Como preparar quinoa: 4 maneiras fáceis e rápidas para cozinhar a semente sem perder tempo

Legenda: 
Como preparar quinoa

Ainda não conhece os benefícios da quinoa? Então, a primeira dica é: aproveita que a página do Que bem que faz já está aberta, clica aqui neste link e descobre 7 benefícios da quinoa. Ficar por dentro das vantagens de ter sempre essa semente na mesa vai ser um incentivo a mais para querer saber como preparar quinoa.

LEIA TAMBÉM:

 

Tipos de quinoa

Sim, existe mais de um tipo de quinoa. Na verdade, as formas predominantes dela se diferenciam pelas cores: a quinoa pode ser dos tipos preta, vermelha, amarela e branca – sendo essa última a mais usada no Brasil.

E há um motivo para essa divisão (além da cor, é claro): o sabor. A branca tem um sabor mais suave, enquanto as outras são mais fortes e até um pouco amargas.

Mas agora vamos ao que mais interessa aqui. Como preparar quinoa? O Que bem que faz vai te revelar três maneiras de preparar quinoa para comer. A quantidade você escolhe, podendo ser 250 gramas.

 

Como preparar quinoa de um jeito fácil

O primeiro passo para preparar a quinoa é lavar bem as sementes em água corrente. Deixe a quinoa escorrendo enquanto coloca um litro de água para ferver. Coloque a quinoa na panela com água fervente e adicione tempero pronto, para dar mais sabor. Depois, é só cozinhar por 15 a 20 minutos com a panela tampada. Escorra a água e então basta escolher como vai saborear a quinoa. Pode ser em um belo Tabule Fresco de Quinoa.

 

Como preparar quinoa torrada

Quer dar uma caprichada no preparo da quinoa? Então aproveite essa dica! O processo muda pouca coisa do anterior. Comece lavando bem as sementes; enquanto elas escorrem em uma peneira fina, aqueça uma colher de azeite de oliva em fogo médio a alto. Com o azeite aquecido, coloque a quinoa e deixe tostar por cerca de 2 minutos. Mas lembre-se de mexer sempre para não queimar! Adicione meio litro de água filtrada, sal a gosto e espere cozinhar por cerca de 15 minutos. Fica maravilhoso em um Picadinho de Carne, Alho-poró, Mandioquinha e Quinoa.

 

Como preparar quinoa no microondas

É uma maneira simples e rápida de preparar quinoa – só tome cuidado na hora de escolher o recipiente, porque é preciso que ele tenha tampa e seja adequado para o microondas. O princípio de tudo é o mesmo: lave bem e escorra a quinoa. Coloque as sementes no recipiente, adicione água até cobri-las, tampe e leve ao aparelho. O cozimento vai durar 6 minutos, porém, na metade do tempo (3 minutos), retire a quinoa do microondas e mexa; depois, retorne e deixe cozinhar o restante do tempo. Use para preparar um Risoto de Quinoa com Limão Siciliano delicioso.

 

Como preparar quinoa na panela de pressão elétrica

O trabalho aqui é mínimo. Você só vai lavar e escorrer a quinoa, colocar na panela, adicionar a água já quente, sal e, se preferir, tempero pronto. Programe a panela para cozinhar por 15 minutos. Em seguida, espere a pressão baixar e a quinoa está pronta para consumir. Que tal um Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa?

 

Coma quinoa e fique saudável

Fácil demais aprender como preparar quinoa! Com essas maneiras simples e rápidas, agora é só aproveitar todo o sabor e nutrição do alimento. Sim, porque a semente é altamente nutritiva: ela tem proteína, fibra, manganês, magnésio, fósforo, folato, cobre, ferro, zinco, potássio, vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E, além de ômega 3 e 6. É ou não é vantagem saber fazer quinoa?


Perguntas frequentes

  • 1. Como preparar quinoa?

    A quinoa pode ser preparada em panela comum com água e tempero pronto. A segunda forma é usar a panela comum, mas antes de colocar para cozinhar, torrar as sementes com azeite de oliva. Também dá para preparar quinoa no microondas e na panela de pressão elétrica.

  • 2. Quais os tipos de quinoa?

    A quinoa pode ser dos tipos preta, vermelha, amarela e branca – sendo essa última a mais usada no Brasil. E há um motivo para essa divisão, além da cor é claro: o sabor. A branca tem um sabor mais suave, enquanto as outras, são mais fortes e até um pouco amargas.

  • 3. Quais os benefícios da quinoa?

    A quinoa é rica em proteína, fibra, manganês, magnésio, fósforo, folato, cobre, ferro, zinco, potássio, vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E, além de ômega 3 e 6.

    Referências

    https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5971/1/2013_LuizFelipeCardosoDeMoraesFilho.pdf

    https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/6405/1/texto%20completo.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas