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Várias Cranberrys

Cranberry: benefícios e como consumir

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Várias Cranberrys
Atualizado em  novembro 2023

O cranberry é uma fruta típica do hemisfério norte e não é tão conhecida por aqui. Crescendo melhor em climas temperados, ela chega ao Brasil importada – o que pode acabar deixando ela um pouco mais cara na hora da compra.

Apesar disso, o cranberry tem benefícios importantes à saúde, por isso vale a pena investir neles para variar e melhorar a dieta do dia-a-dia. Se você ainda não conhece os benefícios do cranberry para a saúde, confira alguns abaixo!

 

Cranberry e seus benefícios para a saúde

Previne a infecção urinária

Um dos benefícios mais importantes do cranberry é sua atuação na prevenção da infecção urinária, que ocorre principalmente em mulheres.

Os cranberries possuem alta quantidade de fitonutrientes A, que impedem a bactéria causadora da infecção de se fixar na bexiga. Diversos estudos apontam que tomar suco de cranberry, ou usar suplementos feitos com a fruta nas refeições, diminui o risco de infecções urinárias em crianças e adultos.

Fonte de vitaminas e minerais

Os cranberries possuem diversos tipos de vitaminas – entre elas, as vitmanas E, C e K1 – e minerais – como o manganês e o cobre. Um copo de cranberries por dia é equivalente a 25% à quantidade diária recomendada de vitamina C.

Fonte de antioxidantes

Outro benefício do cranberry é que, além de ser cheio de vitaminas e minerais, ele também possui antioxidantes. Esses antioxidantes têm várias funções que ajudam a manter a boa saúde do corpo.

A primeira delas é reduzir os níveis de colesterol LDL (também conhecido como “colesterol ruim”) e assim aumentar o colesterol HDL (o “colesterol bom”). Junto com a regulagem de colesterol, os antioxidantes também ajudam a diminuir a pressão arterial. Atuando nesses dois lados, os antioxidantes do cranberry ajudam a garantir a sua saúde cardíaca.

Os antioxidantes também são importantes para reduzir os riscos de problemas inflamatórios e as doenças crônicas que derivam dessas questões.

 

Como consumir cranberry

Após conhecer os benefícios do cranberry, você deve estar pensando em como trazê-lo para sua alimentação no dia-a-dia. Não é difícil!

O cranberry pode ser comido puro, como tantas outras frutas. Porém, por seu gosto ácido, muitas pessoas não gostam de comê-lo sem nenhum acompanhamento. Por isso, há diversas outras maneiras possíveis de consumir a fruta.

O mais comum é fazer suco – ou então uma batida – de cranberry junto com outras frutas mais doces. Outros usos comuns do cranberry são as geleias e xaropes para acompanhar alimentos e como recheio de pães e muffins.

Contudo, é preciso saber que, com a adição de açúcar, as cranberries perdem boa parte de seu valor nutricional. Isso não significa que você não pode consumir derivados de cranberry; você apenas deve juntar a fruta com outros alimentos que contenham menos açúcar, como castanhas, por exemplo. Você também pode misturar cranberry com iogurte puro, ao invés de um que já tenha sabor.

Lembre-se sempre, também, de que a moderação em relação às quantidades é necessária para todos os alimentos – incluindo frutas, como o cranberry.

O cranberry, apesar de ser uma fruta mais difícil de ser encontrada no Brasil, possui diversos benefícios que vão fazer da sua alimentação ainda mais saudável! Sempre é hora de trazer essas deliciosas frutinhas para sua vida!

E se você quiser conhecer outras dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Que Bem que Faz!


Perguntas Frequentes

  • O que é cranberry e para o que serve?

    O cranberry é uma fruta ácida típica do hemisfério norte, fonte de diversos nutrientes e que é usada principalmente para prevenir infecções urinárias.

  • Qual é a quantidade ideal de cranberry por dia?

    A quantidade máxima de cranberry recomendado por dia para uma pessoa é de 480 ml.

  • Quais são as desvantagens do cranberry?

    O cranberry não é recomendado para pessoas com pedra no rim (ou com predisposição para desenvolver pedra no rim), pessoas que tomam anticoagulantes e para quem toma varfarina.

     

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/foods/cranberries

https://health.clevelandclinic.org/benefits-of-cranberries/

https://www.webmd.com/food-recipes/health-benefits-cranberries

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