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Dieta cetogênica: Cardápio para 7 dias

Legenda: 
Dieta cetogênica

Quem acompanha o Que Bem Que Faz, já sabe: a dieta cetogênica é uma dieta restritiva em que a pessoa diminui o consumo de carboidratos a uma média de 20-50 gramas por dia, o que dá mais ou menos de 10 a 15% do total de calorias que ela ingere no dia. E qual é o objetivo?

A dieta cetogênica busca fazer com que o corpo “queime” gorduras ao invés de carboidratos para produzir energia e, assim, facilitar a perda de peso.

A dieta cetogênica pode trazer uma série de benefícios para a saúde, como, por exemplo, o aumento do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom. Além disso, a dieta cetogênica também controla o apetite, aumenta a disposição e energia e proporciona um controle da pressão arterial e a diminuição de sintomas de síndromes metabólicas. Pensando nisso, preparamos esse cardápio de 7 dias para você se inspirar, venha ver!

 

Quem pode fazer a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica geralmente é recomendada para controlar e prevenir convulsões e crises de epilepsia, mas ela também pode ser indicada para combater a obesidade, a diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Pessoas saudáveis que querem emagrecer também podem fazer essa dieta, desde que façam acompanhamento com um nutricionista.

 

Quem não pode fazer a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica não é recomendada para maiores de 65 anos, crianças, adolescentes, grávidas e mulheres que estão amamentando. Além de também precisar ser evitada por pessoas com risco aumentado de cetoacidose, como diabéticos tipo 1, diabéticos tipo 2 descontrolados, pessoas com baixo peso ou com histórico de doenças no fígado, rins ou alterações cardiovasculares, como AVC. Também não é indicado para pessoas com pedra na vesícula ou que estejam fazendo tratamento com medicamentos à base de cortisona. Nestes casos, a dieta cetogênica deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.

 

Benefícios e riscos da dieta cetogênica

A dieta cetogênica traz uma série de benefícios para o corpo, que vão desde um emagrecimento rápido, até melhoras na saúde. Essa é uma dieta que ajuda no controle da acne, já que as espinhas surgem devido ao excesso de açúcar no organismo, que tem sua quantidade reduzida por conta do consumo de alimentos baixos em açúcar; a dieta cetogênica também ajuda no tratamento de alguns tipo de câncer, na prevenção contra doenças do coração, na melhora dos sintomas de Síndrome do Ovário Policístico, no controle de convulsões, entre outros benefícios.

Quanto aos riscos, como essa é uma dieta que restringe o consumo de carboidratos, é possível que o corpo mude a forma com que ele consome energia. Por conta disso, o corpo começa a apresentar sintomas parecidos com os da gripe nos primeiros dias da dieta, pois seu estoque de carboidratos se torna reduzido. Os sintomas incluem:

Outros riscos que podem vir com a dieta cetogênica é o desgaste dos rins, problemas digestivos, deficiências nutricionais, baixos níveis de glicose no sangue, entre outros riscos que são causados pela desidratação e baixa ingestão de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Tendo isso em mente, lembre-se sempre de fazer acompanhamento com um nutricionista caso decida aderir a essa dieta.

 

Como funciona o cardápio da dieta cetogênica

Por se tratar de uma dieta restritiva, a dieta cetogênica não pode ser feita por muito tempo, pois a baixa ingestão de carboidratos e outros nutrientes pode fazer com que surjam problemas de saúde.

Tendo isso em mente, o cardápio da dieta cetogênica vai incluir muitos alimentos ricos em gorduras boas, proteínas e fibras, porém baixas quantidades de carboidratos. Dentre os alimentos que entram no cardápio da dieta cetogênica, teremos frutas como o abacate e o morango, carnes como salmão e almôndegas, muita salada, ovo e outras opções. Confira mais desse cardápio abaixo.

 

Cardápio da dieta cetogênica: dia 1

 

Dia 2

 

Dia 3

 

Dia 4

 

Dia 5

 

Dia 6

 

Dia 7

É importante ressaltar que na dieta cetogênica, por se tratar de uma dieta que possui restrições, pode ser necessário o uso de suplementos de vitaminas e minerais, o recomendado é que você adere a essa dieta apenas com o acompanhamento de um nutricionista.


Perguntas frequentes

  • Quais frutas posso comer na dieta cetogênica?

    Você pode comer frutas ricas em gordura como o abacate, ou ricas em vitaminas como o morango, o limão, a amora e a framboesa. Evite frutas ricas em carboidratos como a maçã e a banana.

  • Por quanto tempo posso fazer a dieta cetogênica?

    Como essa é uma dieta restritiva, o ideal é que ela não dure muito tempo, por via das dúvidas, faça acompanhamento com um nutricionista durante toda a dieta e questione-o sobre o tempo máximo que é possível manter essa dieta.

     

Fontes

https://www.asic.pt/images/nova_pasta/casos_clinicos_2017/dia-13-dez/AP_15_Dieta-Cetogenica.pdf https://www.scielo.br/j/ramb/a/dX9Fyfxvmgrry4vZB6vCfCh/abstract/?format=html&lang=pt https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3972 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2008 https://www.healthline.com/nutrition/dangers-of-keto-diet https://www.medicalnewstoday.com/articles/319196#2-improves-acne

Contribuição de:

Lilian Barbosa

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas