Legenda: Chá preto

Sabe aquela conversa de que só um café bem forte para ficar esperto? Fake news! O pretinho básico não é o único que pode te deixar com mais energia para encarar o dia. Para quem prefere chá ou enjoou do café, uma boa pedida é o chá preto. A bebida tem grande quantidade de cafeína e, por isso, ajuda a manter o foco nas atividades diárias.

utra vantagem do chá preto é que ele dá uma acelerada no nosso metabolismo, aumentando a nossa disposição, e estimula o funcionamento do cérebro, diminuindo a sensação de cansaço e aquele sono que bate ao longo do dia.

O chá preto tem a força

O chá preto é feito a partir das folhas da famosa Camellia sinensis, a árvore original do chá. Todos os chás de verdade — como o chá verde e o chá branco — são feitos a partir das folhas dela (que geralmente é tão podada para não crescer, que mais parece um arbusto).

O que diferencia um chá preto dos outros é a preparação das folhas. No caso do chá preto, as folhas são expostas ao ar para oxidarem, o que as deixa mais escuras. Assim, elas podem preservar o seu sabor – mais forte, lembrando o café, só que menos ácido que o de outros chás – por anos até.

Chá preto: que bem que ele faz?

Ô se faz! A gente encontra muita coisa boa na folha do chá: antioxidantes, polifenóis, vitaminas e minerais, teanina e cafeína. E pra quê serve tudo isso?

Bom, os benefícios são tantos que é melhor fazer uma lista. Veja só:

  • Ajuda a prevenir doenças: os antioxidantes reforçam a proteção das nossas células contra os temidos radicais-livres, que são como restos de alguns processos químicos do corpo loucos para grudar em alguma célula e fazer mal, como causar doenças crônicas sérias, como o câncer. E o consumo dos antioxidantes do chá elimina esses radicais antes que eles peguem as nossas células;
  • Ajuda o nosso coração a se manter saudável: há estudos que apontam que o chá preto ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue e, assim, diminuir riscos relacionados a problemas no coração. Mas não só isso: parece que ele também ajuda a diminuir a pressão sanguínea, a grande vilã por trás dos derrames;
  • Efeito diurético: o chá preto colabora para a eliminação de líquidos pelo corpo, o que é sempre bom para quem quer desinchar;
  • Efeito anti-inflamatório: as saponinas, que ajudam a reduzir o colesterol, também possuem efeito anti-inflamatório, ou seja, elas colaboram para livrar nosso corpo de inflamações doloridas e perigosas, como a artrite;
  • Melhora a digestão: as bactérias do nosso intestino são muito importantes. Para uma boa saúde, temos que estimular o crescimento das bactérias que fazem bem e enxotar as bactérias ruins (como a Salmonella). E já há estudos apontando que o chá preto pode ajudar nisso.

Com tantas propriedades benéficas assim é impossível resistir a uma caneca de chá preto!

Como preparar o chá preto

Por ser tão popular pelo mundo, é fácil encontrar o chá preto à venda tanto nos populares saquinhos (ou bolsinhas) como em folhas. E o bom é que, de um jeito ou de outro, ele é muito simples de preparar. Veja só!

Como preparar uma xícara de chá preto com as folhas:

  1. Aquecer 200 ml de água filtrada até ela começar a borbulhar;
  2. Colocar uma colher de sopa com as folhas do chá preto;
  3. Aguardar de três a cinco minutos;
  4. Agora é só coar e beber =)

Se você prefere os saquinhos, a coisa fica ainda mais simples:

  1. Aquecer 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas, sem ferver;
  2. Mergulhar o saquinho do seu chá preto favorito;
  3. Aguardar de três a cinco minutos. De vez em quando, você pode dar aquela mexidinha de leve no saquinho;
  4. Seu chá está pronto!

Uma vantagem dos saquinhos, além da praticidade, é te dar acesso ao mundo dos blends de chá preto, em que as folhas do chá são combinadas com praticamente qualquer coisa que deixe a bebida mais gostosa: desde folhas de outros chá até óleos vegetais. Alguns blends famosos são o Irish breakfas tea e o English breakfast tea. É muito chique, hein?

Agora, não importa se você optou pelos saquinhos ou pelas folhas, é legal saber o seguinte: um chá preto bem preparado tem um tom vermelho escuro. Aliás, na China, ele é conhecido por chá vermelho.

Chá preto: contraindicação para alguém?

Antes de mais nada, é bom lembrar que nenhum alimento deve substituir tratamentos convencionais. É importante sempre consultar um médico ou um especialista. E nunca é demais lembrar que evitar exagero é sempre bom. No caso do chá preto, em excesso, ele pode provocar insônia.

Além disso, algumas das substâncias presentes no chá podem atrapalhar a absorção de nutrientes; por isso, é importante esperar meia hora antes de saborear um chazinho preto depois das refeições.

Perguntas Frequentes

Para que serve o chá preto?
O chá preto ajuda a diminuir a sensação de cansaço e sonolência, atua também na redução do colesterol e tem um efeito anti-inflamatório capaz de reforçar o sistema imunológico. Além disso, ajuda a digestão e é diurético, ou seja, ajuda a eliminar líquidos e desinchar.

Como fazer chá preto?
Se você quiser usar saquinhos: aquecer 200 ml de água; mergulhar o saquinho (ou bolsinha); deixar assim (em infusão) por até 5 minutos e pronto. Se quiser usar folhas, o processo é parecido: em vez de colocar o saquinho na água quente, você põe uma colher de sopa com folhas de chá preto, espera o mesmo tempo e pronto! É só coar e beber :)

Quais os riscos do chá preto?
O principal risco é para quem tem alergia a alguma substância presente nele. Além disso, ele pode “roubar” nutrientes se for consumido logo depois das refeições. Depois de comer, é melhor esperar meia hora antes de tomar o chá. Se consumido em excesso, pode causar insônia.

Quem não pode tomar chá preto?
Por ser um pouco estimulante, não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças. Para garantir um consumo saudável, consulte um médico.

Chá preto quente ou gelado?
Se a sua finalidade é tomar um chá medicinal, a melhor escolha é que ele esteja quentinho. Se o objetivo é refrescar, você também pode tomar gelado.

 

Fontes:

https://www.theteaspot.com/pages/tea-health-benefits-by-chemistry/

https://www.thespruceeats.com/introduction-to-black-tea-766429/

https://www.lifehack.org/articles/lifestyle/11-benefits-black-tea.html

https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits#TOC_TITLE_HDR_9

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.