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3 primeiros passos para começar uma dieta saudável

Legenda: 
Dieta Saudável

Quando pensamos em dieta, logo vem à mente: emagrecimento! E com essa palavra costuma vir outra: restrição! Mas uma dieta saudável não precisa e nem deve ser restritiva. Podemos sim consumir menos calorias do que gastamos, mas o mais importante é pensar em uma alimentação inclusiva, com muitos alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, entre tantos outros!

Antes de falarmos sobre os 3 primeiros passos para começar uma dieta saudável, vale lembrar a importância de trabalhar a reeducação alimentar! Seguir as dietas da moda, ou a que deu certo para a vizinha, não é garantia de sucesso. Dietas muito restritivas, aquelas em que não podemos comer aquilo de que gostamos nunca, não costumam durar muito, porque logo depois os velhos hábitos alimentares voltam e com isso o peso volta a aumentar.

Para começar aos poucos, é interessante traçar pequenas metas, como por exemplo: “Essa semana vou beber mais água” ou “Vou comer mais uma porção de verduras no meu dia”. Pequenas metas são mais fáceis de serem alcançadas, ajudando na disciplina.

Mas afinal, quais são os 3 primeiros passos para começar uma dieta saudável?

 

Primeiro passo para uma dieta saudável

Comer mais fibras alimentares. As fibras causam sensação de saciedade e por isso nos ajudam a comer menos! Também controlam os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para o emagrecimento saudável. Além disso, as fibras também ajudam a diminuir o colesterol e atuam na prevenção do câncer. Elas podem ser encontradas em alimentos como frutas, legumes, vegetais e cereais integrais.

Um estudo propôs que as fibras agem como um obstáculo ao ganho de peso por três possíveis razões:

1. As fibras ocupam o lugar das calorias na dieta;

2. Alimentos ricos em fibras nos obrigam a mastigar mais, o que está diretamente ligado à sensação de saciedade!

3. As fibras diminuem a absorção de outros alimentos no intestino delgado.

E olha que bacana: o estudo mostrou também que a ingestão de fibras ajuda contra o excesso de peso!

Os alimentos ricos em fibras ainda têm menos calorias em comparação aos alimentos ricos em gorduras. Dessa forma, alimentos ricos em fibras podem substituir as calorias dos demais alimentos não ingeridos.

Os especialistas recomendam que sejam consumidas diariamente 14g de fibras a cada 1000 calorias. Mas se você passar dessa quantidade, não se preocupe: as pesquisas apontam que você poderá ter ainda mais benefícios!

 

Segundo passo para uma dieta saudável

O segundo dos 3 primeiros passos para começar uma dieta saudável é: comer quando tiver fome e não quando tiver vontade. A vontade de comer está associada com a ansiedade e estresse, podendo levar ao ganho de peso. Sendo assim, não se alimente das suas emoções! Evite comer quando estiver triste, muito feliz ou ansiosa(o).

Coma quando estiver com fome, e saiba que você não precisa necessariamente comer de 3 em 3 horas.

 

Terceiro passo para uma dieta saudável

Preste atenção na qualidade da sua alimentação! O último passo para começar uma dieta saudável é fazer escolhas saudáveis. Iniciar uma dieta não é abrir mão do que você mais gosta, mas sim adaptar para um novo hábito alimentar, equilibrado e mais saudável, e que te ajude a chegar mais próximo do seu objetivo - seja ele qual for!

E aí, pronto para começar uma dieta saudável? Lembre-se de sempre recorrer a um nutricionista caso queira iniciar qualquer dieta, ele saberá suas necessidades e irá traçar o melhor plano alimentar possível para as suas condições de saúde e estilo de vida!

E se você quer saber mais sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz, e use Chat Nutri para tirar suas dúvidas sobre saúde e nutrição em tempo real e nutra-se de informação!

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Perguntas frequentes

  • Posso comer doces durante uma dieta saudável?

    Sim! Você pode comer doces desde que seja um consumo balanceado. Alimentos ricos em açúcares e gorduras devem ser consumidos em porções moderadas para não causar eventuais danos na saúde.

  • Como a dieta pode melhorar a saúde?

    Começar uma dieta com um acompanhamento de um profissional é muito mais fácil e as chances de atingir seu objetivo são bem maiores! . Afinal, através de um plano alimentar personalizado é possível melhorar significativamente sintomas de compulsão, vontade de beliscar, fadiga e TPM. É importante fazer sempre com acompanhamento para que esse profissional oriente, peça exames laboratoriais, faça prescrição de suplementos e vitaminas quando necessário, e esteja sempre disposto a tirar as dúvidas que surgirem no dia a dia.

  • REFERÊNCIAS

    Bernaud F.S.R. & Rodrigues T.C. (2013) Fibra alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab. 57/6 405

Contribuição de:
Melina Conejo
Melina Conejo

Nutricionista clínica especializada em terapia nutricional.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas