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Comida saudável: veja 15 alimentos e dicas para as refeições

Legenda: 
Comida Saudável: feira

Uma vida saudável passa por uma alimentação equilibrada e saudável. Não há como dissociar uma da outra. Mas a pergunta que muita gente se faz: quais são as comidas mais saudáveis? Pensando nisso, nós montamos uma lista de comidas saudáveis para o dia a dia. Vamos a elas:

 

15 comidas saudáveis

1. Frutas

As frutas estão entre os alimentos saudáveis ​​mais populares do mundo. Super fáceis de consumir, esses alimentos são doces e nutritivos. Entre eles, destacamos a banana, a maçã, o abacate, o morango e a manga, entre outros. Cada um deles tem seu valor nutricional. Algumas são ricas em fibras, por exemplo.

2. Ovos

Os ovos podem ser considerados um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Apesar de no passado já terem sido vistos com desconfiança, estudos recentes mostram que eles são seguros e saudáveis.

3. Carne vermelha magra

A carne bovina magra é uma grande fonte de proteína, além de ser muito rica em ferro. Escolher os cortes de gordura é bom se você estiver em uma dieta baixa em carboidratos.

4. Frango

O frango tem baixo teor de gordura e calorias, e é rico em proteínas (além de ser mais barato do que a carne vermelha). É uma ótima fonte de muitos nutrientes – os marombeiros de plantão que o digam. E quem não estiver consumindo tantos carboidratos no geral, pode até dá ficar um pouco mais à vontade para comer cortes mais gordurosos de frango de vez em quando.

5. Cordeiro

Os cordeiros são geralmente alimentados com pasto e sua carne tende a ser rica em ácidos graxos ômega-3. Não é uma carne tão consumida no Brasil quanto as anteriores, mas vale a pena dar uma chance.

6. Nozes e sementes

Nozes e sementes são alimentos cheios de nutrientes importantes que muitas pessoas não consomem em quantidade suficiente, incluindo magnésio e vitamina E. Isso tudo sem precisar de muito trabalho para preparar. É uma ótima pedida para adicionar à sua rotina. Aqui, destacamos as nozes, sementes de chia, coco, entre outros.

7. Vegetais

Já falamos das frutas, agora chegou a vez dos vegetais, famosos por serem muito nutritivos. Existe uma grande variedade disponível e o melhor é comer muitos tipos diferentes todos os dias para equilibrar.

Destaque para: aspargos, pimentão, brócolis, cenoura, couve-flor, pepino, alho, cebola, tomate, couve, entre outros.

8. Peixe e frutos do mar

Peixes e frutos do mar costumam ser uma aposta segura quando falamos de comida saudável ​​e nutritiva. São ricos em ácidos graxos ômega-3 e iodo, dois nutrientes importantes para o nosso organismo (o iodo, por exemplo, é essencial para a produção dos nossos hormônios).

Pesquisas apontam que aqueles que consomem frutos do mar em grandes quantidades tendem a viver mais e a ter menos doenças. Além de tudo, são uma delícia, vamos combinar, né?

Destaque para o salmão, sardinha, marisco, camarão, truta e atum.

9. Grãos e cereais

Muitos grãos e cereais são ricos em fibras e com certeza fazem parte de uma alimentação equilibrada. Além disso, é fácil inserir grãos na dieta, já que eles podem ser combinados com muita coisa para fazer uma refeição saudável: frutas, saladas, iogurtes… Como bons exemplos, temos a aveia e a quinoa.

10. Leguminosas

Os legumes são uma ótima fonte de proteína à base de plantas. Destaque para o feijão verde, feijão vermelho, lentilha e amendoim.

11. Laticínios

Os laticínios são uma fonte saudável de vários nutrientes importantes: como o cálcio (que ajuda os ossos) e a vitamina A, vitamina B12 e proteínas.Dentre os laticínios, podemos destacar, além do próprio leite, alguns tipos de queijo e o iogurte.

Quem não quer ou não pode (por intolerância à lactose ou alergia), pode escolher as bebidas vegetais, que são enriquecidas com os mesmos nutrientes.

12. Gorduras e óleos

Você deve estar se perguntando: gordura é comida saudável? Sim. Muitas gorduras e óleos são alimentos saudáveis. Podemos destacar o óleo de coco e o azeite de oliva extravirgem. Além da manteiga. Claro que, como sempre, é bom apostar na moderação.

13. Tubérculos

Os tubérculos são órgãos que servem de reserva de energia para algumas plantas. Eles costumam trazer vários nutrientes, como vitaminas C, A e do complexo B. Os mais conhecidos – e bastante nutritivos – são a batata e a batata-doce.

14. Vinagre de maçã

Estudos mostram que o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a perder um pouco de peso. É ótimo para usar como molho para salada, ou para dar sabor às refeições.

15. Chocolate amargo

E para acabar nossa lista, nada melhor do que um chocolatinho. Graças ao cacau, o chocolate amargo é rico em magnésio e antioxidantes. Por isso, quanto maior for a porcentagem de cacau, mais espaço ele pode ter em uma alimentação saudável (sem exageros, claro).

Que tal agora se trouxermos dicas de menu com refeições saudáveis para o almoço, refeições saudáveis para o café da manhã e refeições saudáveis para a noite?

 

Refeições saudáveis para café da manhã

 

Refeições saudáveis para o almoço

 

Refeições saudáveis para a noite

Você ainda pode dar uma olhada nos nossos artigos sobre benefícios de comer saudável e dicas para comer saudável.


Perguntas Frequentes

  • Quais são as comidas mais saudáveis?

    A lista é imensa, mas podemos citar algumas frutas, alguns tipos de carne, leguminosas, tubérculos, nozes e até chocolate amargo.

    Fontes

    https://www.realsimple.com/health/nutrition-diet/healthy-eating/the-30-healthiest-foods?

    https://www.healthline.com/nutrition/50-super-healthy-foods

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas