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Dieta paleolítica: o que você precisa saber antes de começar

Legenda: 
Dieta paleolítica

A dieta paleolítica vem sendo muito procurada por quem quer uma dieta para emagrecer. Porém, é preciso muita calma nessa hora. Antes de começar qualquer dieta, vale entender o que é, para que foi criada, ainda antes de saber quais os alimentos permitidos e proibidos.

Para ajudar você a saber mais sobre a dieta paleo, Que Bem Que Faz traz mais informações sobre ela? Mas vale lembrar: é indispensável conversar com um nutricionista antes de entrar em qualquer dieta.

 

O que é dieta paleolítica?

Carinhosamente apelidada como dieta paleo, essa dieta consiste em uma alimentação baseada na era dos primeiros humanos. Naquela época, não existia alimentos em abundância como temos atualmente, e os nossos ancestrais precisavam caçar e coletar vegetais para comer e sobreviver.

Naquela época, os alimentos ricos em carboidratos não eram abundantes. Ainda não havia plantações de trigo, por exemplo, o que quer dizer que não havia pães, bolos nem massas (deviam ser tempos bem difíceis, aliás). Por isso, a dieta paleolítica possui um cardápio com alimentos ricos em proteínas e gorduras saturadas, com baixas quantidades de carboidratos. Sua base de consumo são as carnes e os vegetais.

 

Alimentos da dieta paleo:

Dá para ter uma ideia da dieta paleo conhecendo os alimentos permitidos e não permitidos no seu cardápio. Em resumo, podemos dizer que ela é uma dieta low carb. Sabendo disso, já dá para imaginar os alimentos recomendados na dieta paleolítica:

 

Para que serve a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica surgiu com a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje como a diabetes, distúrbios metabólicos, obesidade e doenças cardiovasculares, são consequências do consumo exagerado de alimentos ricos em farinhas e açúcar. Por isso, a dieta paleolítica tenta remontar como seria a alimentação de nossos ancestrais, que supostamente não sofriam com essas doenças (embora na verdade não seja tão simples saber disso, afinal, estamos falando de pré-história).

 

O que você precisa saber antes de fazer a dieta paleolítica?

Como já dissemos, antes de começar qualquer tipo de dieta, é preciso consultar um nutricionista. Afinal, ele é o profissional capaz de indicar uma dieta personalizada para as necessidades de cada indivíduo. Com a dieta paleo não é diferente. Uma dieta mal planejada pode oferecer alguns riscos para a saúde.

Por exemplo, as carnes, que podem ser consumidas à vontade na dieta paleo, devem ser consumidas com cuidado. Afinal, sabemos que exagero não combina com uma alimentação equilibrada. O limite do consumo de proteínas indicado pela OMS é de no máximo 30% das nossas calorias diárias.

 

Classes alimentares da dieta paleolítica

Confira como cada classe alimentar é utilizada dentro da dieta paleolítica a seguir:

 

Quais alimentos evitar na dieta paleolítica?

Agora que sabemos quais são os melhores alimentos para ingerir na dieta paleolítica, é bom lembrar também, quais alimentos evitar. São esses:

 

Dieta paleolítica emagrece?

A dieta paleolítica pode levar ao emagrecimento mais rápido uma vez que há a redução do consumo de carboidratos refinados. A questão é que os carboidratos são importantes para o nosso corpo, e sabemos que dietas para emagrecer muito restritivas, como a dieta paleo, não são sustentáveis no longo prazo.

Por isso, não vamos cansar de insistir: o acompanhamento com um profissional nutricionista é importante. As dietas que dão preferência à proteína na alimentação, como a dieta paleo e a dieta proteica, podem, sim, funcionar, desde que planejadas e acompanhadas por um nutricionista.

Para saber mais sobre alimentação equilibrada, saúde e bem-estar, é só acompanhar o Que Bem Que Faz.


Perguntas frequentes

  • O que é a dieta paleolítica?

    A dieta paleolítica, ou dieta paleo, é, em resumo, uma dieta com baixo consumo de carboidratos que procura se inspirar na alimentação dos primeiros humanos.

  • Como começar a fazer a dieta paleo?

    Antes de começar a fazer a dieta paleolítica, o recomendado é procurar o acompanhamento profissional de um nutricionista.

    Fontes:

    CALDER, P.C. Fatty acids and inflammation: The cutting edge between food and pharma. J. Pharmacol. 2011, 668, 50–58

    CORDAIN L.The Nutritional Characteristics of a Contemporary Diet Based Upon Paleolithic Food Groups. JANA (2002) Vol. 5, No. 3

  • Contribuição de: Melina Conejo

     
Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas