Legenda: Capa: Chá para dor de garganta

Tem dia que a gente acorda com a garganta “pegando”, em que até a saliva desce “arranhando”. Geralmente, eles acontecem depois de a gente passar horas com o ar-condicionado no talo ou com ventilador direto na cara. O entra e sai de ambientes frios e quentes também não ajuda. Se você já se viu nessa situação, deve ter se lembrado do que a sua vó falava: “Toma um chazinho que melhora”. Bom, e não é que ela tinha razão?

Existem mesmo receitas de chá que podem ajudar a aliviar a dor de garganta. E a melhor parte é que quase sempre você pode encontrar os ingredientes delas sem precisar sair de casa. Quase todo mundo tem um limão ou um abacaxi na fruteira de casa. O mel, outro item que a gente costuma ter à mão, será bem utilizado nos chás indicados para dor de garganta. A hortelã e o orégano, então, são ervas indispensáveis na cozinha, já que vão em uma série de receitas.

Agora é só olhar o que tem aí e colocar a mão na massa, ou melhor, no bule e na xícara.

 

Chá caseiro para a garganta funciona?

Sim! Ele é ótimo para aliviar os sintomas, como a dor e o inchaço, e dar uma fortalecida na imunidade. Se o problema for leve, isso até pode bastar: o chá segura a onda da dor enquanto o seu sistema imunológico trabalha para resolver a garganta inflamada. Agora, se a coisa não se resolver logo, se você começar a ter febres, é melhor, como sempre, procurar um médico.

Os chás para dor de garganta mais comuns são aqueles preparados com limão, gengibre, camomila e mel, pois esses ingredientes possuem boas concentrações de antioxidantes e vitaminas em sua composição. Juntos, então… melhor ainda!

 

Qual chá é bom para dor de garganta?

Existem várias combinações de chás caseiros para dor de garganta, mas alguns ingredientes estão no topo das melhores escolhas: gengibre, hortelã, mel e limão. Assim, o negócio é pesquisar a melhor combinação que cada alimento ou erva pode oferecer e adequar o chá ao seu gosto – afinal, não é porque o chá ajuda a combater uma doença que ele precisa ter gosto de remédio, né?

Outra coisa legal é a seguinte: pelo simples fato de o chá ser consumido quente, todo chá para dor de garganta já é um chá para pigarro. Isso porque os líquidos quentes – não pelando, certo? – ajudam a dissolver o muco acumulado que pode estar infeccionado, o que reduz a tosse e a irritação na garganta.

Para facilitar a sua escolha, a gente já separou algumas receitas de chás para garganta irritada. Vem conferir!

Os melhores chás para garganta irritada

  1. Chá de hortelã
    O mentol, uma das substâncias contidas no hortelã, tem um efeito analgésico mais do que conhecido. Tanto que muitas das pomadas para dor que a gente compra por aí levam mentol e, por isso, têm aquele característico cheirinho refrescante.
  2. Chá de gengibre
    O chá de gengibre é bom para a garganta porque ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico e até a combater algumas das bactérias que vão infernizar a nossa garganta. É que o gengibre contém uma substância chamada gingerol com efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos, isso é, ele impede os microrganismos de se proliferarem no nosso corpo.

    Dica: O chá de gengibre com limão e mel é potente e combina muitos benefícios em uma única xícara.

  3. Chá de orégano com limão
    Achou esquisito? Espere só até saber os efeitos desse chá: o orégano contém propriedades antioxidantes e dá aquela reforçada no sistema imunológico. É que os antioxidantes mantêm sob controle os terríveis radicais livres, que saem destruindo tudo o que podem nas nossas células. Essas células prejudicadas acabam precisando do apoio dos nossos anticorpos, que ficam meio atarefados. Assim, mais antioxidantes significa menos radicais livres e mais anticorpos em prontidão para combater nossos outros problemas de saúde. O limão que vai no chá, por sua vez, é rico em vitamina C, que dá uma incrementada na produção de anticorpos.
  4. Chá de camomila com mel
    O efeito calmante do chá de camomila é tudo o que a sua garganta irritada procura em um chá. Já o mel tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, e até a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o seu consumo para quem está com dor de garganta. Tem que respeitar.
  5. Chá de abacaxi com mel
    O abacaxi é outra fruta rica em vitamina C e, assim como o limão, acelera a produção de anticorpos. Somado aos efeitos antimicrobianos do mel – um aliado que já apareceu por aqui – faz um dos chás mais gostosos desta lista.
  6. Chá de alho e limão
    Nem só para temperar a comida serve o alho. Ele possui um composto chamado alicina, que ajuda a eliminar bactérias do organismo. Junto do limão, rico em antioxidantes e a vitamina C que já falamos, torna-se um chá perfeito.
  7. Chá de romã
    Quem curte variar vai gostar de saber que o chá de romã para a garganta inflamada pode ser preparado de dois jeitos: você fazer um chá com as cascas da fruta ou bater a polpa com as sementes no liquidificador e despejar esse suco no chá de sua preferência. Como o limão e outros ingredientes que já foram mencionados, a romã é anti-inflamatória por conter montes de antioxidantes e, por isso, reforçar o sistema imunológico.

 

Chá para garganta inflamada: contraindicações

Cada chá tem suas características, por isso, é bom prestar atenção nos efeitos que cada ingrediente provoca no organismo. O consumo dos chás para dor de garganta deve ser moderado, entre 2 e 3 xícaras por dia

Lembre-se: o uso do mel deve ser evitado por diabéticos.
Se os sintomas da dor de garganta continuarem, o indicado é procurar por um médico e fazer uso de medicações, caso seja prescrito.

 

Perguntas Frequentes

Qual chá é bom para garganta inflamada?
Os chás que possuem gengibre, limão, mel e camomila são os mais populares, mas há também opções com abacaxi, romã, própolis, orégano, sálvia e até alho.

Chá de gengibre é bom para a garganta?
Sim, o gengibre possui efeito anti-inflamatório e pode auxiliar no combate à dor de garganta.

Chá para dor de garganta realmente funciona?
É necessário avaliar os sintomas, mas os chás são bons remédios naturais para aliviar a dor de garganta e podem solucionar casos mais leves, pois os alimentos possuem diferentes nutrientes benéficos ao organismo. Para casos mais graves ou que durem mais de três dias, é melhor procurar um médico para investigar o que está acontecendo.

Qual a utilidade do mel nos chás para dor de garganta?
O mel é usado como remédio para dor de garganta há milhares de anos por ter ação contra as bactérias, trazendo alívio à mucosa inflamada e irritada da garganta.

Posso tomar o chá gelado se estou com dor de garganta?
Dessa vez você vai ter que tomar o chá quentinho, porque ele tem uma finalidade medicinal. A bebida gelada piora a dor de garganta. Isso acontece porque, em baixa temperatura, a proteção da mucosa da garganta pode paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.

 

 

Fontes:

https://www.healthline.com/health/best-tea-for-sore-throat

https://www.healthline.com/health/cold-flu/sore-throat-natural-remedies

https://www.healthline.com/health/cold-flu/help-sore-throats

https://health.clevelandclinic.org/sore-throat-remedies-that-actually-w…

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-ginger-tea

https://www.healthline.com/health/ginger-for-sore-throat#medicinal-prop…

https://www.who.int/maternal_child_adolescent/documents/fch_cah_01_02/e…

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.