Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Como consumir mais proteína? Dicas para se alimentar melhor

Legenda: 
Como consumir mais proteína: ovos

Entre quem faz dietas para emagrecer e pessoas veganas, só para darmos dois exemplos, a dúvida persiste: “Como consumir mais proteína?” Neste artigo, você irá conhecer alimentos ricos em proteínas e como mudar seus hábitos alimentares para consumir mais proteína.

 

Como consumir mais proteína? Mudando os hábitos alimentares

A maior parte das pessoas adquire proteína através das carnes, seja de aves, de peixes ou carne vermelha. Contudo, quem for vegano não precisa se preocupar: também dá para consumir proteínas só comendo alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e oleaginosas.

É importante ter em mente que quando pensamos em consumir mais proteína, não podemos esquecer de diversificar o cardápio para manter uma alimentação equilibrada capaz de oferecer nutrientes e vitaminas para além da proteína. Afinal, todos eles são necessários para a manutenção do corpo e da mente. Por isso, aqui também vale a nossa recomendação de sempre: o primeiro passo de uma dieta é uma consulta com um nutricionista.

Ao começar a comer, a proteína vem primeiro.

Uma boa dica de como consumir mais proteína é começar a fazer o prato por ela, e não pelos carboidratos. Isso porque a proteína traz a sensação de saciedade mais rapidamente do que os outros grupos alimentares, te deixando mais satisfeito e muitas vezes eliminando a necessidade de comer em excesso.

Adicionar quinoa na dieta

A quinoa é um grão rico em aminoácidos - substâncias que compõem as proteínas - e tem 8 gramas de proteína por copo, o que faz dela, uma ótima opção para substituir o arroz ou complementar as saladas e refeições no caso de quem quer consumir mais proteína. Além disso, há receitas deliciosas com quinoa como esse Quibe de Quinoa Recheado ou essa Panqueca de Quinoa com Filé Mignon e Molho de Abóbora Sem Glúten.

Evitando carne? Já experimentou tofu?

Feito de soja e similar a um queijo, o tofu contém diversos nutrientes e aproximadamente 8 gramas de proteína por porção (100g). Pode ser preparado das mais diversas maneiras e é uma boa opção para quem quer consumir mais proteína e está evitando alimentos de origem animal. O tofu pode ser consumido puro, grelhado ou usado em saladas e sopas e é super saboroso.

Proteína em todas as refeições

Para consumir mais proteína, é importante adicioná-la em todas as refeições. Começar com ovos ou cereais no café da manhã, procurar um almoço cheio de proteína como um filé de frango grelhado com uma saborosa salada de quinoa e, no jantar, algo leve como essa sopa de ervilha com tofu: eis um exemplo de cardápio do dia para quem quer consumir mais proteína. Ah, sim: faltou a sobremesa, que não precisa ser deixada de lado. Dá para experimentar um Sorvete Proteico ou esse Shake de Manteiga de Amendoim e Cacau com Molico + Proteína, que são aliados saborosos na busca de aumentar o consumo de proteína.

Café da manhã proteico

Há diversos tipos de proteínas que são ideais para começar o dia. Afinal, a proteína irá garantir que a energia gasta pelo seu corpo seja consumida de forma mais lenta e equilibrada, fazendo com que você se sinta saciado por mais tempo. O ovo, como já dissemos, é um bom exemplo de alimento rico em proteína e saudável.

Lanche da tarde? Procure por lanches proteicos

Uma ótima maneira de consumir mais proteína é através dos lanches durante o dia. Que tal substituir o pão com manteiga da tarde por algumas fatias de queijo ou um mix de nozes? Afinal, são alimentos leves e fáceis de comer e com um alto índice de proteína. Apenas 100g de amendoim contém em média 26g de proteína, enquanto que apenas uma fatia de mussarela contém 8g de proteína.

Com essas dicas valiosas, você já tem algumas respostas para a pergunta “Como consumir mais proteína?”. Mas não se esqueça: antes de se perguntar como consumir mais proteína é necessário saber se você precisa aumentar seu consumo proteico e consultar seu médico nutricionista para uma orientação mais detalhada. Alguns casos de deficiência em vitaminas podem necessitar de suplementos que devem ser receitados por seu médico, bem como ao começar uma nova dieta orientações de um profissional são sempre bem-vindas!


Perguntas Frequentes

  • Qual a diferença entre a proteína animal e vegetal?

    Todas as proteínas são compostas por aminoácidos que podem ou não ser essenciais. A principal diferença entre a proteína animal e vegetal é a concentração de determinados tipos de aminoácidos em cada alimento.

  • O que são as proteínas completas?

    Proteínas completas são aquelas que possuem os 9 tipos de aminoácidos essenciais em grande quantidade. Alguns alimentos com proteínas completas são a quinoa, chia, soja e pasta de amendoim.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/14-ways-to-increase-protein-intake#TOC_TITLE_HDR_9

    https://www.healthline.com/nutrition/20-delicious-high-protein-foods

    https://www.thehealthy.com/nutrition/how-to-eat-more-protein/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/321522

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/325552#dairy

    https://www.frimesa.com.br/pt/produto/mussarela

    https://www.healthline.com/nutrition/protein-in-egg

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/14-ways-to-increase-protein-intake#TOC_TITLE_HDR_9 https://www.healthline.com/nutrition/20-delicious-high-protein-foods https://www.thehealthy.com/nutrition/how-to-eat-more-protein/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/321522 https://www.medicalnewstoday.com/articles/325552#dairy https://www.frimesa.com.br/pt/produto/mussarela https://www.healthline.com/nutrition/protein-in-egg

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas