Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para desinchar os pés: 4 alternativas naturais

Legenda: 
Chá para desinchar os pés

Depois de passar várias horas sentado ou de pé, é muito comum sentir a pele dos pés um pouco mais sensível, mais brilhante e, em alguns casos, até marcada pela pressão dos sapatos. Essa expansão dos tecidos pode ser causada por vários motivos, desde problemas nos rins e no coração até retenção de líquidos. Quando o inchaço nos pés está relacionado ao acúmulo de líquido na região inferior do corpo, algumas soluções práticas podem ser exercidas para ajudar a aliviar o incômodo causado por esse problema – entre elas, o consumo de bebidas diuréticas, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo especial com uma lista de chás para desinchar os pés, que vão te ajudar a reduzir o incômodo causado pelo acúmulo de líquidos entre os tecidos. Além disso, você vai entender um pouco mais sobre os motivos que levam à retenção de líquidos e o que fazer quando os sintomas chatos aparecerem. Confira!

 

Quais são as possíveis causas do inchaço nos pés?

Antes de conhecer algumas sugestões de chás para desinchar os pés, vamos entender quais são os fatores que favorecem o aparecimento desse problema.

Geralmente, o inchaço nos pés é diagnosticado pela própria pessoa. Contudo, conhecer a raiz do problema exige um pouco mais de cautela (e de ajuda de profissionais), pois as causas podem ser muito diversas. Entre as principais estão:

Se você tem sofrido com inchaço nos pés e ainda não sabe o que está causando esse problema, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde: somente ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Caso o seu médico não indique o uso de medicamentos, vale a pena discutir a possibilidade de tentar algum tratamento caseiro – como o uso de chás para desinchar os pés, que agem diretamente para a diminuição da retenção de líquidos.

 

Como prevenir o inchaço nos pés?

Algumas atitudes práticas podem ajudar a prevenir o surgimento do inchaço nos pés provocado pela retenção de líquidos. Veja a seguir:

 

Sugestões de chás para desinchar os pés

Se você está em dúvida sobre qual chá é bom para desinchar os pés, se ligue nas sugestões que virão a seguir! O melhor sobre essas infusões é que elas são naturais e podem ser encontradas sem dificuldade.

Chá para desinchar os pés: hibisco

Além de proporcionar diversos benefícios para a saúde, o chá de hibisco pode ajudar a diminuir a sensação de inchaço nos pés – pois possui efeito diurético, que estimula a produção de urina, favorecendo a eliminação do excesso de líquidos acumulados no corpo. Além disso, a bebida possui propriedades antioxidantes, como os polifenois, que ajudam a desacelerar o processo de oxidação das células, prevenindo o envelhecimento precoce.

Chá para desinchar os pés: gengibre

Por possuir efeito diurético, o gengibre ajuda a aumentar o fluxo urinário, o que contribui para a diminuição da retenção de líquidos, além de auxiliar os rins na eliminação de toxinas no organismo. A bebida ainda é rica em fibras, vitaminas e minerais, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e termogênicas.

Chá para desinchar os pés: cavalinha

Famoso por auxiliar no processo de emagrecimento, o chá de cavalinha é rico em diversos componentes que possuem propriedade diurética, o que favorece a diminuição dos líquidos no organismo. Esse efeito é provocado pela presença de determinadas substâncias na bebida, como os flavonoides, a quercetina e a apigenina, além de compostos fenólicos e sais minerais.

Chá para desinchar os pés: chá-verde

O chá-verde possui diversas propriedades que fazem bem para a saúde. Entre esses benefícios está o efeito diurético, que, provocado em partes pela presença da cafeína em sua composição, aumenta o fluxo da urina e auxilia na diminuição do inchaço nos pés. Além disso, a bebida é um estimulante natural, que pode oferecer mais disposição e energia para cumprir as atividades do dia-a-dia.

Além de diminuir a retenção de líquidos, os chás para desinchar os pés também proporcionam uma série de outros benefícios que fazem bem para a saúde. Se você quiser conhecer mais dicas sobre chás, sucos e outros alimentos que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável, não deixe de dar uma olhadinha nas demais publicações aqui do site Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas