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Chocolate é bom, mas e o Cacau? Dá pra comer?

Créditos: 
GettyImages
Legenda: 
Capa: Cacau

Já falamos aqui no Que Bem Que Faz que o chocolate pode muito bem fazer parte de uma dieta equilibrada. E isso se deve em grande medida à sua matéria-prima: o cacau! Que tal conhecermos mais sobre os benefícios do cacau e entender porque ele faz tão bem? Vem com a gente!

 

Cacau, benefícios divinos?

Se você acha que o chocolate é um alimento divino, não está sozinho! Na verdade, indígenas do México, onde o cacau surgiu, contavam uma lenda sobre a origem do cacau: ele era considerado um presente dos deuses. Não à toa: o cacau desempenhava um papel muito importante para eles, e era usado em comidas, bebidas e até como moeda de troca! Imagine, toda uma civilização governada em torno do cacau e do chocolate. Sonho, não?

Devido ao sabor amargo, com o tempo foram adicionados outros ingredientes como flores, mel e baunilha para harmonizar o sabor, resultando em bebidas das mais variadas cores, que iam desde o amarronzado ao laranja e vermelho. Dizem que algumas vezes até pimenta era misturada na bebida. Você provaria?

 

E quais são os benefícios do cacau?

O cacau é cheio de compostos fenólicos, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ou seja, consumido com moderação (como tudo na vida) ele traz muitos benefícios para a saúde. Tantos que alguns até o chamam de superalimento.

É que o cacau é rico em vitaminas e minerais como zinco e magnésio. Também tem componentes bioativos, que atuam na saúde do coração, cognição, controle de pressão e muitos outros. Essas e muitas outras substâncias presentes no cacau têm seus benefícios e indicações, confira algumas:

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Flavonóides

São substâncias antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce, além de contribuírem na circulação sanguínea, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Cafeína

Sim, cacau também tem cafeína, que por ser estimulante e nos deixar “acordados”, dá a ele a propriedade de dar aquele up no nosso ânimo e energia.

Magnésio

Cada 100 gramas de cacau possuem aproximadamente 25 mg de magnésio, fato que o torna uma ótima fonte desse mineral tão importante, principalmente para as mulheres.

Isso ajuda a explicar aquela vontade de comer chocolate quando estão na TPM, pois o magnésio ajuda no combate a sintomas como insônia, irritabilidade, ansiedade e dores de cabeça, que muitas mulheres sentem no período.

 

É possível aproveitar os benefícios do cacau sem ser no chocolate?

Consumimos cacau das mais variadas maneiras, como nos chocolates, achocolatados ou até nas manteigas de cacau, que são mais usadas em cosméticos. Veja alguns exemplos!

Cacau em Pó

Chocolate

O chocolate é a forma de consumo do cacau mais comum que conhecemos, porém devemos ficar atentos ao teor de cacau, que pode variar de chocolate para chocolate. Quanto maior a concentração de cacau, que é o caso dos chocolates amargos e meio amargos, maiores são seus benefícios para nossa saúde.

Café com Cacau

De acordo com um estudo internacional, misturar cacau fermentado, com café (que conhecemos mais popularmente como mocha, ou mochaccino) tem efeitos positivos – pois a cafeína sozinha pode te deixar ansioso, mas quando complementada com o cacau, os efeitos causadores da ansiedade diminuem. Depois de uma curiosidade dessas, quem não vai querer tomar um mocha para testar se funciona mesmo? Aliás, temos uma receita ótima de mochaccino para você testar: Mochaccino Canela com Doce de Leite e Galak.

Manteiga de Cacau

Obtida através da parte gordurosa do cacau, a manteiga de cacau natural traz muitos benefícios, como fazer bem pros ossos e para a pele. Pode ser usada quando for 100% natural, diluída com óleo de rícino para hidratar e tratar a pele, e na culinária pode ser usada em sobremesas e pratos salgados.

 

Há contraindicações para o cacau?

O consumo equilibrado e consciente é a melhor forma de aproveitar ao máximo o potencial que o cacau nos oferece. Então fique atento a essas dicas!

Não coma na mesma refeição alimentos ricos em cálcio e alimentos à base de cacau, pois no cacau há uma substância chamada ácido oxálico, que liga-se quimicamente com o cálcio, de forma que esse ácido “pega” o cálcio do outro alimento, que então pode não ser tão bem absorvido pelo organismo – o que, a longo prazo, pode causar complicações.

Para aproveitar os benefícios do cacau, dê preferência aos chocolates amargos e evite excessos.

O chocolate é um dos produtos mais conhecidos no consumo do cacau, e para ser inserido na dieta de forma saudável é preciso se lembrar que quanto maior o nível de cacau, mais benefícios esse chocolate apresenta – então, foque em chocolates como o 70%, que conservam melhor os pontos positivos do cacau.


Perguntas Frequentes

  • Qual a diferença entre cacau em pó e achocolatado?

    O cacau em pó é mais amargo, composto principalmente de cacau, tem cerca de 50% de açúcar em sua composição naturalmente, dependendo do cacau, enquanto o achocolatado, tem adição de outros ingredientes e açúcares,variando então de 70% até 90% de açúcar, o que faz com que o cacau em pó final das contas, seja mais saudável e benéfico.

  • O que pode ser feito com o cacau?

    Com o cacau é possível fazer chocolates e outros produtos como polpa, cacau em pó, sucos, geleias e a manteiga de cacau.

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    Fontes

    https://bmcnutr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40795-016-0117-z

    https://qbemqfaz.com.br/saude/como-melhorar-imunidade-comendo-chocolate/

    https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-dark-chocolate

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/dark-chocolate

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/270272

    https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/dark-chocolate/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas