10 Chás para dor de garganta: como aliviar essa dor!

10 Chás para dor de garganta: como aliviar essa dor!

Tem dias que a gente acorda com a garganta “pegando”, em que até a saliva desce “arranhando”. Geralmente, eles acontecem após passarmos horas com o ar-condicionado no talo ou com ventilador direto no rosto. O entra e sai de ambientes frios e quentes também não ajuda. Se você já se viu nessa situação, deve ter se lembrado do que a sua vó falava: “Toma um chazinho que melhora”. Bom, e não é que ela tinha razão?

Existem mesmo receitas de chá que podem ajudar a aliviar a dor de garganta. A melhor parte é que quase sempre você pode encontrar os ingredientes delas sem precisar sair de casa. Quase todo mundo tem um limão ou um abacaxi na fruteira de casa. O mel, outro item que a gente costuma ter à mão, será bem utilizado nos chás indicados para dor de garganta. A hortelã e o orégano, então, são ervas indispensáveis na cozinha, já que vão em uma série de receitas.

Agora é só olhar o que tem aí e colocar a mão na massa – ou melhor, no bule e na xícara. Confira algumas receitas de chá para dor de garganta e acabe de vez com o pigarro irritante.

Chá para dor de garganta funciona?

Sim! Ele é ótimo para aliviar os sintomas, como a dor e o inchaço, e dar uma fortalecida na imunidade. Se o problema for leve, isso até pode bastar: esse chá para garganta inflamada segura a onda da dor enquanto o seu sistema imunológico trabalha para resolver a inflamação em si. Agora, se a coisa não se resolver logo, é melhor procurar um médico.

Os chás para dor de garganta mais comuns são aqueles preparados com limão, gengibre, camomila e mel, pois esses ingredientes possuem boas concentrações de antioxidantes e vitaminas em sua composição. Juntos, então, melhor ainda!

Qual chá para dor de garganta é bom?

Existem várias combinações de chás para dor de garganta, mas alguns ingredientes estão no topo das melhores escolhas: gengibre, hortelã, mel e limão. Assim, o negócio é pesquisar a melhor combinação que cada alimento ou erva pode oferecer e adequar o chá ao seu gosto – afinal, não é porque o chá ajuda a combater uma doença que ele precisa ter gosto de remédio, né?

Outra coisa legal é a seguinte: pelo simples fato de ser consumido quente, todo chá para dor de garganta já é um chá para pigarro. Isso porque os líquidos quentes – não pelando, certo? – ajudam a dissolver o muco acumulado que pode estar infeccionado, o que reduz a tosse e a irritação na garganta.

Para facilitar a sua escolha, a gente já separou algumas receitas de chás para garganta inflamada. Vem conferir!

 

Cadastro

Melhores receitas de chá para dor de garganta

1. Chá de hortelã

O mentol, uma das substâncias contidas na hortelã, tem um efeito analgésico mais do que conhecido. Tanto que muitas das pomadas para dor que a gente compra por aí levam mentol e, por isso, têm aquele característico cheirinho refrescante.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre é bom para a dor de garganta porque ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico – e até a combater algumas das bactérias que infernizam a nossa garganta. É que o gengibre contém uma substância chamada gingerol, que tem efeito anti-inflamatório e antimicrobianos, isso é, ele impede os microrganismos de se proliferarem no nosso corpo.

Dica: O chá de gengibre com limão e mel é potente e combina muitos benefícios em uma única xícara.

3. Chá de orégano com limão

Achou esquisito? Espere só até saber os efeitos desse chá: o orégano contém propriedades antioxidantes e dá aquela reforçada no sistema imunológico. É que os antioxidantes mantêm sob controle os terríveis radicais livres, que quando se acumulam podem causar um estrago nas nossas células. O limão que vai no chá, por sua vez, é rico em vitamina C, que dá uma incrementada na produção de anticorpos.

4. Chá de camomila com mel

O efeito calmante do chá de camomila é tudo o que um chá para garganta inflamada precisa ter. Já o mel tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, e até a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o seu consumo para quem está com dor de garganta. Tem que respeitar!

5. Chá de abacaxi com mel

O abacaxi é outra fruta rica em vitamina C e, assim como o limão, acelera a produção de anticorpos. Somado aos efeitos antimicrobianos do mel – um aliado que já apareceu por aqui – faz um dos chás para dor de garganta mais gostosos desta lista.

6. Chá de alho e limão

Nem só para temperar a comida serve o alho. Ele possui um composto chamado alicina, que ajuda a eliminar bactérias do organismo. Junto do limão, rico em antioxidantes e vitamina C, torna-se um chá para dor de garganta perfeito.

7. Chá de romã

Quem curte variar nas receitas vai gostar de saber que o chá de romã para a garganta inflamada pode ser preparado de dois jeitos: fazer um chá com as cascas da fruta ou bater a polpa com as sementes no liquidificador e despejar esse suco no chá de sua preferência. Como o limão e outros ingredientes que já foram mencionados, a romã é anti-inflamatória por conter montes de antioxidantes e, por isso, reforçar sistema imunológico.

8. Chá de eucalipto

Além do cheiro inconfundível, as folhas de eucalipto guardam segredos importantes para quem sofre com dor de garganta. Usado para combater sintomas de gripe e garganta inflamada, o chá de eucalipto tem ação antioxidante, antisséptica, descongestionante e antimicrobiana. Ou seja, além de ser um ótimo chá para dor de garganta, ele ainda melhora a imunidade e ajuda a combater infecções no sistema respiratório.

9. Chá de cúrcuma

Muitas vezes vendida como tempero, seca e moída em um pó amarelo intenso, a cúrcuma é um ingrediente curinga dentre os remédios caseiros para dor na garganta. Isso porque ela apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antissépticas, perfeitas no combate a esse desconforto. Esse relaxante natural vai te ajudar a dar um tchau definitivo à garganta inflamada!

10. Chá de raiz de alcaçuz

Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos, tanto o extrato de raiz de alcaçuz quanto o chá podem ajudar a melhorar a dor de garganta. Uma opção super doce que você apreciará tanto por suas propriedades medicinais quanto por seu sabor. Com a ajuda de um médico, adicione esse chá para dor de garganta ao seu dia a dia nas quantidades recomendadas.

Chá para dor de garganta: contraindicações

Cada chá tem suas características, por isso é bom prestar atenção nos efeitos que cada ingrediente provoca no organismo. O consumo dos chás para dor de garganta deve ser moderado, entre 2 e 3 xícaras por dia.

Lembre-se: o uso do mel deve ser evitado por diabéticos.

Se os sintomas da dor de garganta continuarem, o indicado é procurar por um médico e fazer uso de medicações, caso seja prescrito.

Perguntas frequentes

Posso tomar o chá gelado se estou com dor de garganta?

Dessa vez, você vai ter que prescindir do querido chá gelado, porque a bebida gelada piora a dor de garganta. Isso acontece porque, em baixa temperatura, a proteção da mucosa da garganta pode paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção. Por isso, seu chá para dor de garganta precisa estar bem quentinho.

Qual é um chá bom para garganta inflamada?

Os chás para dor de garganta que possuem gengibre, limão, mel e camomila são os mais populares, mas há também opções com abacaxi, romã, própolis, orégano, sálvia e até alho.

Chá de gengibre é bom para a garganta?

Sim, o gengibre possui efeito anti-inflamatório e pode auxiliar no combate à dor de garganta.

Chá para dor de garganta realmente funciona?

É necessário avaliar os sintomas; porém, os chás são bons remédios naturais para aliviar a dor de garganta e podem solucionar casos mais leves, pois os alimentos possuem diferentes nutrientes benéficos ao organismo. Para casos mais graves ou que durem mais de três dias, é melhor procurar um médico para investigar o que está acontecendo.

Qual a utilidade do mel nos chás para dor de garganta?

O mel é usado como remédio para dor de garganta há milhares de anos por ter ação contra as bactérias, trazendo alívio à mucosa inflamada e irritada da garganta.

Contribuição de:

Carla Fiorillo Selo Bio Nestlé Criado por Nutricionistas