Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Comer saudável: 9 dicas para melhorar os hábitos alimentares

Legenda: 
Comer saudável: panela com legumes

Comer bem pode parecer um desafio, sobretudo para quem não curte ou não sabe cozinhar. Mas mudar os hábitos alimentares pode ser mais fácil do que pensamos! Existem muitas comidas saudáveis, e com algumas alterações simples, a alimentação saudável pode virar realidade.

Fique de olho nestas dicas e deixe sua dieta mais equilibrada, uma refeição de cada vez.

 

Dicas para comer saudável

1. Incluir legumes e verduras na dieta

Ricos em vitaminas, proteínas, minerais e muita coisa que faz bem, esses grupos alimentares são fundamentais no almoço e no jantar. Turbinar as refeições com esses alimentos também é uma ótima opção para quem quer uma comida saudável para emagrecer, pois eles costumam ser pouco calóricos e muito nutritivos.

2. Comer três frutas por dia

Saudáveis e saborosas, as frutas são alimentos saudáveis que podem ser consumidos como lanche da tarde, sobremesa e muito mais. Como algumas são ricas em açúcares, duas ou três unidades por dia são suficientes.

3. Reduzir o consumo de sal

Esse mineral está presente em boa parte do que comemos, então monitorar seu consumo é um bom jeito de cuidar da saúde. A pipoca ou a batata-frita não precisam estar cheias de sal para serem gostosas, além de ser possível temperá-las com outros ingredientes. Temperar com alho, manjericão e pimenta também pode ser uma ótima ideia.

4. Incluir alimentos integrais na dieta

As versões integrais dos alimentos geralmente possuem mais nutrientes, como fibras e vitaminas. Substituir o arroz branco por arroz integral, por exemplo, aumenta o valor nutricional do seu prato de uma maneira simples.

5. Beber água

A água faz maravilhas para todo o organismo, então não são só os rins que saem ganhando quando você bebe a quantidade recomendada por dia – que varia entre 2 e 3 litros para a população adulta, dependendo do peso. Esse líquido também pode evitar a fome – e a vontade de comer – entre refeições, ajudando a emagrecer.

6. Diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar ou gordura

Esses compostos podem fazer parte de uma alimentação saudável quando consumidos com moderação. Outra vantagem de reduzir o consumo de doces é acabar apreciando mais o sabor deles, já que eles não aparecem sempre.

7. Diversificar sua alimentação

Para preparar refeições saudáveis, uma ótima dica é usar diversos grupos alimentares que vão garantir uma alimentação equilibrada. Legumes, verduras, frutas, carnes, cereais: todos possuem suas vantagens e benefícios para o corpo.

8. Comer de três em três horas

Se queremos “comer saudável”, não podemos esquecer do “comer”, o que significa também não passar muito tempo em jejum, pois o corpo precisa receber energia regularmente para funcionar bem. Existem diversas opções de lanches saudáveis entre as refeições, como frutas, sanduíches de pão integral, salada de frutas e muito mais.

9. Incluir proteínas em todas as refeições

Além do almoço e jantar, também é bom que outras refeições diárias contenham alguma fonte natural de proteínas. Uma boa forma é incluir ovos no café da manhã, frango desfiado no sanduíche da tarde e um iogurte na ceia. Viu como é simples consumir proteínas ao longo do dia?

Essas dicas mostram que existem muitas pequenas e simples oportunidades de se alimentar bem, com comidas saudáveis. Agora é só aproveitar.


Perguntas frequentes

  • Quais são as melhores dicas para começar a comer saudável?

    Primeiro, saiba que comer saudável é muito mais fácil do que parece. Pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares já fazem uma grande diferença. Para começar, você pode: aumentar o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas; beber pelo menos 2 litros de água por dia; reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura ou ultraprocessados; diversificar sua alimentação e diminuir o consumo de sal.

  • Que grupos alimentares devem fazer parte de uma alimentação saudável?

    Para uma alimentação balanceada, devem estar presentes todos os grupos alimentares, em diferentes proporções. Na hora de montar seu cardápio diário, pense na pirâmide alimentar: priorize alimentos que estão na base, como cereais, tubérculos e raízes, e diminua o consumo de alimentos que estão no topo.

  • Quais são os benefícios da alimentação saudável?

    Entre os – vários – benefícios, estão: disponibilizar mais energia; prevenir doenças e o envelhecimento precoce; regular processos biológicos e melhorar a qualidade do sono, da pele e de outros órgãos.

  • Como incluir proteínas em todas as refeições?

    O segredo é diversificar suas fontes naturais de proteína. Para o café da manhã, algumas opções são: ovos, iogurte, queijo e leite. Já para as grandes refeições do dia, as proteínas animais são ideais, como carne bovina, de frango, de porco e peixes.

  • Comer de três em três horas faz bem?

    Sim! Seu corpo precisa receber energia regularmente para manter tudo funcionando direitinho. Então, nada de fazer aquelas dietas com longos períodos sem comer, exceto com orientação médica.

  • Como aumentar o valor nutricional das refeições?

    Diversificar sua alimentação com diferentes grupos alimentares é a principal forma de tornar suas refeições mais nutritivas. Colocar legumes no seu macarrão do dia a dia, acrescentar oleaginosas ao seu iogurte da manhã e consumir uma fruta como sobremesa, são ótimos jeitos de turbinar o valor nutricional da sua alimentação diária.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/alimentacao-e-saude/

https://www.tuasaude.com/como-fazer-uma-alimentacao-saudavel-para-emagrecer/

https://www.tuasaude.com/piramide-alimentar/

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/in-natura-processados-ultraprocessados-conheca-os-tipos-de-alimento

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas