Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 chás para desinchar as pernas que vão mostrar o poder das plantas

Legenda: 
Chás para desinchar as pernas

Já ouviu a expressão "caminhar com as próprias pernas"? Se sim, você sabe que ela significa ser independente, tomar as próprias decisões, definir os rumos da própria vida. Agora, se é para entender a frase no seu sentido literal – ou seja, “ao pé da letra” –, é melhor que as pernas estejam saudáveis e sem inchaços, não é? Para isso, o que vai te ajudar é beber chá para desinchar as pernas.

Os melhores chás para tirar inchaço das pernas são os com efeito diurético. Como o inchaço, na maioria das vezes, é provocado pela retenção de líquido, as bebidas com propriedades diuréticas vão ajudar a fazer muito xixi e, dessa forma, barrar uma das principais causas das pernas inchadas.

Para esse caso, uma xícara de chá para desinchar pernas bem quentinho vai fazer toda a diferença no quesito bem-estar. E nem precisa torcer o nariz: as plantas medicinais utilizadas para preparar este remédio natural que o Que bem que faz vai ensinar, além de ser eficaz, têm um ótimo sabor.

LEIA TAMBÉM:

 

Para que beber chá para desinchar as pernas?

Falamos da retenção de líquido que resulta no inchaço das pernas. Mas tem vários outros fatores que podem levar a essa condição – e, com relação a essas causas, a primeira orientação é procurar um especialista.

Após a consulta com um profissional, associe o tratamento indicado pelo médico com uma boa xícara de chá para diminuir inchaço nas pernas e o resultado será percebido rapidinho, porque o remédio natural agirá não só como diurético, mas também terá efeitos sobre problemas nos rins e até artrites.

Causas de inchaço nas pernas

Os inchaços nas pernas são chamados na medicina de edemas. São incômodos e tiram a qualidade de vida, e suas causas ultrapassam o limite da retenção de líquido. As principais causas do inchaço nas pernas são:

1. Retenção de líquido
2. Insuficiência cardíaca
3. Doença renal crônica
4. Varizes
5. Trombose venosa profunda
6. Problemas de circulação
7. Insuficiência hepática
8. Infecção na pele
9. Artrite
10. Calor intenso
11. Posição (ficar sentado por muito tempo)
12. Gravidez

 

Melhor chá para desinchar pernas

1. Chá de Salsa

Essa planta é bem eficiente como chá para desinchar as pernas. A salsa tem forte efeito no controle de artrite e doenças na pele. Também é eficaz no tratamento de problemas hepáticos, quando o fígado é atingido por doenças. Se você vivia se perguntando qual chá é bom para desinchar as pernas, esse é perfeito.

Modo de preparo: Pegue 3 colheres de sopa de salsinha fresca, lave bem e adicione em 250ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe e beba. Vale lembrar que esse chá é contra-indicado para mulheres grávidas.

2. Chá de Cavalinha

As infecções nos rins são combatidas com mais facilidade quando contam com a ajuda da cavalinha. Como o problema renal é um dos fatores que provocam inchaço, essa erva resulta em um chá bom para desinchar as pernas. A cavalinha também tem o efeito diurético do qual já falamos e ainda age contra infecções na bexiga.

Modo de preparo: Coloque 200ml de água para aquecer e, quando estiver formando as primeiras bolinhas, adicione 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha. Mexa bem a mistura, feche o recipiente por 5 minutos e deixe repousar. Coe e está pronto para ser servido.

3. Chá de Hibisco

Outro chá para tirar inchaço das pernas muito eficiente é o feito com hibisco. A ação diurética do chá de hibisco faz dele um aliado no esforço para combater a retenção de líquidos. Ele também ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol.

Modo de preparo: Aqueça 1 litro de água até levantar fervura, depois adicione 1 colher de sopa da folha de hibisco seco. Tampe o recipiente e deixe a infusão repousar entre 5 e 10 minutos. Coe e sirva.

4. Carqueja

O fígado e a carqueja são amigos muito próximos. Além de auxiliar no tratamento dos distúrbios hepáticos, a planta é diurética e muito utilizada no tratamento de cálculos biliares. Tem também atividade antirreumática. Por tudo isso, a carqueja é muito boa para preparar um chá para desinchar as pernas. E, olha: ainda ajuda a emagrecer. Irresistível!

Modo de preparo: Coloque 1 litro de água para ferver e em seguida adicione 2 colheres de sopa de hastes de carqueja. Desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Depois é só coar e beber.

5. Guabiroba

As propriedades diuréticas da guabiroba garantem o lugar dessa planta na nossa lista de ervas para preparar chá para desinchar pernas. Também combate infecções urinárias. Mas tem uma curiosidade interessante sobre a guabiroba que você vai conhecer agora: além de ser uma planta medicinal, ela também é ornamental, e sua madeira é de ótima qualidade.

Modo de preparo: Pegue 30g de folhas e cascas da guabiroba e adicione 500ml de água fervente. Desligue, tampe o recipiente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Depois é só coar e servir.

 

Dicas importantes para evitar pernas inchadas

O chá para pernas inchadas vai ser um reforço de peso no tratamento desse problema. E, além da bebida, tem umas dicas simples que também vão te ajudar muito no dia a dia.

Uma delas é tentar evitar ficar muito tempo sentado. Procure sempre fazer alongamentos no corpo e levantar para beber água, um cafezinho ou um chá para diminuir inchaço nas pernas durante o trabalho – assim, você já vai estar exercitando as pernas.

Caso seja inevitável ficar sentado por muito tempo – durante uma viagem longa, por exemplo – assim que puder deite-se e coloque as pernas para cima por alguns minutos.

E, como as pernas inchadas também podem ser provocadas pelo calor intenso, beba chá para desinchar pernas e também bastante água, para ficar bem hidratado e fazer os rins e a bexiga funcionarem bem. Fazendo muito xixi você ficará longe da retenção de líquido!


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para desinchar as pernas?

    Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja. Essas ervas têm poder diurético, que nos levam a urinar mais vezes e ajudam a desinchar.

  • 2. Como preparar chá para desinchar as pernas?

    A maioria dos chás para desinchar pernas são preparados como infusão. Coloque a água para ferver, depois a erva, deixe a mistura repousar por alguns minutos, coe e beba. É interessante seguir a receita de cada planta medicinal.

  • 3. Por que chá para tirar inchaço das pernas é bom?

    As ervas utilizadas para fazer chá para tirar inchaço das pernas são diuréticas e ajudam a impedir a retenção de líquidos. Essas plantas também combatem doenças que provocam inchaço nas pernas e, por isso, são eficazes.

  • 4. Quais as principais causas das pernas inchadas?

    As principais causas do inchaço nas pernas são retenção de líquido, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, varizes, trombose venosa profunda, problemas de circulação, insuficiência hepática, infecção na pele, artrite, calor intenso, posição (ficar sentado por muito tempo) e gravidez.

    Fontes:

    https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf

    https://www.scielo.br/j/qn/a/CHhqMPvgfDyKcv9XD3HSBsc/?lang=pt

    https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf

    https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

    https://leforte.com.br/sintomas/retencao-de-liquidos-com-inchaco-nas-pernas/

    https://fluxo.com.br/12-causas-inchaco-nas-pernas/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas