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Numa mesa, pessoas com casacos se servem de comidas reconfortantes de inverno.

Sabores do inverno: 6 comidas saudáveis para dias frios

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Atualizado em  novembro 2023

O tempo esfria e o nosso corpo já pede uma comida boa e reconfortante, mas além disso, é preciso ficar ainda mais atento no consumo de nutrientes e na nossa saúde. Felizmente, existem diversas opções deliciosas e nutritivas de comida para dias frios, trazendo uma explosão de sabores e ao mesmo tempo cuidando do nosso bem-estar.

Ao optar por refeições saudáveis no inverno, você estará fornecendo ao seu corpo os nutrientes necessários para se manter forte e resistente às mudanças de temperatura. Além disso, a alimentação adequada pode ajudar a prevenir resfriados, gripes e outros problemas típicos dessa época do ano.

Com a chegada do inverno, é comum sentir um desejo por pratos mais substanciais e quentes, que nos aqueçam e nos tragam conforto. No entanto, isso não significa que precisamos abrir mão de uma alimentação saudável. 

Para ajudar a construir uma rotina alimentar saudável e com comidas para dias frios, o QBemQFaz separou alguns dos melhores alimentos e receitas que combinam com a época mais fria do ano. Vem com a gente descobrir os mais diversos sabores do inverno!

A importância de se manter saudável no inverno

É claro que precisamos cuidar da nossa saúde todos os dias, independente da estação do ano. Porém, o inverno, com seus dias mais frios e mudanças bruscas de temperatura, requer uma atenção um pouco maior quando o assunto é nutrição e bem-estar. 

No inverno, manter-se saudável é de extrema importância, pois essa estação traz consigo desafios adicionais para o nosso organismo. O clima frio e a queda da temperatura podem enfraquecer o sistema imunológico, deixando-nos mais propensos a resfriados, gripes e outras doenças respiratórias. 

Além disso, a falta de exposição ao sol reduz a produção de vitamina D, essencial para a saúde óssea e imunidade

Uma boa rotina alimentar e a escolha adequada de alimentos podem desempenhar um papel crucial na manutenção da saúde durante o inverno. Alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, fornecem ao corpo as vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para fortalecer o corpo humano.

6 comidas para dias frios

No inverno, o corpo anseia por alimentos ricos que proporcionem calor juntamente com nutrição. Precisamos de alimentos que nos aqueçam para satisfazer essa vontade. É também uma época do ano em que você pode querer consumir mais especiarias do que nos meses de verão.

Para que você possa preencher a sua rotina alimentar com ótimas refeições nesses dias de inverno, listamos algumas das melhores comidas para dias frios, junto com algumas receitas de fácil acesso! Acompanhe a seguir. 

Mingau e cereais

O mingau e os cereais são opções de alimentos que ajudam na alimentação no inverno, pois são fontes de carboidratos complexos, fibras e nutrientes essenciais. Eles fornecem energia duradoura, promovem a saciedade e ajudam a manter o corpo aquecido durante os dias frios. 

Além disso, são inúmeras opções de cereais integrais, e a grande maioria é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, contribuindo para uma alimentação saudável e equilibrada no inverno.

Olha só essa opção deliciosa de mingau de tapioca e especiarias!

 Receita de Mingau de Tapioca com Especiarias
Legenda: Mingau de Tapioca com Especiarias

Além dela, você pode usar sua criatividade para fazer mingau de aveia com o cereal de sua preferência, adicionar frutas secas e frescas que combinam muito e também oferecem muitos nutrientes importantes para o corpo humano. 

Peixes

Alguns peixes, como salmão, atum, cavalinha e sardinha são excelentes fontes de vitamina D, que desempenha um papel importante em nosso corpo, aumentando a capacidade do corpo de absorver cálcio para ossos e dentes fortes. 

No entanto, no frio, nosso corpo tende a ficar menos exposto ao sol, reduzindo o índice de vitamina D no organismo. 

Por isso, o consumo de alimentos que ajudam na reposição é muito recomendado no inverno. 

Além disso, o salmão, por exemplo, está repleto de proteínas e gorduras saudáveis, e fornece ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir o colesterol ruim e melhorar a circulação sanguínea.

Para você aproveitar da maneira que mais gostar, trouxemos uma receita de salmão cozido, Salmão com Crosta ao Limone, e uma receita com salmão cru - Ceviche de Salmão com Disquinhos de Tapioca!

Receita de Salmão com Crosta ao Limone Molico
Legenda: Salmão com Crosta ao Limone Molico

Tubérculos

Tubérculos, como beterrabas, cenouras e nabos são resistentes ao frio, então são facilmente encontrados durante a época de inverno. Eles são ricos em nutrientes, fibras e vitaminas essenciais, fornecendo energia e nutrição por meio dos mais diversos pratos.

Uma outra vantagem é que eles podem ser armazenados por longos períodos, tornando-se uma opção acessível e prática para manter uma alimentação saudável mesmo quando a disponibilidade de produtos frescos é limitada.

Algumas ideias para o uso de tubérculos são sopas - como esse maravilhoso caldinho de mandioca com shitake -, purês, torta feita com talos e cascas para aproveitar o produto inteiro e muito mais! 

Receita de Torta Saudável de Talos e Cascas
Legenda: Torta Saudável de Talos e Cascas

Frutas cítricas

As frutas cítricas são aquelas azedinhas ricas em vitamina C, como laranjas, limões, kiwis, morangos e outros. Elas são especialmente benéficas durante o inverno devido ao seu papel crucial no fortalecimento do sistema imunológico. 

A vitamina C é conhecida por suas propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os danos dos radicais livres e fortalecem as defesas do corpo contra infecções respiratórias comuns nesta estação. 

Sem contar que ela também auxilia na absorção de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e para manter os níveis de energia durante os dias frios.

Apesar de muitas pessoas relacionarem as frutas cítricas mais com o verão, elas são muito importantes para ajudar na saúde durante o inverno. Procure receitas que combinem com a estação para aproveitar os benefícios, como essa salada de frutas cremosa com aveia ou esse risoto de limão com crosta de parmesão!

Receita de Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão
Legenda: Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão

Espinafre

O espinafre é uma fonte excelente de zinco, um mineral essencial para muitas funções e sistemas normais do corpo, incluindo o sistema imunológico, a cicatrização de feridas e os sentidos do paladar e do olfato.

Além do zinco, o espinafre também é rico em fibras, vitamina C e A. Ou seja, ele é uma ótima opção para reduzir a inflamação, melhorar a saúde ocular, auxiliar a digestão e fortalecer a imunidade! 

E o melhor, o espinafre é um ingrediente curinga, podendo ser utilizado em diferentes tipos de receitas, olha só:

Receita de Tapioca de Espinafre com Recheio de Pasta de Iogurte
Legenda: Tapioca de Espinafre com Recheio de Pasta de Iogurte

Gengibre

Um ingrediente muito versátil que pode ser consumido em doces, salgados e bebidas frias e quentes. 

O gengibre é muito utilizado em comidas de dias frios devido aos seus compostos ativos, como o gingerol, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e a combater infecções respiratórias.

Duas bebidas que ajudam muito durante as épocas mais frias, geralmente, possuem gengibre em sua composição:

Chá de Gengibre com Limão e Mel
Legenda: Chá de Gengibre com Limão e Mel

Já conseguimos entender como manter uma alimentação saudável e equilibrada durante o inverno é essencial para fortalecer o sistema imunológico e se proteger de doenças sazonais. 

Alimentos como gengibre, espinafre, peixe e outros ingredientes nutritivos são excelentes escolhas para impulsionar a saúde e combater os desafios do clima frio. 

Caso veja como necessário, é sempre bom consultar um nutricionista que possa fornecer orientações personalizadas para uma dieta adequada às necessidades individuais e condições de saúde específicas, garantindo um inverno saudável. 

No site do QBemQFaz, você pode bater um papo super legal e tirar todas as suas dúvidas com a nossa nutricionista! Basta entrar na homepage e um balão de conversa irá aparecer na canto inferior direito com a indicação #CHAMANUTRI.


Perguntas frequentes

O que comer no dia de frio?

Em dias frios, é recomendado comer alimentos que ajudam a manter o corpo aquecido e fornecem nutrientes essenciais, como chás, alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, e alimentos que fornecem energia sustentada, como grãos integrais e proteínas magras.

O que as pessoas mais comem no frio?

No frio, as pessoas tendem a consumir alimentos reconfortantes e quentes, como chás, mingaus, sopas e outros.

O que fazer nos dias frios?

Os dias frios são perfeitos para cozinhar comidas reconfortantes feitas com ingredientes nutritivos, como tubérculos, cereais e peixes.

Referências

5 Foods You Should Eat This Winter. Cleveland Clinic, 2022.

Make Ginger Your Best Friend This Winter Season. Doctor NDTV, 2020.

9 foods to keep your body warm in winter. Health Shots, 2021.

Winter Diet: 10 Healthy Foods You Must Eat This Winter. Oladoc, 2022.

 

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