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Dicas rápidas para melhorar sua saúde através da alimentação

Legenda: 
Dicas rápidas: mulheres se alongando

Manter uma alimentação saudável com tanta correria não é uma tarefa fácil: o tempo para cozinhar é tão pouco que às vezes dá vontade de pedir fast food todo dia. Entretanto, uma dieta balanceada – que, além de gostosa, contenha os nutrientes de que o corpo precisa – é fundamental para uma boa saúde. Por isso, para ajudar você a não descuidar da alimentação em meio a tantos afazeres, Que bem que faz vai dar algumas dicas rápidas de como ajudar a melhorar a saúde com a alimentação adequada. São práticas simples de seguir e inserir na rotina. Com elas, vai ser mais fácil organizar o projeto de vida mais saudável.

 

1. Beber água

Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado esse bem precioso para o nosso corpo, mas isso pode ser mudado! Para começar, é sempre bom encher uma garrafa de água e levar consigo para tomar enquanto se trabalha, estuda etc. Outra prática que ajuda a não esquecer de tomar água é trocar o refrigerante ou suco da refeição por uma garrafinha de água, de vez em quando.

 

2. Cozinhar em casa

Ao cozinhar em casa, podemos selecionar os alimentos, escolher as porções adequadas e cuidar da preparação – por isso, quase sempre é mais saudável comer em casa do que fora. Arrisque um pouco na cozinha e teste receitas! Mesmo quem não tem tempo para cozinhar, pode tentar preparar receitas e congelar para ir comendo ao longo da semana.

 

3. Procurar manter uma dieta balanceada

Uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários é o ideal de uma dieta equilibrada. Consumimos muitas calorias, gorduras, açúcares e sódio devido à rápida urbanização e aos estilos de vida atuais. Uma alimentação equilibrada é importante para a saúde física, mental e emocional; por isso, dentre as opções alimentares, é necessário conter fibras (14 g para cada 1000 kcal ingerida, dependendo da idade, sexo e consumo energético), vitaminas (Vitamina C 45 mg/dia, para adultos), minerais (entre homens de 18 a 25 mg/dia, e mulheres, de 10 a 16 mg/dia), proteínas (0,8g/Kg por dia), gorduras (14,8 g/dia, ou seja, 6% a 7% da energia consumida diária) carboidratos (50% e 60% do valor calórico total) e água. Com tudo isso você pode ganhar mais energia, melhorar o humor e ter mais saúde! Porém, não se esqueça de sempre consultar um nutricionista.

 

4. Leia os rótulos

Toda vez que for ao mercado, gaste um tempo lendo os rótulos dos alimentos, pois saber os valores nutricionais de cada produto vai te familiarizar sobre os benefícios para sua saúde que cada ingrediente traz. E assim você também verifica cada quantidade de carboidratos, proteínas, sódio etc.

 

5. Mantenha a rotina

Uma rotina organizada, além de ajudar na saúde física, também tem efeitos na saúde mental. Manter horários fixos para cada refeição, por exemplo, auxilia no funcionamento do metabolismo: segundo pesquisas, podemos nos beneficiar consumindo a maior parte das calorias durante o dia, porque é quando o metabolismo é mais eficiente. Com a alimentação ocorrendo nos horários ideais, o processo de digestão é melhor.

 

6. Quantas refeições por dia?

Para ter uma alimentação saudável, você também precisa ter bastante atenção quanto às quantidades. Os especialistas indicam até seis refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço, jantar e intervalo de lanches. Comer de forma mais fracionada auxilia a não ter tanta fome.

 

7. Inclua doces na alimentação

Crie uma sobremesa natural – que tal uma salada de frutas? Banana com granola, por exemplo, pode ser uma boa opção. Delicie-se com essa alimentação saudável, o seu corpo agradece por essa substituição positiva de guloseimas!

 

8. Consuma grãos integrais

Os grãos integrais possuem mais fibras do que os refinados. Por isso que, ao escolher seu alimento, prefira os que possuem “100% integral” apresentado no rótulo. Além de nutrientes, os grãos integrais contêm vitaminas e minerais.

 

9. Evite gordura em excesso

A gordura dentro do limite recomendado faz muito bem, porém em excesso pode causar problemas para sua saúde. Consuma gordura considerada boa, como azeitonas, salmão, nozes, ovos, linhaça e chocolate.

 

10. Cuidado com dietas milagrosas

Aparecem inúmeras dietas milagrosas todos os dias nos meios de comunicação, por isso tome bastante cuidado com as dietas que são passadas como da moda. Uma reeducação alimentar é mais confiável e trará mais qualidade para sua saúde – e não esqueça de sempre consultar um médico para fazer esse acompanhamento.

A saúde é primordial para termos uma vida de qualidade. Por isso, aproveite essas dicas para melhorar sua alimentação, colocando-as em prática todos os dias!


Perguntas Frequentes

  • O que são conservantes?

    Conservantes são substâncias químicas que aumentam o tempo de vida útil de um alimento, protegendo contra bactérias e fungos.

  • O que significa alimento integral?

    São alimentos que não passaram por processo de refinamento.

  • Onde encontrar alimentos integrais?

    Os alimentos integrais podem ser encontrados na forma de pães, massas, farinha de milho e farinha de aveia, por exemplo.

Fontes:

https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/water-and-healthier-drinks.html

https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel

https://bvsms.saude.gov.br

https://www.chemicalsafetyfacts.org/preservatives/

https://www.naturalbalancefoods.co.uk/community/healthy-living/what-are-whole-foods/

https://www.scielo.org

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas