Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta sirtfood: o que é e quais são seus benefícios e malefícios

Legenda: 
Dieta Sirtfood: Vinho tinto

A dieta sirtfood ficou muito conhecida principalmente por ter sido desenvolvida por dois nutricionistas de celebridades: Aidan Goggins e Glen Matten, que trabalhavam em uma academia no Reino Unido.

A dieta sirtfood foi baseada nas pesquisas realizadas com sirtuínas, um grupo de proteínas encontradas no nosso corpo que participam de processos importantes do nosso organismo, como:

Atualmente, nos preocupamos muito em perder ou manter peso, o que faz com que busquemos dietas “da moda” na internet, e a dieta sirtfood é uma delas. Outro motivo para a fama dessa nova dieta foi incluir chocolate amargo e vinho tinto. Isso porque eles têm polifenóis na sua composição, que são substâncias que ativam as enzimas sirtuínas.

Embora “libere” o chocolate e o vinho, vale ressaltar que a dieta sirtfood é, sim, uma dieta restritiva. Por isso, o recomendado é não entrar nela sem orientação de um nutricionista.

 

Alimentos e bebidas permitidos na Dieta Sirtfood

Os alimentos e bebidas permitidos pela dieta sirtfood são:

 

Fases da dieta sirtfood

Além da lista de alimentos, outra marca da dieta sirtfood são as suas duas fases, sendo que a primeira mais restritiva que a segunda. Vamos falar um pouco sobre elas:

1. A primeira fase da dieta sirtfood dura sete dias. Nos primeiros três dias deve-se consumir três sucos verdes e uma refeição rica em alimentos sirt (os alimentos que já listamos), devendo totalizar 1.000 calorias por dia. Já nos dias quatro a sete, a pessoa pode consumir 1.500 calorias, tomando dois sucos verdes e fazendo duas refeições por dia.

2. A segunda fase da dieta sirtfood serve de manutenção e dura mais quatrorze dias. O objetivo é perder peso de forma constante. São três refeições balanceadas, ricas em alimentos sirt e proteínas, além do suco verde.

 

Cardápio da dieta sirtfood

Já dissemos que a dieta sirtfood, como qualquer dieta, precisa de acompanhamento profissional, com um nutricionista. Por isso, aqui vamos dar um cardápio de exemplo apenas para você fazer uma ideia de como as pessoas que seguem essa dieta se alimentam. Não se trata de uma sugestão de alimentação, certo?

Café da manhã

A primeira refeição do dia pode incluir alimentos como omelete de couve, vitamina de frutas com aveia e leite de soja, muesli, suco verde, iogurte e mirtilos.

Almoço e jantar

Lanches

 

Benefícios da dieta sirtfood

A dieta sirtfood pode parecer estranha, sobretudo porque traz alimentos que não costumamos ver muito na mesa do brasileiro. Entretanto, ela pode até trazer alguns benefícios como diminuir processos inflamatórios, por causa da quantidade de alimentos ricos em polifenóis que são consumidos, e aumento do consumo de alimentos nutritivos.

Ela ainda pode trabalhar o equilíbrio alimentar e a disciplina do indivíduo, isso porque, ainda que a pessoa possa comer chocolate 70% cacau, são só dois quadradinhos e não uma barra inteira. Assim como tomar vinho, que são apenas 15 ml.

 

Malefícios da dieta sirtfood

O problema em relação à dieta sirtfood é a baixa quantidade de calorias e carboidratos, principalmente nos primeiros dias. Diminuir muito as calorias e fontes de carboidratos, também diminui a energia e disposição do indivíduo. Isso ainda pode aumentar a fome e a irritação, prejudicando o dia a dia.

Além disso, por não ser um plano alimentar pensado para um caso individual e não ter acompanhamento de um nutricionista, pode acarretar em grandes problemas, como:

Vamos repetir: se você quer perder ou manter peso de forma saudável, o ideal é ter um acompanhamento com um nutricionista e ter uma alimentação equilibrada. Assim você não priva seu corpo de alimentos que precisa e nem precisa passar horas e horas sem comer.

Para mais dicas de alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz.


Perguntas frequentes

  • Quais são os alimentos permitidos na dieta sirtfood?

    Os alimentos permitidos são: alcaparras, azeite, café, castanha, cebola, cebola roxa, chocolate amargo (70% ou mais), frutas, nozes, pimentas, rúcula, salmão e frango.

  • A dieta sirtfood funciona?

    Pode funcionar. Ela é uma dieta que priva bastante o consumo de calorias e carboidratos, o que te faz perder peso rápido. Contudo, ela pode trazer malefícios à saúde. Por isso recomendamos que se consulte com um nutricionista. Assim você vai receber um plano alimentar dedicado para o seu caso e seus objetivos.

  • O que é a dieta sirtfood?

    A dieta sirtfood é uma dieta baseada em alimentos sirt, ou seja, que são ricos em polifenóis que ativam um grupo de proteínas chamado sirtuína. A sirtuína ajuda no envelhecimento saudável, a diminuição de inflamações e o aumento do metabolismo.

Fontes:

Marcus, M. (2016). A moderna “dieta Sirtfood” realmente funciona? Obtido em https://www.cbsnews.com/news/sirtfood-diet-does-it-work/

Reinagel, M. (2018). O que é a dieta Sirtfood? Obtido em https://foodandnutrition.org/blogs/stone-soup/what-is-the-sirtfood-diet/

Melina Conejo

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas