Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Diferença entre veganos e vegetarianos: você sabe qual é?

Legenda: 
Diferença entre veganos e vegetarianos

Explorando as redes sociais, você pode dar de cara com palavras, nomes e conceitos que talvez ainda não entenda muito bem. Por exemplo, existem muitos influencers vegetarianos e veganos falando sobre sua dieta e dando informações para as pessoas. À primeira vista, parece que eles falam a mesma coisa. Mas não é bem assim.

Neste artigo, vamos te explicar a diferença entre veganos e vegetarianos para que você fique por dentro desses estilos de vida e alimentação e tire todas as suas dúvidas.

 

Vegetarianismo

Para começar, é importante dizer que os vegetarianos surgiram bem antes das redes sociais, há 5 milhões de anos atrás. Sim! Tudo isso. Os primeiros Homo sapiens, ou seja os primeiros membros da nossa espécie, se alimentavam exclusivamente de frutas, sementes e folhas. Isso porque foi só com o domínio do fogo é que eles conseguiram deixar a carne mais macia e, portanto, mais digerível.

Ainda assim, apesar dos homens terem descoberto que podiam comer carne, o vegetarianismo permeou as nossas sociedades até à contemporaneidade. O vegetarianismo nunca foi abandonado. Foi adotado pelos egípcios em 3200 a.c., na China e no Japão antigos, budistas e hindus pela Índia e diversas sociedades.

Atualmente, temos mais de uma vertente do vegetarianismo, que são reconhecidas pela Sociedade Vegetariana Brasileira:

  • Ovolactovegetarianismo: os ovolactovegetarianos não consomem nada de origem animal, exceto pelo ovo, leite e laticínios.
  • Lactovegetarianos: assim como os ovolactovegetarianos, os lactovegetarianos consomem leite e laticínios, mas não ovos.
  • Ovovegetarianismo: diferente dos lactovegetarianos, os ovovegetarianos comem ovos, mas não consomem leite e laticínios.
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum tipo de produto animal na alimentação. Então nada de ovos, leites, laticínios, carnes, entre outros.

Geralmente, aqueles que chamamos de vegetarianos são ovolactovegetarianos, pois eles não comem peixes e carnes, mas ainda consomem ovos, leite e laticínios.

Mas e o veganismo? Não é a mesma coisa que o vegetarianismo estrito? Afinal, qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo?

 

Veganismo

Apesar de se assemelhar bastante com o vegetarianismo estrito, o veganismo tem suas particularidades. Diferentemente da alimentação excludente dos vegetarianos, os veganos têm um estilo de vida totalmente diferente. Como assim?

Os veganos não só deixam as carnes, ovos, leite e laticínios de lado; eles não consomem nem compram qualquer tipo de produto que tenha origem animal. Ou seja, não usam roupas, sapatos, objetos, produtos, cosméticos e etc, que podem ter sido testados em animais e/ou ter algum produto animal envolvido.

O termo veganismo foi criado em 1944, no Reino Unido. O veganismo é considerado uma filosofia e um estilo de vida que exclui como pode produtos de origem animal. O motivo é prezar por um maior bem-estar para os humanos, animais e meio ambiente.

Os veganos ainda preferem não trabalhar em áreas que envolvam animais (vivos ou mortos), como rodeios, parques que têm animais como atrações, pet shops que vendem animais, lojas de aquários e/ou gaiolas, lojas de produtos derivados de animais (artigos de couro, açougues, etc), entre outras situações.

Acho que agora dá para ver bem claramente a diferença entre veganos e vegetarianos, né? Se você gosta de textos como esse, acompanhe o Que Bem que Faz e leia mais artigos sobre diversos assuntos interessantes.


Perguntas frequentes

  • O que vegetariano come?

    Depende da linha de vegetarianismo que ele segue. Se ele for ovolactovegetariano, comem ovos, derivados do leite e o próprio leite; se for lactovegetarino, apenas leite e laticínios; se for ovovegetariano, apenas ovos; se for vegetariano restrito, nada de origem animal. Mas nenhum deles, claro, comem carnes (peixes, aves, bois, etc).

  • O que vegano come?

    Os veganos só consomem produtos de origem vegetal e evitam ao máximo qualquer alimento, produto, roupa, etc, que use algo animal.

  • Qual a diferença entre veganos e vegetarianos?

    Os vegetarianos deixam de lado os produtos animais na alimentação. E os veganos evitam os produtos animais em qualquer âmbito de sua vida.

Fontes:

https://veganismo.org.br/veganismo/

https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/o-que-e#:~:text=(a)%20Ovolactovegetarianismo%3A%20utiliza%20ovos,origem%20animal%20na%20sua%20alimenta%C3%A7%C3%A3o.

https://www.avp.org.pt/o-vegetarianismo-ao-longo-da-historia-da-humanidade/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joim.13011

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas