Dieta da sopa funciona?

Legenda: 
Dieta da Sopa

A dieta da sopa se tornou bem famosa nas redes sociais e muitas receitas de diferentes sopas “pipocaram”. Contudo, são poucas as informações sobre ela.

Exatamente por esse motivo escrevemos esse artigo sobre a dieta da sopa e as questões em torno dessa estrela da internet. Então? Vamos lá?

 

O que é a dieta da sopa?

A dieta da sopa é baseada no consumo de alimentos leves e de baixa calorias ao longo do dia que substituem as refeições principais (almoço e jantar). Além da sopa, frutas, legumes, chás e água estão liberados no decorrer da dieta que tem a duração de uma semana.

Por ser uma dieta de baixa caloria extrema, a pessoa que a segue precisa do acompanhamento de um um médico ou nutricionista para acabar não deixando de lado nutrientes essenciais para o seu corpo. Além disso, ela é uma dieta criada para pacientes e recomendada pelos médicos antes e/ou após procedimentos médicos.

Mesmo que o método seja aparentemente eficaz no emagrecimento, não há como garantir que ela é saudável quando a pessoa a faz por conta em busca de emagrecimento rápido.

O processo de emagrecimento é muito simples na teoria: para emagrecer, a pessoa precisa criar o chamado déficit calórico, que nada mais é do que ingerir menos calorias do que gasta. Assim, uma dieta para emagrecer saudável passa por uma reeducação alimentar e, claro, pela atividade física, que é um ótimo meio de queimar calorias.

Agora, a dieta da sopa realmente ajuda a emagrecer de forma rápida e pode ser seguida por um tempo bem limitado, e com a devida orientação. Isso porque, as dietas restritivas não são sustentáveis no longo prazo.

A dieta da sopa também pode também pode ajudar o intestino a funcionar melhor e a dar uma maior sensação de saciedade a quem a segue, porque é rica em fibras. E as fibras ajudam muito nessas duas coisas.

 

Como é o cardápio para a dieta da sopa?

O cardápio da dieta da sopa costuma ser bem limitado, aquela lista que a pessoa olha e já pensa na fome que sentirá durante o dia… Para termos uma ideia, um café da manhã típico da dieta da sopa inclui apenas uma xícara de chá ou suco e uma ou duas fatias de fruta. O almoço ou jantar, como era de esperar, são sopa: três conchas para um e duas para o outro...

Já deu para perceber que a dieta da sopa realmente só vale a pena se for prescrita pelo médico ou nutricionista com uma finalidade bem específica… Aliás, quando for esse o caso, a dieta da sopa deve ser acompanhada do começo ao fim pelo profissional que a prescreveu. Reduzir muito as calorias e a qualidade nutricional da dieta por causar problemas como:

  • Tonturas
  • Perda de massa muscular
  • Enfraquecimento do sistema imunológico

Para ter uma alimentação saudável e bem equilibrada, devemos incluir todos os nutrientes necessários (carboidratos, proteínas e gorduras) além das vitaminas e minerais.

E se você quer saber mais sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz, e use Chat Nutri para tirar suas dúvidas sobre saúde e nutrição em tempo real e nutra-se de informação!

Para mais informações sobre dietas saudáveis e muito mais, explore o site do Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • Para quem essa dieta é contraindicada?

    Ela é contraindicada para mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas com tendência à hipoglicemia, idosos e pessoas com histórico de transtorno alimentar.

  • A dieta da sopa emagrece?

    Quando feita com acompanhamento especializado, é muito provável que a pessoa consiga emagrecer. Contudo, ela não é uma dieta recomendada para o longo prazo por ser muito restritiva e deixar de fora nutrientes importantes.

  • Quanto tempo dura a dieta da sopa?

    Ela dura, em média, 1 semana.

Contribuição de:
Lilian Barbosa
Lilian Barbosa

Nutricionista esportiva e clínica.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas