A dieta do HCG

Legenda: 
Dieta do HCG

Você já ouviu falar sobre a dieta do HCG? Vez ou outra essa dieta aparece como uma sugestão milagrosa para emagrecimento rápido. Mas será que ela funciona? Será que ela é sustentável no longo prazo? E, mais importante, será que ela faz bem para a saúde? Para tirar essas e outras dúvidas sobre a dieta do HCG, é só vir com a gente.

 

O que é a dieta do HCG?

A dieta do HCG é composta por um plano alimentar com baixas calorias (aproximadamente 500) e a aplicação de um hormônio chamado HCG, que é produzido naturalmente pela placenta durante uma gestação.

A aplicação desse hormônio, supostamente, diminuiria o apetite e aceleraria o metabolismo, fazendo com que a pessoa perdesse peso. Contudo, é bom deixar avisado desde já que não há evidência de que o HCG reduza apetite ou estimule o metabolismo. Além do que, mexer com hormônios não é uma coisa que se possa fazer sem acompanhamento de especialistas. Na verdade, pode ser bem arriscado para a saúde.

O que realmente pode emagrecer na dieta do HCG é a quantidade reduzida de calorias, já que 500kcal por dia corresponde mais ou menos às calorias presentes no almoço de um adulto. Também isso pode trazer problemas, já que o corpo precisa de uma alimentação equilibrada que lhe dê os nutrientes necessários para funcionar bem.

 

Como funciona a dieta do HCG?

A dieta do HCG é dividida em etapas: mais radicais ou menos, onde o consumo de alimentos específicos é indicado. Ainda assim, em todas as etapas as 500 kcal devem ser sempre seguidas, independente da fase que esteja.

  • Fase Inicial: alimentos calóricos e com alto teor de gorduras como queijos amarelos, carne vermelha, salmão, cream cheese, óleo de coco, amendoim e azeite. Isso serviria para o corpo estocar mais energia e suportar a restrição de calorias que estariam por vir.
  • Fases 2 e 3: o consumo de gorduras acima e inclusão do consumo de vegetais, restringindo ao máximo o consumo de carboidratos.
  • Fase 4: consumir os alimentos citados acima, incluindo em pouquíssima quantidade algumas frutas, iogurtes e bebida alcoólica.

 

Existe algum alimento proibido na dieta HCG?

Como já vimos, a dieta do HCG é bem restritiva (e portanto, não é uma dieta saudável!). Assim, era de esperar que proibissem alguns alimentos, como tudo que tenha açúcar e sobremesas em geral, pães e massas, embutidos e até leguminosas, como feijão.

 

Efeitos e malefícios a longo prazo

Uma dieta restritiva não é sustentável no longo prazo, pois pode prejudicar as atividades ao longo do dia, como treinos e trabalho. Ela ainda pode diminuir a concentração, disposição e produtividade.

Além de prejudicar a atenção, a disposição e a produtividade na realização de atividades, a dieta do HCG ainda pode trazer consequências como:

  • Deficiências nutricionais
  • Queda de cabelo
  • Dores de cabeça
  • Alterações de humor
  • Constipação
  • Fadiga física e mental
  • Sintomas depressivos
  • Arritmia cardíaca
  • Complicações de saúde em diabéticos, pacientes com problemas renais ou cardíacos
  • Infertilidade
  • Início de quadros de compulsão alimentar.

Por isso, é muito importante procurar sempre orientação médica e nutricional antes de começar uma dieta, principalmente se ela for restritiva e prometer emagrecimento rápido. Vale a pena perguntar-se também se determinada dieta vai mesmo fazer bem para o seu corpo. Garantimos que o emagrecimento saudável é aquele passo a passo, mudança a mudança, onde você consegue seguir as orientações a longo prazo.

Por isso, a dieta do HCG não é recomendada para ninguém, principalmente por conta da administração de hormônios, que é perigosa. Quem quiser emagrecer efetivamente no menor período de tempo possível, precisa procurar um nutricionista.

E se você quer saber mais sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz, e use Chat Nutri para tirar suas dúvidas sobre saúde e nutrição em tempo real e nutra-se de informação!

Agora, para informações sobre dietas saudáveis e alimentação equilibrada, você pode explorar o site do QbemQfaz e aproveitar todo o nosso conteúdo.

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853


Perguntas frequentes

  • O que é o HCG?

    O HCG é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e durante a gravidez é produzido em larga escala. Isso porque ele é responsável por garantir o bem-estar do feto no útero e é um dos marcadores de gravidez.

  • Quanto tempo dura a dieta HCG?

    A dieta duraria cerca de 23 dias, sendo os dias em que a pessoa menstrua sem a aplicação do hormônio. O que é muito tempo passando por uma restrição intensa de nutrientes necessários para o organismo.

Contribuição de:
Carol Horcajo
Carol Horcajo

Nutricionista Clínica e Esportiva, pós graduada em Nutrição Infantil e Adolescência pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP - Centro de Nutrição Funcional

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas