Snacks saudáveis: desvende os mistérios de comer bem na hora do lanche

Legenda: 
Coma bem na hora do lanche

Bateu aquela fome na hora do lanche e não sabe o que comer? Pois este artigo foi feito para você. Aqui, será possível desvendar todos os mistérios de manter a boa nutrição mesmo no intervalo das principais refeições do dia, que todo mundo conhece: o café da manhã, o almoço e o jantar. É que vamos revelar os segredos dos snacks saudáveis.

Depois de conhecer os snacks saudáveis, você ainda vai dispor de uma lista de receitas indispensáveis para promover uma ótima mudança de hábito. E por que mudar os hábitos? É que muita gente acha que a hora do lanche é aquele momento onde tudo é permitido. Só que o exagero e a má alimentação são grandes inimigos da saúde e da qualidade de vida.

Mas, agora que você vai entender o mundo dos snacks saudáveis e fáceis, com certeza terá na mesa – e até na bolsa – somente aliados fortes para contribuir com a sua nutrição, te deixar alimentado e cheio de energia para continuar as tarefas do dia que ainda precisam ser feitas.

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O que são snacks saudáveis?

Os snacks saudáveis são basicamente os lanches que fazemos entre as refeições principais – a diferença consiste no fato de que, em vez de se entupir de sanduíches e salgados hiper calóricos, refrigerantes e doces, você vai aderir às barrinhas de cereal, chips, castanhas, frutas, iogurtes, biscoitos e pipoca. Sim, a pipoca entra nessa lista. Ah, também podem ser incluídos sanduíches naturais, bebidas (como sucos, smoothies e shakes) e até bolos, desde que sejam saudáveis e sem exageros.

 

E o que tem de importante nos snacks saudáveis?

Já ouviu falar em fome de leão? Aquela que faz a gente enfiar o pé na jaca e sair devorando tudo o que vê pela frente? Os snacks saudáveis caseiros são a solução para evitar esse momento e trazer equilíbrio para a rotina alimentar. E isso vale para pessoas de todas as idades, desde as crianças até os avós – afinal, os especialistas garantem que o lanchinho pela manhã e no meio da tarde são super recomendados para manter o peso ideal e a saúde. Isso porque ter sempre um snack saudável e prático nas mãos é o reforço que precisamos para seguir à risca o manual que nos orienta a aumentar a frequência e diminuir o volume da alimentação.

 

Comida fácil, vida leve

O Que bem que faz sabe que você até tenta colocar os snacks saudáveis na rotina, mas com esse corre-corre todo dia, nem sempre é possível. Talvez seja porque você não conhece receitas fáceis que te ajudem com isso.

Não conhecia... agora, chegou a hora de descobrir que dá para viver na companhia de um lanchinho todos os dias, sem precisar demorar horas na cozinha. Até porque, também é preciso ter tempo para descansar e restaurar as forças.

As dicas incluem boas porções de snacks saudáveis e fáceis, ótimas para carregar de um lado para o outro na bolsa!

 

8 receitas de snacks saudáveis

1. Biscoito de Castanha-de-Caju

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma batedeira bata os ovos até que fiquem claros.

- Sempre batendo, junte aos poucos o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha até ficar homogêneo, e reserve.

- Em um recipiente separado, peneire a farinha de trigo, o fermento, o chocolate e misture a castanha-de-caju.

- Junte a mistura seca com o creme reservado, cubra e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

- Com o auxílio de uma colher de chá, porcione pequenas quantidades de massa, enrole com as mãos em forma de bolinhas e marque-as com as pontas de um garfo.

- Leve para assar em assadeira untada com manteiga e farinha em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos.

2. Barrinha de Mel com Aveia

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma batedeira, coloque todos os ingredientes, exceto o Chocolate Nestlé Classic, e bata até que fique homogêneo.

- Coloque em uma assadeira média untada e asse em forno médio (180ºC) preaquecido, por cerca de 30 minutos.

- Corte o Chocolate em pedacinhos e coloque sobre o bolo ao sair do forno.

- Espere 5 minutos e espalhe com uma espátula. Deixe firmar e corte em 12 quadrados.

3. Castanhas Crocantes com Leite em Pó Molico e Passas

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela de fundo largo, coloque as castanhas, o açúcar, o Leite MOLICO, o fermento e a água.

- Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando.

- Assim que começar a açucarar, mexa vigorosamente, sem parar, até secar bem.

- Retire do fogo, junte as uvas passas, misture e deixe esfriar em uma assadeira.

4. Pipoca de Ninho

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela de fundo largo, leve ao fogo alto o milho, o óleo, o açúcar e a água.

- Mexa até que a pipoca comece a estourar.

- Tampe, deixe em fogo baixo e sacuda a panela de vez em quando, até que as pipocas tenham estourado completamente.

- Despeje as pipocas em um recipiente e polvilhe o Ninho Forti+. Misture cuidadosamente e sirva.

5. Bowl de Iogurte e Frutas

Ingredientes Iogurte

Decoração

Modo de preparo Iogurte

- Em um liquidificador, bata o Molico Copo Baunilha e o abacate.

Decoração

- Coloque em um bowl e decore com as frutas. Finalize com a granola

6. Banana Chips Maggi

Ingredientes

Modo de preparo

- Descasque as bananas e corte-as em rodelas finas.

- Em um recipiente, misture as bananas com o Maggi Fondor e distribua em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado com manteiga.

- Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo ou até ficar crocante e dourado.

7. Bolo de Banana com Aveia

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, bata os ovos com o óleo.

- Acrescente as bananas e misture até ficar homogêneo. Adicione o restante dos ingredientes, deixando o fermento por último.

- Em uma forma de furo central (19 cm de diâmetro), untada com óleo e polvilhada com farelo de aveia e canela em pó, despeje a massa e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos.

8. Shake de Frutas Vermelhas

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar cremoso.

- Coloque em um copo e sirva com frutas em cima

Agora que você conhece a importância dos snacks saudáveis e como é fácil adicioná-los à rotina alimentar, é só aproveitar todas as dicas do Que bem que faz! E, se a sua intenção é também perder peso, consulte um especialista para te dar todas as orientações necessárias.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas