Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Uma xícara de chá de amora com uma folha de hortelã em cima e ao lado, um recipiente de vidro cheio de amoras.

Chá de amora: benefícios e como preparar

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Muito se sabe das vantagens de tomar chá - seja quente ou frio, eles são preparados para ajudar com gripes, prevenir doenças ou só porque são deliciosos e fáceis de fazer. Dentre eles, um que vem se popularizando cada vez mais devido aos seus benefícios, é o chá de amora

Se você encontrar um pé de amora carregado por aí, aproveite as frutas, mas também saiba que suas folhas são garantia de um chá nutritivo. A verdade é que a amoreira pode ser utilizada por completo, desde as amoras, as folhas, até suas flores e raízes. 

Os chás são considerados medicinas naturais há séculos e, geralmente, são receitas passadas de geração para geração, sem deixar pistas de quem foi o primeiro a infusionar frutas, ervas e folhas para cuidar da saúde. E, apesar de naturais, ainda é importante se consultar com especialistas e profissionais antes de incluí-los na sua alimentação, ok?

Pensando em espalhar a palavra do chá de amora, a QBemQFaz listou seus principais benefícios, recomendações e ainda trouxe uma receita simples de como fazer chá de amora em casa! Vamos lá?

 

Quais são os benefícios do chá de amora?

A fruta apresenta um alto nível de antocianinas, sendo muito indicada por suas atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além disso, ela é uma das mais utilizadas para ajudar no fortalecimento da imunidade. Vejamos esses e mais alguns dos benefícios do chá de amora. 

Anti-inflamatório e Antioxidante

As amoras - e frutas vermelhas em geral - possuem uma grande quantidade de flavonoides, mais especificamente as antocianinas. As antocianinas são responsáveis pela coloração natural de alguns vegetais e frutas, e apresentam grandes benefícios para a saúde. 

Elas têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimutagênicas, reduzindo a frequência de mutação das células do corpo, que podem se transformar em células cancerígenas. 

Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como o chá de amora, são ótimos para otimizar o funcionamento do organismo e evitar a degeneração das células, combatendo o envelhecimento precoce. 

Melhorias no sistema imunológico

As amoras são ricas em vitaminas C e E, nutrientes bem importantes para o bom funcionamento da imunidade, ajudando a prevenir, por exemplo, gripes e resfriados.

Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas de amora contém 35% da recomendação diária de vitamina C para adultos saudáveis. E como as pessoas não têm a capacidade de produzir a própria vitamina C, é fundamental incluí-la na alimentação.

Fonte de fibras

As fibras são importantes para ajudar na regulação do nível de açúcar no sangue, fator fundamental para a prevenção do diabetes, além de poder ajudar a controlar o colesterol em níveis saudáveis. 

Além disso, as fibras auxiliam no sistema digestivo, sendo ótimas aliadas para o bom funcionamento do intestino, além de colaborar para uma flora intestinal equilibrada, o que reflete até em uma melhor imunidade!

Prevenção de doenças crônicas

Por sua alta concentração de antocianinas, o chá de amora pode ser uma ótima opção de bebida nutritiva para alimentação. As antocianinas são grandes aliadas na prevenção e retardamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, câncer  e neurodegenerativas.

Como fazer chá de amora?

Com tantos benefícios, a vontade de tomar chá de amora deve ter aumentado, não é mesmo? 

Para facilitar a sua vida, o QBemQFaz trouxe uma receita de como fazer chá de amora! Vamos lá!

Chá de folha de amora

Ingredientes:

250 ml de água filtrada;

2 colheres (sopa) de folha de amora;

Passo a passo:

  1. Leve um recipiente, como uma leiteira, ao fogo alto, adicione a água e esquente até que se formem bolhas, mas não deixe chegar ao ponto de fervura;
  2. Desligue o fogo, acrescente as folhas de amora e mexa bem;
  3. Tampe a leiteira e deixe em infusão por 5 minutos;
  4. Coe o líquido com a ajuda de uma peneira e está pronto! 

Uma deliciosa bebida para ser servida quente ou gelada, como preferir! 

Efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de natural, o chá de amora, assim como outros tipos de chás, pode causar interferências na absorção de remédios e até mesmo em pessoas com algum problema de saúde..

Portanto, é recomendado que pessoas que fazem uso de medicamentos, ou que possuam alguma condição específica de saúde, como gestantes, procurem um médico ou nutricionista antes de consumir o chá

Recomendações gerais

Para o preparo do chá de amora, você pode incluir outras folhas e frutas, como camomila, chá verde e especiarias. Além de diversificar nos sabores, outros nutrientes e vitaminas acabam sendo incrementadas na bebidas. 

Também é possível aproveitar a fruta in natura ou congelada para criar sobremesas com amora, recebendo todos os benefícios. Sorvetes, sucos e uma salada de frutas são ótimas opções para incluir essa pequena e saborosa fruta na alimentação.

Uma receita deliciosa incluindo amora é a Panna Cotta com Calda de Amora. Perfeita para surpreender seus convidados com uma sobremesa diferente e saborosa!

Se quiser praticidade, sempre que colher ou comprar amoras, congele para prolongar sua durabilidade. Coloque-a dentro de sacos plásticos ou tampas herméticas e leve-a para o congelador por até 12 meses. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o chá de amora e seus benefícios? Se você  ficou em dúvida sobre algum benefício da amora ou de que forma pode incluí-la no seu dia a dia, no QBemQFaz você ainda tem acesso a um espaço para tirar dúvidas com nossos nutricionistas direto pelo Chat Nutri!

Aproveite e acompanhe nossos artigos diários com dicas e informações para uma vida mais equilibrada! 

 


Perguntas frequentes: 

Quais são os benefícios do chá de amora? 

O chá de amora possui nutrientes como fibras e compostos como as antocianinas, que possuem muitos benefícios para a saúde, como ajudar no bom funcionamento do intestino, contribuir para as defesas do corpo além de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e muito mais!

Pode tomar chá de amora todos os dias? 

A orientação geral é sempre procurar um médico ou especialista em nutrição antes de incluir o consumo dessa bebida na dieta de forma recorrente.

 

Referências

What are the benefits of blackberries? Healthline, 2018

Antioxidant capacities and antioxidants of strawberry, blackberry and raspberry leaves. University of Jyvaskyla, 2011

Amora-silvestre. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU-CCS, 2019

de Lazzari, C. A. Chá de amora para ver se melhora. UNESP

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.