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Dieta do ovo: o que é e como seguir essa dieta polêmica

Legenda: 
Dieta do ovo

O ovo é um alimento que, apesar de muito nutritivo, sempre esteve cercado de polêmicas. E a famosa dieta do ovo não é diferente. Aprenda um pouco mais sobre a polêmica dieta do ovo, que tem esse alimento controverso como protagonista.

 

Dieta do ovo: o que é?

A dieta do ovo é uma dieta de poucas calorias que se baseia no consumo de ovos cozidos no decorrer do dia, sem restringir nenhum alimento. Nessa dieta altamente proteica, você deve incluir de 2 a 4 ovos em 2 ou mais refeições diárias.

A inclusão de mais ovos na alimentação aumenta a sensação de saciedade, favorecendo o ganho de massa muscular e a perda de peso, caso a pessoa esteja em déficit calórico, ou seja, consumindo menos calorias do que gasta.

 

Dieta do ovo: o ovo faz bem?

Por muito tempo se acreditou que o ovo aumentava o colesterol, e por esse motivo ele era considerado um vilão. A crença era que o colesterol presente no ovo contribuiria significativamente para o aumento dos níveis de colesterol no organismo. Porém, pesquisas realizadas em humanos constataram que isso não ocorre. Hoje o ovo é considerado um alimento benéfico para a saúde, pois é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e gorduras boas.

 

Dieta do ovo: nutrientes

O ovo é um alimento saudável, barato e de alto valor biológico. Ele ainda possui proteínas muito importantes para o organismo, que constroem, reparam e formam hormônios, enzimas e anticorpos.

Confira abaixo alguns dos nutrientes encontrados no ovo:

 

Dieta do ovo: benefícios

A dieta do ovo é indicada para pessoas que querem definir os músculos ou emagrecer sem flacidez, uma vez que o ovo é uma ótima fonte de proteínas. Segundo estudos, a síntese proteica máxima – ou seja, a maior produção de proteínas pelo corpo – pode ser atingida com a ingestão de 20g de proteínas por refeição, mas esse valor varia de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Assim, o ovo, com suas 6g de proteínas, pode ser um grande aliado para atingir essa meta.

 

Dieta do ovo: como preparar os ovos

Na dieta do ovo, a melhor maneira de preparar esse alimento é cozinhá-lo na água ou no micro-ondas, pois assim não há acréscimo de gorduras ou calorias. O omelete é outra opção interessante, quando feito com pouco óleo, manteiga ou azeite em uma frigideira antiaderente.

 

Dieta do ovo: quantidade de ovos diária

A quantidade de ovos recomendada por dia varia de pessoa para pessoa. Abaixo, veja quantos ovos devem consumidos por certos grupos:

Lembre-se de que essas quantidades são apenas estimativas e o seu caso deve ser avaliado por um nutricionista.

Além disso, o ovo deve ser consumido com moderação por pessoas que têm alergia à proteína do ovo (albumina), que apresentam alterações genéticas no metabolismo de gorduras ou que seguem dietas com restrição proteica, como pacientes com doença renal.

 

Dieta do ovo: conclusão

No geral, o ovo não oferece riscos para a saúde e pode ser associado a uma dieta saudável, desde que faça parte de uma alimentação equilibrada.

Por isso, para seguir a dieta do ovo ou qualquer outra dieta, é fundamental realizar acompanhamento nutricional regular, a fim de verificar se a alimentação está equilibrada e com a quantidade de minerais e vitaminas necessária para alcançar seus objetivos.

Para saber mais sobre estilo de vida saudável, confira outros artigos completos no site Que Bem Que Faz.


Perguntas Frequentes

  • Dieta do ovo engorda?

    Depende. A dieta do ovo pode ser utilizada para engordar, emagrecer ou manter o peso, de acordo com as recomendações do médico e do nutricionista.

  • Dieta do ovo funciona?

    Caso você siga as orientações médicas e consulte regularmente o nutricionista, a dieta do ovo pode trazer diversos benefícios para a saúde.

  • Quais são os alimentos permitidos na dieta do ovo?

    Nessa dieta, não há restrição de alimentos. O único princípio é aumentar o consumo diário de ovos.

Fontes

https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/moeducitec/article/view/8504 https://ufla.br/noticias/pesquisa/12460-ovo-como-ingerir-o-alimento-para-beneficiar-musculos-e-emagrecimento https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-health-benefits-of-eggs

Contribuição de:

Lilian Barbosa

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas