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Chocolate saudável

Chocolate saudável: benefícios e dicas para escolher

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Atualizado em  novembro 2023

Você sabia que o chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada? Por mais que muitas pessoas achem que esse alimento deve ser excluído da dieta, ele pode participar de uma vida saudável; assim como outros doces e sobremesas, desde que sejam consumidos com moderação e de acordo com as recomendações do nutricionista.

Além de ser delicioso e deixar a alimentação mais prazerosa, o chocolate oferece vários benefícios à saúde – principalmente na versão amarga, que possui maior teor de cacau. Ao longo do texto, confira alguns desses benefícios e descubra como escolher um chocolate saudável para seu estilo de vida.

 

Chocolate saudável: benefícios

Comer chocolate não é sinônimo de fugir da dieta: basta escolher uma versão saudável e consumir com moderação para desfrutar de todos os benefícios desse alimento à base de cacau. Abaixo, veja alguns benefícios do chocolate, que estão ligados, principalmente, ao chocolate amargo:

Combate o estresse oxidativo

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que são compostos com propriedades antioxidantes que protegem as células do estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres. Assim, esse chocolate saudável previne o envelhecimento e degradação precoce das células, beneficiando o organismo como um todo.

Controla a pressão arterial

Além de protegerem as células, os flavonoides do chocolate amargo estimulam a produção de óxido nítrico – uma substância que relaxa os vasos sanguíneos –, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo a pressão arterial.

Regula o colesterol

Certos compostos do chocolate amargo diminuem os níveis de LDL no sangue, o tal “colesterol ruim”, que, ao oxidar, danifica os tecidos do organismo, especialmente o revestimento das artérias.

Protege o coração

Como controla a pressão arterial e regula o colesterol, o chocolate saudável protege o coração e o sistema cardiovascular como um todo, prevenindo doenças e distúrbios cardiovasculares, como doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

Melhora a função cerebral

O chocolate também faz bem ao cérebro, já que seus flavonoides aumentam o fluxo sanguíneo cerebral, potencializando as funções cognitivas, como atenção, memória e aprendizagem. Assim, comer um pedacinho de chocolate saudável antes de uma prova importante é uma forma eficaz (e deliciosa) de estimular as faculdades mentais e garantir o dez.

Fortalece o sistema imunológico

Sabia que é possível melhorar a imunidade comendo chocolate? O chocolate amargo possui compostos que mantêm o sistema imunológico fortalecido – como o zinco, um mineral que protege as células do estresse oxidativo e acelera a cicatrização de feridas.

Protege a pele

Além de combaterem o estresse oxidativo, os flavonoides do chocolate amargo melhoram o fluxo sanguíneo para a pele e protegem as células epiteliais da radiação ultravioleta dos raios solares.

 

Chocolate saudável: tipos

Escolher um chocolate saudável é importante na hora de montar sua dieta, visto que certas versões são mais nutritivas do que outras. Abaixo, veja dois tipos saudáveis e saborosos:

Chocolate amargo

O chocolate amargo é o tipo de chocolate mais indicado por nutricionistas, já que contém um maior teor de cacau e, consequentemente, de antioxidantes. Além disso, ele conta com menores quantidades de açúcares e gorduras. Por isso, é o tipo mais associado aos benefícios do chocolate apresentados anteriormente.

Chocolate ao leite

Já o chocolate ao leite possui um teor menor de cacau, que pode chegar a 49%, contendo menos flavonoides. Porém, como é preparado com leite, esse chocolate tem maiores quantidades de cálcio, fósforo e proteínas.

Portanto, para saber qual tipo de chocolate saudável é mais indicado para sua dieta, consulte um nutricionista.

No site Que Bem Que Faz, descubra outros alimentos deliciosos que podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, e aprenda a ter um estilo de vida saudável sem abrir mão das suas comidas favoritas!


Perguntas frequentes

  • O chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável?

    Claro! Uma dieta saudável não deve ser restritiva – logo, você não precisa abrir mão de doces, sobremesas e chocolates: basta consumi-los com moderação e de acordo com as recomendações do nutricionista.

  • Como escolher um chocolate saudável?

    Para saber qual chocolate é mais indicado para seu estilo de vida, é fundamental consultar um nutricionista, pois somente o profissional poderá dizer qual produto melhor satisfaz suas necessidades nutricionais.

  • Qual tipo de chocolate é mais saudável?

    Cada tipo de chocolate tem seus nutrientes e oferece certos benefícios ao organismo: o chocolate amargo, por exemplo, possui flavonoides com propriedades antioxidantes que combatem o estresse oxidativo; enquanto o chocolate ao leite contém maiores níveis de cálcio e fósforo, minerais importantes para manter os ossos fortes e saudáveis.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-dark-chocolate

https://www.medicalnewstoday.com/articles/270272

https://health.clevelandclinic.org/dark-chocolate-health-benefits/

https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-benefits-of-having-a-healthy-relationship-with-chocolate

https://www.everydayhealth.com/diet-and-nutrition-pictures/delicious-reasons-to-eat-dark-chocolate.aspx

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.