Legenda: Capa: Chocolate

Se você curte um chocolatinho de vez em quando, trazemos boas notícias (e verdades também): comer chocolate não vai fazer você perder sua carteirinha de pessoa que tenta levar uma vida saudável.

Legenda: Isso não é necessariamente verdade

Na verdade, o chocolate pode te ajudar a ter uma vida saudável. Isso claro, se você consumir chocolate com moderação, né? Aliás, isso de moderação vale para tudo. Para saber como transformar o chocolate em aliado, vem com a gente que vamos te explicar tudo.

 

Curiosidades

 

Origem do chocolate

Para quem não sabe, o chocolate é produzido a partir do cacau, para sermos mais exatos: das sementes do cacau. Os primeiros povos a morar na região que hoje chamamos de México as consumiam há muito tempo. Tanto que os seus primeiros vestígios remontam a 1.500 a.C.

Quem mais fez uso das sementes de cacau na região foram os maias, que usavam as sementes do cacau para fazer uma bebida amarga, temperada normalmente com baunilha e pimenta, que era considerada sagrada; e durante cerimônias religiosas eram servidos cacaus torrados com mel e especiarias. De maneira muito coerente, pois, o cacau era chamado de fruto dos deuses e usado como moeda de troca por esses povos antigos. Pois é, não são apenas os chocólatras de hoje que acham o chocolate divino.

Banner Chocolates

Com a chegada dos espanhóis, o cacau acabou apresentado à Europa, onde os suíços tiveram a genial ideia de misturar o cacau com leite, finalmente dando origem ao chocolate.

 

Tipos de Chocolate

Já sabemos que existem vários tipos de chocolate, mas você sabe as diferenças entre eles? Será que possuem benefícios diferentes ou são todos iguais? Confira abaixo o que muda de um tipo de chocolate para o outro.

Chocolate Amargo
Os chocolates amargos e meio amargos são os que têm a maior concentração de cacau e baixos índices de açúcares e leite – por isso, são os mais benéficos. Entre seus diversos benefícios, ajudam na circulação sanguínea e nos índices de colesterol bom, o HDL, e quando consumido com moderação, reduzem o apetite e melhoram o metabolismo.

Chocolate ao Leite
É um chocolate mais doce e cremoso, tem um sabor mais adocicado e não traz tantos benefícios quanto os amargos; porém, têm menor concentração de gorduras hidrogenadas que o chocolate branco, por exemplo, o que o faz ser menos calórico.

Chocolate Ruby
O chocolate ruby, que é rosa, por incrível que pareça, não deve à sua cor a corantes, mas sim ao próprio tipo de cacau, que tem uma coloração rosada por causa do ambiente em que é encontrado. Possui um teor de cacau semelhante ao dos chocolates meio amargos e um sabor frutado, enquanto sua textura se assemelha a do chocolate branco. Se trata de um chocolate rico em ácido cítrico, porém ainda é difícil encontrar esse tipo de chocolate no mercado.

Chocolate Branco
O chocolate branco é produzido com a manteiga de cacau, e não tem cafeína em sua composição. Porém, como usa gorduras vegetais, acaba sendo um chocolate mais calórico e com menor valor nutricional.

 

Benefícios do Chocolate: como consumir de forma saudável

O chocolate pode fornecer ao nosso corpo uma substância chamada triptofano, que é o aminoácido responsável pela produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade. Ou seja: o chocolate pode ajudar na melhora do nosso sono, humor e apetite. Tá aí, por isso ele é o fiel companheiro das mulheres na TPM.

E isso tudo se deve ao cacau, que é um poderoso antioxidante. Vale dizer ainda que é considerado o alimento com maior nível de antioxidantes no mundo! Nada mal!

Além disso, o cacau é rico em zinco, magnésio, potássio, entre outros sais minerais, e todos esses benefícios vão juntos para o chocolate. Pouco a pouco, ele está se tornando um dos alimentos "coringa", importantes para o nosso dia a dia. Veja a seguir alguns de seus benefícios.

É anti-inflamatório
O cacau presente no chocolate é rico em anti-inflamatórios, agindo contra radicais livres que podem causar doenças como diabetes e alzheimer.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Os chocolates com altas porcentagens de cacau têm mais compostos ativos polifenóis, que são compostos bioativos ricos em antioxidantes. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, assim como no caso do chá-verde.

Alivia estresse e dores
Por ter substâncias que aumentam a sensação de bem estar e reduzem os níveis de irritabilidade, o cacau presente nos chocolates ajuda a aliviar pequenas dores, o estresse e a ansiedade.

Ajuda a prevenir doenças do coração
Novamente, suas propriedades antioxidantes vêm para salvar o dia, pois mantêm as veias desobstruídas, melhorando a circulação sanguínea pelo corpo e evitando que o sangue coagule.

 

Chocolate faz bem, mas sem exageros!

Por mais que o cacau seja cheio desses maravilhosos benefícios que podem ser encontrados nos chocolates, precisamos ficar de olho nos rótulos para escolher o chocolate que mais trará pontos positivos para nossa alimentação. Por isso, os chocolates com maior teor de cacau são melhores. E se você for fazer alguma receita com chocolate, use cacau ou chocolate em pó. Os resultados vão ser melhores tanto no sabor como na qualidade e benefício.

utra opção são os nibs de cacau, que são menos processados e feitos diretamente a partir dos grãos de cacau. Eles estão se tornando cada vez mais populares nas rotinas de quem treina, por exemplo, mas também podem ser usados no preparo de receitas da mesma forma que são usadas as famosas gotas de chocolate dos cookies.

 

Perguntas Frequentes

 

Chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada?
Sim, comer chocolates de forma equilibrada pode ser benéfico para a nossa saúde. Estudos mostram que o chocolate contém anti-inflamatórios, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, alivia estresse, dores e ajuda a prevenir doenças do coração.

Quanto chocolate posso comer por dia?
Quanto maior a quantidade de cacau, melhor o chocolate; e, nessas condições, comer de 25 a 30g se encaixa dentro de uma quantidade saudável e benéfica. O tamanho e o peso da barra de chocolate determinam a quantidade de quadradinhos para alimentação saudável.

 

Fontes:

medicalnewstoday.com/articles/270272#:~:text=Chocolate%20is%20believed%20to%20contain,eat%20chocolate%20only%20in%20moderation.

weightlossresources.co.uk/logout/news_features/chocolate.htm

unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/beneficios-do-chocolate-e-caracteristicas-de-cada-tipo

mercadodocacau.com.br/artigo/5-beneficios-do-chocolate-para-a-saude

escoladeconfeitaria.com.br/tipos-de-chocolate-voce-conhece-a-diferenca-entre-eles/

blog.barradoce.com.br/2016/02/diferenca-entre-chocolate-nobre-fracionados-e-hidrogenados.html

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.