Legenda: Chá de Cavalinha

Quem não gosta de saborear um cházinho quente? Além de acalmar, a bebida pode trazer benefícios para a saúde. E você já tomou chá de cavalinha? Não é uma das plantas mais conhecidas, mas também tem suas propriedades que beneficiam o corpo. Por exemplo, o efeito diurético e o fato de ser fonte de silício - mineral importante para os ossos.

Mas, além desses benefícios, para que serve chá de cavalinha? Essa erva tem outras ações que auxiliam a manter uma boa saúde, por isso, vale a pena ter essa opção na despensa.

 

Chá de cavalinha: o que é cavalinha?

Por que esse nome: chá de cavalinha? Simplesmente, porque o caule da planta se parece com a cauda de um cavalo. Outros nomes populares são Cola-de-Cavalo, Cavalinha-dos-Campos e Cauda-de-Cavalo. Com uma aparência semelhante à do bambu, a cavalinha é muito encontrada na Europa, Oriente Médio e algumas regiões da América.

Legenda: Cavalinha

Chá de cavalinha: para que serve?

É comum as pessoas começarem a tomar chá por causa dos efeitos benéficos para a saúde. E a primeira pergunta que vem é sobre as propriedades da planta. A cavalinha é uma erva medicinal muito procurada por causa de sua ação diurética, ou seja, basicamente por nos ajudar a fazer muuuito xixi (rs) e, por isso, é grande aliada no combate à retenção de líquidos.  Além disso, ela também é fonte de silício - um mineral importante na formação dos tecidos-, e possui ainda vários benefícios que vão além desses mencionados:

 

  • Ossos fortes: o silício é essencial na formação dos tecidos do corpo, como ossos e músculos, ajudando a manter densidade óssea e muscular.  Contribuir também para o crescimento das unhas;

  • Bom pra pele e pro cabelo: por auxiliar na condução e absorção de colágeno, o silício beneficia a saúde da pele e dos cabelos;

  • Desinchar o corpo: o efeito de diurético natural ajuda no combate à retenção de líquido, que é importante para eliminar as toxinas do organismo;

  • Prevenção do envelhecimento: a cavalinha tem propriedade antioxidante, contribuindo para proteger as células dos efeitos oxidativos - quando há produção de radicais livres em excesso, podendo danificar estruturas celulares.

 

*Lembre-se de que nenhum chá deve substituir umo tratamento convencional. É importante sempre consultar um médico e um especialista.

Cá entre nós, compensa ter um potinho com cavalinha em casa, para variar as opções de chás. E quer saber como preparar o chá de cavalinha?. É o que veremos na próxima seção.

 

Como fazer chá de cavalinha

Diferente de muitas plantas medicinais, para fazer o chá usamos o talo seco da cavalinha, e não as folhas. Dica de armazenamento: quando você comprar qualquer erva para fazer chá, tire da embalagem e guarde num recipiente de vidro, feche bem e identifique com um post-it. Isso ajuda a conservar mais as propriedades da planta medicinal.

 

Agora, veja como fazer chá de cavalinha, na verdade é igual a fazer qualquer outro chá:

  1. Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver;

  2. Acrescente 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha; mexa bem;

  3. Tampe a caneca e deixe de molho por 5 minutos;

  4. Coe numa xícara;

  5. O chá de cavalinha está pronto!

 

Se você quiser, pode acrescentar outras ervas, especiarias e ingredientes para dar aquele toque especial e potencializar as propriedades do chá. Use a sua intuição e capriche!

 

Chá de cavalinha: contraindicação

Recomenda-se beber até três xícaras (chá) de chá de cavalinha por dia. Isso porque o consumo em excesso, por períodos prolongados, pode causar inflamação e lesão no fígado; lesões no sistema urinário e dor de cabeça. 

Por isso, principalmente para quem faz uso de medicamentos diuréticos, não é aconselhável beber chá de cavalinha em grandes quantidades. 

Também não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças.

 

Perguntas Frequentes

Para que serve o chá de cavalinha?

O chá de cavalinha tem propriedade diurética, ajudando no combate à retenção de líquidos, a desintoxicar e desinchar o corpo. É fonte de silício, mineral essencial para fortalecimento de ossos e músculos.

Como fazer o chá de cavalinha para emagrecer?

Por ter efeito diurético, o chá de cavalinha estimula a excreção de líquidos, ajudando a desinchar o corpo. O modo de preparo é simples: aquecer 200 ml de água; acrescentar 1 colher de sopa de cavalinha; ficar em infusão por 5 minutos; e coar.

Quais os efeitos colaterais do chá de cavalinha?

O consumo excessivo de chá de cavalinho num período prolongado pode causar lesões no fígado e no sistema urinário, e dores de cabeça.

Quem não pode tomar chá de cavalinha?

Não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças. Além de pessoas que usam medicamentos diuréticos. Sempre consulte um médico e um especialista.

 

 

Fonte:

How to Make Horsetail Tea | Organic Facts

Horsetail: Benefits, Uses, and Side Effects (healthline.com)

Silício – O que é, Benefícios e Deficiências | Cura Natural (naturalcura.com.br)

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.