Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Uma mesa de madeira vista de cima com tigelas de feijoada, fatias de lar, arroz, vinagrete, limão e grãos de feijão. A imagem representa as comidas típicas brasileiras.

Comidas típicas brasileiras que você precisa experimentar

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Só de falar em comidas típicas brasileiras já dá água na boca, não é mesmo? Afinal, a tradicional combinação de arroz, feijão e uma “mistura” é só uma parte pequena de nossas raízes, compostas por temperos marcantes, histórias incríveis e preparos únicos.

O famoso país tropical possui dimensões impressionantes, e ao se aventurar pelo nosso cardápio, é possível explorar um universo de sabores e aromas que revelam as influências e a criatividade de cada região. 

Para levar adiante as saborosas receitas que são um retrato da diversidade cultural, preparamos um conteúdo completo com os segredos culinários, histórias de pratos emblemáticos e muito mais. Vem saber mais com o QBemQFaz! 

A riqueza das comidas típicas brasileiras

A riqueza das comidas típicas brasileiras é um verdadeiro reflexo da diversidade do país. Com suas misturas continentais e uma história marcada por diversas influências culturais, nossa culinária se tornou uma autêntica fusão de sabores! 

Desde os tempos da colonização, as populações indígenas e povos antigos deixaram suas marcas pela história utilizando alimentos como mandioca, jambu, dendê, goiaba, mate, pequi e muitos outros. 

Além disso, influências africanas, portuguesas, espanholas e italianas formaram essa rica miscigenação cultural que pode ser degustada em cada prato típico, que carrega consigo uma história única. Essa herança cultural, transmitida nas receitas tradicionais, faz da culinária brasileira um verdadeiro tesouro gastronômico!

Comidas típicas brasileiras que você precisa experimentar!

Depois de tanta propaganda, chegou a hora de conferir os principais pratos típicos brasileiros que marcam a história nacional. Confira um pouco de cada região!

Feijoada

Não podíamos deixar de começar com um dos pratos mais emblemáticos do cenário brasileiro: a feijoada. Tradicional em restaurantes às quartas e sábados, seu sabor inconfundível conquista milhares de paladares!

Seja ela tradicional, leve, mini ou completa, é uma iguaria que carrega consigo séculos de história, sendo uma mistura saborosa de ingredientes e uma relevância cultural gigantesca.

O prato representa um espírito de celebração e fartura, e leva ingredientes como cortes do porco e feijão preto, acompanhados de arroz branco, couve, farofa, torresmo, vinagrete e laranja. 

Apesar de sua origem um pouco incerta, existem indicações de que foi inspirada e adaptada dos portugueses. Eles trouxeram para as terras brasileiras o costume de preparar um cozido de feijão com sobras de carne de porco, uma forma de aproveitar os ingredientes e evitar o desperdício. 

Com o tempo, essa tradição foi influenciada pelas culturas indígenas e africanas, que acrescentaram novos ingredientes e temperos, enriquecendo ainda mais o sabor da feijoada e chegando ao que conhecemos hoje!

Mas e aí, você sabe fazer uma feijoada inesquecível? Clique aqui e confira o passo a passo! 

Receita de Feijoada
Legenda: Receita de Feijoada

 

Lucas Fabozzi, culinarista e gerente de comunicação digital do site Receitas Nestlé, oferece algumas dicas preciosas para uma autêntica feijoada brasileira: 

"Para uma feijoada perfeita”, diz, “escolha ingredientes frescos, além de deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Além disso, nada de medo de panela de pressão, afinal ela é sua melhor aliada no preparo deste prato tão icônico!"

Moqueca

A palavra moqueca vem de mu’keka - língua quimbundo do noroeste da Angola - e significa “caldeirada de peixe”. O prato típico brasileiro que dá o que falar possui duas versões mais conhecidas, sendo elas a moqueca baiana e a moqueca capixaba.

Na Bahia, a moqueca é geralmente preparada com azeite de dendê e acompanhada de arroz e farofa. Já no Espírito Santo, a moqueca é feita com azeite de oliva e não leva coentro, sendo tradicionalmente servida com pirão e arroz branco.

Mas, além dessas versões, a moqueca possui um universo de variedades, inclusive vegetariana, como a moqueca de palmito. Cada região do Brasil possui sua própria interpretação da receita, com ingredientes e sabores que refletem as tradições e influências locais. 

Caso nunca tenha experimentado, saiba que está prestes a vivenciar uma verdadeira explosão de sabores e aromas! Essa iguaria brasileira, independente de sua versão, combina temperos frescos e muito amor, criando um prato delicioso. 

Receita de Moqueca de Palmito
Legenda: Receita de Moqueca de Palmito

 

Sobre essa receita, Lucas esclarece: “ a moqueca é muitas vezes confundida com um ensopado ou mesmo uma caldeirada, mas cada prato tem sua característica principal. Além disso, a moqueca é uma excelente opção para você experimentar novos sabores de peixes e frutos do mar."

Pão de Queijo

Se você ainda não acredita que o pão de queijo é uma das principais e melhores comidas típicas brasileiras, saiba que a culinária mineira não está para brincadeira. Isso porque, em 2023, ele foi considerado o 3º melhor café da manhã do mundo! 

Sua história começou em Minas Gerais, por volta de 1750. As primeiras receitas eram feitas misturando aparas endurecidas de queijo com o polvilho, ingrediente mais acessível proveniente da mandioca, considerando que muitas pessoas não tinham acesso fácil à farinha de trigo, que era importada.

Com o passar do tempo, ovos e leite, também encontrados em abundância na região, foram adicionados à receita para aprimorar a textura e o sabor. E apesar de carregar o título de pão, essa iguaria é mais parecida com um biscoito de polvilho, seja ele azedo ou doce, feita com ovos, sal, óleo vegetal e queijo. 

Sua consistência macia e elástica faz com que ele seja simplesmente irresistível, e a melhor parte é a praticidade de fazer pão de queijo em casa

Receita de Pão de Queijo
Legenda: Receita de Pão de Queijo

 

Para acompanhar essa receita deliciosa, Fabozzi dá algumas dicas: "o Pão de Queijo é perfeito para ser consumido puro ou então com recheios diversos, como requeijão, goiabada ou doce de leite."

Arroz Carreteiro 

Viajando para o sul do Brasil, encontramos uma das comidas típicas mais tradicionais: o arroz carreteiro! Também conhecido somente como carreteiro, esse prato típico do Rio Grande do Sul já conquistou o país inteiro, sendo muito popular, principalmente, no pós-churrasquinho feito em casa. 

 

Isso porque ele consiste na combinação de arroz, carne bovina finamente picada e refogada, podendo ser utilizada carne-seca desfiada ou em pedaços. A receita ainda conta com ingredientes como paio, bacon e linguiça. 

Todos esses elementos são refogados em bastante gordura, juntamente com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, garantindo um sabor marcante e bem temperado. 

O arroz carreteiro, também conhecido como maria-isabel em algumas regiões, surgiu durante as jornadas dos carreteiros, transportadores de cargas que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois. 

Eles utilizavam técnicas e ingredientes que não dependiam da geladeira, como a carne de sol ou charque, para a comida ficar conservada por muitos dias de viagem. 

O sabor do arroz carreteiro é bem rico em diversidade, trazendo aromas da carne com temperos de uma forma que nos faz sentir um quentinho no coração, remetendo à momentos em família. 

Receita de Arroz Carreteiro
Legenda: Receita de Arroz Carreteiro

Tacacá

Dessa lista, o tacacá é uma das comidas típicas brasileiras mais únicas e difíceis de encontrar fora da sua região de origem, o norte do país. Ele é um prato famoso da região Amazônica, com raízes na culinária indígena.  

Sua preparação consiste em um caldo amarelado chamado tucupi, com a goma de mandioca. É servido bem quente, com pimenta, camarão seco e jambu, uma erva da Amazônia que causa uma sensação de dormência na boca.

Sua origem é provavelmente ancestral, sendo uma variação da sopa indígena chamada "mani poi", que já era apreciada pelos povos indígenas muito antes da chegada dos europeus à região. 

Não encontrou algum restaurante que sirva esse prato por perto, mas quer ter a experiência gastronômica do norte do Brasil em sua casa? Dê uma olhada nessa receita de Tacacá e amplie seu cardápio! 

Receita de Tacacá
Legenda: Receita de Tacacá

Outros pratos típicos brasileiros

Agora que você já sabe mais sobre a culinária brasileira e sua verdadeira festa de sabores e tradições, chegou a hora de explorar outras receitas de norte a sul. Confira!

Nordeste

Norte

Sul

Sudeste

Centro-Oeste

Mas não se engane! Essa é apenas uma pequena amostra da incrível diversidade de comidas típicas brasileiras que esperam por você em cada parte do nosso país. 

Gostou do conteúdo e quer descobrir ainda as maravilhas culinárias que o nosso país tem a oferecer? Continue acompanhando os artigos do QBemQFaz!


Perguntas frequentes

Quais são os pratos típicos brasileiros?

Os pratos típicos brasileiros são diversos e refletem a rica diversidade cultural do país. Além da feijoada, moqueca, arroz carreteiro, pão de queijo e tacacá, podemos encontrar uma infinidade de receitas saborosas!

Qual é a principal comida típica do Brasil?

A lista de comidas típicas do Brasil é bem grande, mas dentre as principais podemos citar a feijoada, que é um clássico, a moqueca e o pão de queijo.

Referências:

Gastronomia Brasileira, Uniasselvi, 2019

Alimentos Regionais Brasileiros, Ministério da Saúde, 2015

Cozinha Folclórica, Prefeitura de SP, 2012

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.