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Chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada?

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GettyImages
Legenda: 
Capa: Chocolate

Ninguém precisa passar fome para perder peso. Além de não ser recomendável fazer um jejum longo demais, quem fica muito tempo sem comer acaba se sentindo faminto exagerando nas refeições principais.

Comer sem culpa e ficar feliz por saborear uma receita gostosa é possível. O segredo é fazer pequenas refeições ou lanches entre as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Uma merenda fitness da tarde faz todo mundo aguentar o batente até o fim do expediente e esperar a hora do jantar sem desespero (e sem roncos do estômago). Basta inserir na dieta os alimentos adequados para manter a boa forma. Aposte num lanche da tarde fit (ou merenda da tarde fit) e coma sem arrependimentos.

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As opções de lanches fit são as mais variadas e vão desde frutas até biscoitos, bolos e tortas. Isso mesmo! Com a massa certa, até eles podem entrar no seu menu diário. Explore este artigo e aprenda 52 maravilhosas receitas para comer à tarde.

 

10 dicas de lanches da tarde fit com nozes ou chia

Nozes são saborosas e nutritivas, por isso, caem muito bem no lanche da tarde fit. Elas dão saciedade e reduzem os riscos de doenças do coração e câncer. Já a chia é rica em fibras, vitamina B, carboidratos e proteínas.

1. Potinho de Aveia com Morango e Nozes

Dica: Se desejar, você pode fazer a receita outros tipos de Aveias: Farelo, Flocos Finos ou Flocos Grossos.

2. Bolo de Nozes com Maçã-Verde

Dica: Sirva com um pouco de polvilhado com açúcar de confeiteiro.

3. Torradinhas com Figo, Nozes e Mel

Dica: Decore com os figos e as nozes antes de servir.

4. Rolinhos de Berinjela com Recheio Cremoso de Ricota e Nozes

Dica: Faça fatias não muito grossas, para conseguir enrolar mais facilmente.

5. Bolo Sem Glúten de Maçã e Nozes com Aveia

Dica: Se desejar, adicione um fio de agave sobre o bolo.

6. Pão de Polvilho com Chia

Dica: Preaqueça o forno antes de colocar o pão.

7. Refresco de Frutas Silvestres com Semente de Chia

Dica: Acrescente a chia somente na hora de servir.

8. Snack de Aveia com Tomate-seco e Manjericão e chia

Dica: Corte em 4 fatias de mesmo tamanho e faça um lanche bem decorado.

9. Bombom de Morango sem Açúcar e sem Lactose e chia

Dica: Conserve em geladeira.

10. Creme de Abacate com Banana e Nutren Senior com sementes de chia

Dica: Sirva gelado com meia colher (sopa) de sementes de chia.

 

24 ideias de lanches fits rápidos com frutas

Quando a gente pensa em dieta equilibrada, a primeira coisa que vem à cabeça são frutas. Não é por menos: elas têm fibra, vitaminas, proteínas, carboidratos, água, sais minerais, compostos antioxidantes... Ufa! Dá até canseira listar os infinitos nutrientes das frutas. Graças a tudo isso é que elas ajudam o intestino preguiçoso funcionar, atuam na prevenção do envelhecimento precoce, aumentam a imunidade e previnem várias doenças .

Com abacate

1. Shake de Abacate e Mel

Dica: Use água gelada na receita

2. Creme de Abacate, Banana e Iogurte Grego

Dica: Sirva polvilhado com as nozes.

3. Chips de Legumes com Maionese de Abacate

Dica: Se desejar, substitua os chips por cenoura, batata-doce, mandioquinha, beterraba ou pelo legume de sua preferência.

4. Rolinhos de Tapioca com Frango e Abacate

Dica: Enrole feito um rocambole, corte em quatro rolinhos e sirva.

5. Guacamole

Dica: Sirva com nachos.

Com banana

6. Bolo de Banana com Farelo de Aveia Sem Glúten

Dica: Deixe o fermento para ser colocado por último no preparo da receita.

7. Smoothie de Iogurte, Kiwi, Banana e Gengibre

Dica: Retire a banana do congelador 5 minutos antes do preparo.

8. Bolinho Integral de Banana e Passas sem Açúcar

Dica: Use forminhas de mini muffin (3 cm de diâmetro)

9. Crumble de Banana, Aveia e Nesfit Iogurte

Dica: Sirva assim que sair do forno. Bem quentinho é melhor.

10. Banana Chips Maggi

Dica: Para o Chips ficar crocante, use bananas bem verdes.

Com maçã

11. Nesfit com Maçã

Dica: Regue com mel.

12. Molico com Melão e Maçã

Dica: Distribua as porções em copos altos e sirva a seguir.

13. Maçãs Assadas

Dica: Deixe no forno por 20 minutos, até que as cascas comecem a murchar levemente.

14. Delícia de Banana e Maçã

Dica: Acrescente a mistura de NUTREN Senior após retirar as frutas do forno.

15. Suco de Maçã e Pera

Dica: sirva bem gelado

Com frutas vermelhas

16. Shake de Frutas Vermelhas e Vanilla

Dica: Distribua a bebida em dois copos e tome bem gelado.

17. Torta Morna de Frutas Vermelhas

Dica: Fica melhor ainda se consumido quente, logo depois de sair do forno.

18. Gelado de Frutas Vermelhas

Dica: Substitua a polpa de frutas vermelhas pela mesma quantidade de polpa de morango, se preferir.

19. Frozen de Frutas Vermelhas

Dica: Use um pote de Iogurte Líquido NESTLÉ® Morango 170g na receita.

Com melancia

20. Smoothie de Melancia

Para saber: A palavra Smoothie significa suave e macio. É uma bebida levemente cremosa e muito refrescante!

21. Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Dica: É importante bater bem os ingredientes, até ficar homogêneo.

22. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas)

Dica: Distribua as frutas nas casquinhas reservadas no momento de servir.

23. Smoothie Refrescante de Melancia, Abacaxi e Molico Origem Vegetal

Dica: Bata no liquidificador e sirva gelado.

24. Copinhos de Frutas e Iogurte (Megacopinhos)

Dica: Espere alguns minutos antes de desenformar e sirva a seguir.

 

5 receitas com iogurte para uma merenda da tarde fitness

Iogurte é um lanche delicioso e ainda pode ser acompanhado de frutas ou um biscoitinho saudável. Os iogurtes – especialmente o Grego – são pura fonte de cálcio e potássio, além de serem ricos em proteínas.

1. Creminho de Iogurte Grego e Manga

Dica: Coma gelado.

2. Panqueca de Iogurte Grego Light, Aveia e Quinoa com Recheio Cremoso de Carne

Dica: Aqueça a frigideira com um pouco de azeite antes de colocar a massa da panqueca.

3. Tapioca de Espinafre com Recheio de Pasta de Iogurte Nestlé Grego

Dica: Coloque um pouco da pasta de Iogurte Nestlé Grego no centro de cada tapioca.

4. Fancy Toast de Grego e Frutas Vermelhas

Dica: Decore com folhas de hortelã.

5. Poke de Iogurte com Frutas e Cereal

Dica: O Cereal Matinal Nesfit fica deixa ainda mais saboroso.

 

Biscoitos entram no lanche fit da tarde

Prometemos colocar biscoito na nossa lista de receitas maravilhosas e aqui estão eles. De polvilho, com aveia, sem glúten: todas as dicas são compostas por ingredientes saudáveis e nutritivos.

1. Biscoito Aveia e Mel com Ameixa

Dica: Deixe por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

2. Biscoito de Polvilho

Dica: Use a criatividade e faça desenhos diversos.

3. Biscoito de Neston 3 Cereais

Dica: Use uma espátula para ajudar a desenformar.

4. Biscoitos Nutritivos Sem Glúten

Dica: Use um rolo para abrir a massa. Isso facilita.

5. Crumble de Morango

Dica: Sirva ainda quente.

 

Queijo é bom e todo mundo gosta

Queijo pode sim ser uma ótima opção de lanche da tarde fit. Usar a criatividade e inseri-lo em receitas variadas só vai fazer bem. Os brancos são considerados os mais saudáveis, por conterem quantidades de gordura menores do que os amarelos. Pode ser também o coalho, feito com leite de cabra; e, principalmente, a ricota.

1. Pão de Queijo Molico

Dica: Congele as bolinhas de pão de queijo e, quando quiser comer, é só tirar do congelador e colocar no forno.

2. Torta de Massa Folhada de Queijo Branco e Vagens

Dica: Use um fio de azeite e gema de ovo para pincelar a massa.

3. Bruschettas de Queijo Brie e Uva

Dica: Você pode substituir o queijo tipo brie pela mesma quantidade de queijo de cabra.

4. Pão de Queijo de Frigideira com Aveia

Dica: Antes de colocar a mistura, aqueça a frigideira.

5. Bruschettas de Gorgonzola e Pera

Dica: Depois de 10 minutos no forno, retire e esfregue o alho sobre cada uma das fatias. Coloque a porção da pasta de gorgonzola reservada, polvilhe o queijo parmesão e leve novamente ao forno.

 

Pepino cai bem no lanche da tarde

Sim, o pepino não serve só para salada. Ele é também uma ótima opção de lanche da tarde fit. Colocá-lo nas receitas vai te levar a consumir um diurético natural, que também é muito rico em potássio.

1. Sanduichinho de Pepino

Dica: Embrulhe em papel-alumínio para conservar.

2. Relish de Pepino

Dica. Sirva com torradas.

3. Suco Verde

Dica: Sirva gelado

 

Perguntas frequentes:

1. O que não pode faltar em um lanche da tarde fit?

Nozes são saborosas e nutritivas. Frutas têm fibra, vitaminas, proteínas, carboidratos, água, sais minerais, substâncias antioxidantes. Iogurtes. Bolos e biscoitos fits também podem fazer parte do cardápio.

2. O que é um lanche da tarde fit?

É uma refeição rica em carboidratos, fibras e proteínas que vão dar mais saciedade e evitar a comilança na hora da refeição principal.

3.

4. Por que comer lanche fit antes da refeição principal?

Os lanches dão mais saciedade e impedem que na hora do almoço ou jantar você queira comer tudo que vir pela frente.

 

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/29-healthy-snacks-for-weight-loss

https://www.womenshealthmag.com/weight-loss/a19959160/best-healthy-snacks-for-weight-loss/

https://snacknation.com/blog/guide/healthy-snacks/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

https://en.wikipedia.org/wiki/Chia_seed

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pepino

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas