Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Manga, maçã ou kiwi? Conheça mais sobre dieta de frutas

Legenda: 
Dieta de frutas

Uma dieta de frutas pode ser saborosa, nutritiva e ecologicamente correta. No entanto, você sabe como essa dieta funciona? É importante conferir benefícios e cuidados antes de adotar a dieta de frutas. Confira-os a seguir.

 

O que é a dieta de frutas?

A dieta de frutas, ou frutariana, é uma dieta vegana restritiva, que exclui todos os alimentos de origem animal, priorizando frutas, vegetais e por vezes nozes e sementes. As pessoas que seguem essa dieta consomem de 17 a 18% das calorias diárias em frutas, preferindo alimentos crus e não cozidos.

As frutas são ricas em vitaminas e nutrientes, contendo fibras e outras propriedades antioxidantes benéficas para o organismo, ajudando a ter uma pele mais bonita e a perder peso. Não há uma única forma de seguir a dieta: enquanto alguns seguem um cronograma de 15 dias para a perda de peso, outros mantém essa rotina alimentar por conta dos ideais ambientais, em respeito aos animais e à natureza.

 

Quais os benefícios da dieta de frutas?

Quando falamos de uma dieta baseada em frutas, alguns benefícios que podem ser listados são os seguintes:

Algumas pessoas adicionam nozes, sementes e legumes na dieta, para complementar as necessidades nutricionais do corpo e conseguir nutrientes que não podem ser encontrados nas frutas – como a proteína. Assim, a dieta de frutas pode se tornar mais completa.

 

Cuidados ao adotar a dieta de frutas

Ao adotar qualquer tipo de dieta, é importante ter o acompanhamento nutricional de um médico especializado, para que este possa te orientar sobre as necessidades do seu corpo. Por ser uma dieta restritiva, não é recomendada para grávidas, mulheres amamentando, diabéticos, atletas e idosos. Além disso, é preciso estar muito atento ao adotar essa dieta, já que diversos nutrientes essenciais acabam ficando de fora, como as proteínas, ômega-3 e vitamina B12. Ao iniciar essa dieta, é preciso se ater principalmente às suas necessidades nutricionais individuais, sem ser necessário seguir uma fórmula ou cardápio – mas lembre-se que variar a alimentação é importante, hein?

Adotar uma dieta de frutas pode ter seus benefícios, mas não se esqueça de procurar acompanhamento médico antes de adotar qualquer dieta restritiva. Além disso, comer de forma variada e ter uma alimentação equilibrada é a única forma de oferecer todos os nutrientes de que seu corpo precisa.


Perguntas frequentes

  • Como se chama a pessoa que só come fruta?

    A pessoa que adota essa dieta para a vida é chamada de frugívora – ou seja, praticante do frugivorismo, que é uma variação mais restritiva de uma alimentação vegana.

  • Posso comer alimentos crus na dieta de frutas?

    Sim, se alimentar de frutas in natura e não processadas é um princípio importante da dieta de frutas.

  • É possível perder peso comendo apenas frutas?

    Sim, a maioria das frutas tem um baixo teor calórico e são ricas em fibras. Isso traz sensação de saciedade e permite que você perca peso.

     

Fontes

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/fruit-diet#:~:text=The%20fruitarian%2C%20or%20fruit%2C%20diet,also%20be%20eaten%20in%20moderation. https://www.healthline.com/nutrition/best-weight-loss-fruits https://health.clevelandclinic.org/fruitarian-diet-is-it-safe-or-really-healthy-for-you/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/fruit-diet https://betterme.world/articles/14-day-fruit-diet/ https://www.everydayhealth.com/diet-nutrition/top-fruits-to-support-weight-loss-and-how-to-enjoy-them/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas