pelo que a gente já viu até aqui, já dá para ter uma ideia dos benefícios do chá branco. São os mesmos dos outros chás, mas turbinados. Vamos fazer uma lista:

  1. Melhora o sistema imunológico
    A bebida ajuda a fortalecer a imunidade do corpo por conta das substâncias antioxidantes de que já falamos por aqui: os polifenóis. Eles impedem que os radicais livres – que são como que os restos dos processos químicos do corpo – grudem nas nossas células defensivas, o que as deixa o nosso sistema imune mais forte. Além disso, há estudos que indicam que outra substância presente no chá, a teanina, pode ajudar o corpo produzir compostos que para combater germes e outras coisas que podem causar infecções.
  2. Previne o envelhecimento da pele
    Os tais radicais livres são também responsáveis pelo envelhecimento precoce da nossa pele, ao se pendurarem nas células dela. Mas, de novo, os antioxidantes do chá branco entram em ação para impedi-los.
  3. Ajuda a emagrecer
    Sim, esse chá ajuda no emagrecimento! Por conta das propriedades termogênicas que já comentamos, o chá branco acelera o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, auxilia na perda de peso. E tem mais: a bebida está associada à redução da absorção da gordura proveniente dos alimentos que ingerimos.

O chá branco também pode ajudar na diminuição do colesterol ruim e na prevenção de doenças do coração. Isso porque ele reduz os níveis de colesterol ruim no sangue. Ele ainda possui na sua composição vitaminas B, C e K. Estão na lista também o potássio e o ácido fólico. Nada mal, não é?

Como fazer o chá branco

A sua preparação é muito parecida com a do chá verde. Por isso, é necessário prestar atenção na procedência do chá branco que você vai escolher – as opções a granel são as melhores – e no tempo de fervura da água.

  1. Para uma xícara de chá de água, utilize duas colheres de chá da erva.
  2. Aqueça a água até que apareçam as primeiras bolhas. O ideal é que ela não entre em estado de ebulição. Desligue o fogo.
  3. Despeje a água quente na xícara e aguarde entre 3 e 5 minutos, até que a infusão aconteça por completo.
  4. É só servir! Aproveite o seu chá branco.

E lembre-se: o recomendado é ingerir de duas a quatro xícaras da bebida por dia, no máximo.

O que combina com chá branco

Está pensando em dar uma incrementada no seu chá? Aqui vão duas sugestões fáceis para dar um toque especial ao chá branco que você preparou:

  • Mel: o ideal é evitar o uso de açúcar para adoçar o chá, mas um toque de mel é uma opção mais natural e – como já falamos por aqui ajuda na dor de garganta – e vai dar um gostinho especial à preparação.
  • Canela: ferva a canela em pau junto com a água para potencializar o efeito termogênico. Para os fãs da especiaria, essa é a combinação ideal!
  • Chá branco tem contraindicações?

    Assim como os outros chás, o consumo exagerado de chá branco pode ser prejudicial. Como a bebida contém cafeína, o uso em excesso pode gerar insônia.

    É recomendado também que mulheres grávidas ou em fase de amamentação evitem o chá branco, assim como pessoas diabéticas, hipertensas e com úlceras gástricas. Degusta essa bebida maravilhosa, mas sem exageros, tá bom?

     

    Perguntas Frequentes

    Chá branco tira o sono?
    Ele pode interferir no sono, pois contém cafeína, ainda que bem menos do que os outros chás. Por isso, recomenda-se não exagerar muito nele à noite nem tomar um pouco antes de ir dormir.

    Para que serve o chá branco?
    Os benefícios são potentes e variados. O chá branco melhora o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce da pele e também auxilia na prevenção de doenças do coração. Além de auxiliar no processo de emagrecimento.

    Chá branco emagrece?
    As suas propriedades termogênicas aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso e também na queima de calorias.

    Quais as contraindicações do chá branco?
    Grávidas, lactantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com úlceras gástricas e insônia devem evitar o consumo do chá.

    Posso tomar o chá branco gelado?
    Se você quer tomar o chá branco com a intenção de que ele tenha ação medicinal, é melhor saboreá-lo quentinho.

     

     

    Fontes:

    https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/Cha-branco.pdf

    https://www.healthline.com/nutrition/white-tea-benefits

    https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2019/dec…

    https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/tea-a-cup-of-good-health

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.