Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta da sopa: é eficaz ou não?

Legenda: 
Dieta da sopa

Muitos, provavelmente, já ouviram sobre a dieta da sopa e seus “efeitos milagrosos” – prometendo até mesmo que se você fizer a “dieta da sopa para emagrecer 7kg em 7 dias”, conseguirá secar em pouco tempo.

Mas será que a dieta da sopa é eficaz? Será que ela é segura? Fizemos esse artigo para explicar tudo sobre essa dieta e quais são seus efeitos. Vamos lá?

 

O que é a dieta da sopa?

A dieta da sopa é uma dieta que, basicamente, contém alimentos leves e de baixa calorias, podendo substituir as refeições principais como o almoço e o jantar. Estão permitidas nela frutas, legumes, chás e água, que devem ser consumidos de maneira controlada, em porções pequenas.

A dieta dura cerca de 1 semana e promete um emagrecimento de 7kg em 7 dias – daí sua grande popularidade nas redes sociais, já que muitos almejam perder muito peso em pouco tempo.

Contudo, é importante se atentar aos efeitos que uma dieta extrema pode causar ao seu corpo, e os impactos que ela traz ao seu dia a dia – afinal, nosso corpo precisa de uma alimentação que dê conta dos nutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras que nos sustentarão ao longo do dia.

 

O que eu posso comer durante a dieta?

Por ela ser bem restritiva, muitos componentes são cortados – então, se você pretende fazer a dieta da sopa, prepare-se para a baixa variedade de alimentos. Entre eles estão:

Além, claro, da estrela principal que é a própria sopa, que é consumida durante o almoço e o jantar, sem muitas calorias e em pouca quantidade.

As sopas, na maior parte das vezes, são feitas apenas com legumes e carnes magras, como o frango. Os ingredientes são refogados e há pouca adição de temperos.

 

A dieta é eficaz?

Podemos dizer que ela é, sim, eficaz, pois muito provavelmente você irá conseguir emagrecer bons quilos seguindo a dieta da sopa. Isso porque comer pouco durante o dia faz com que seu corpo utilize a energia presente na gordura estocada no organismo – e, quando nos utilizamos da nossa reserva de gordura, emagrecemos. Por isso que a dieta da sopa parece funcionar tão bem e pode até levar ao emagrecimento de 7 kg em 7 dias; contudo, é importante saber que o quanto você emagrece depende do seu metabolismo e de outras questões individuais.

A dieta da sopa ainda pode te ajudar no trânsito intestinal, já que é rica em fibras e fornece saciedade, assim você sentirá pouca fome.

 

A dieta é segura?

Por ser tão restritiva, a dieta da sopa não pode ser considerada absolutamente segura. Isso porque pode trazer efeitos negativos ao seu corpo, como:

Também não é indicado que a dieta da sopa seja seguida por longos períodos, pois pode ter um impacto muito negativo na saúde. Além disso, por não se tratar de uma reeducação alimentar, pode levar a ganhar novamente todo o peso perdido.

O reganho de peso pode ocorrer pois seus velhos hábitos alimentares podem voltar, fazendo com que você se alimente como antes da dieta e ganhe de novo os quilos que perdeu – ou até mais.

Vale ressaltar que as boas dietas são criadas de maneira individual e contemplam as necessidades específicas de cada um. Os nutricionistas são os profissionais mais capazes para montar uma dieta baseada em questões pessoais como sexo, quantidade de atividade física praticada, objetivo que desejado (emagrecer, ganhar músculo, etc) e tantas outras especificidades que são levadas em consideração.

Beber água corretamente, ter uma alimentação completa e praticar exercícios são alguns dos pilares para você conseguir emagrecer de maneira saudável. Por isso coma de tudo – proteínas, carboidratos e gorduras – e leve em consideração a qualidade dos alimentos que você está consumindo.

Se você quer emagrecer, ao invés de recorrer diretamente à dieta da sopa “7kg em 7 dias”, converse com um nutricionista e veja qual o melhor plano a ser seguido. Talvez você consiga emagrecer sem ter que passar por uma dieta tão radical como a dieta da sopa.

E, e quiser saber mais sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • Quantos quilos eu posso emagrecer fazendo a dieta da sopa?

    O período de uma semana de dieta pode levar ao emagrecimento de cerca de 4 a 7 kg, mas esse valor varia muito de pessoa para pessoa.

  • Quais são as contraindicações?

    A dieta da sopa não é muito segura, podendo trazer alguns malefícios até para pessoas consideradas saudáveis. Mas se você possui alguma condição como diabetes, doenças cardíacas ou outras, a recomendação de procurar um nutricionista se torna mais necessária. Para quem está passando por uma gestação, também é altamente recomendado uma visita com um profissional habilitado.

  • Porque eu posso emagrecer fazendo a dieta da sopa?

    A dieta da sopa é restritiva e de baixa caloria, o que faz com que o seu consumo diário de calorias seja menor do que o necessário para o organismo. Esse déficit calórico faz com que o seu corpo recorra às reservas de gordura para conseguir extrair energia, tornando possível o emagrecimento. Ainda assim, realizando a dieta da sopa, você pode sofrer o conhecido “efeito sanfona”, que se trata do reganho de peso depois de alguns dias do fim da dieta.

  • Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/the-cabbage-soup-diet#what-it-is

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/the-cabbage-soup-diet#what-it-is

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas