Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

24 doces saudáveis para você comer sem medo

Legenda: 
Doces-saudáveis: torta de frutas

Muito se fala de que ter uma vida saudável significa abdicar de todas as “coisas boas”, mas não é verdade. É possível, sim, comer doces e se manter saudável: é só ter equilíbrio e estar aberto a experimentar comidas novas.

Por isso, fizemos uma lista de 24 doces saudáveis para você que quer manter uma alimentação saudável e mais balanceada, mas sem deixar de lado as sobremesas.

 

Sobremesas gelatinosas

Muitas sobremesas tem consistência gelatinosa (mesmo sem conter gelatina), como os flans, as gelatinas e os pudins. A gelatina não contém glúten, gorduras ou carboidratos, e por isso é uma ótima aliada de dietas menos calóricas.

1. Tacinha de frutas com gelatina de água de coco: a gelatina feita com água de coco é saudável e refrescante. Dentro da gelatina as frutas dão um sabor adocicado, rica em nutrientes.
2. Mosaico de gelatina com frutas: o mosaico é feito com gelatina sem sabor, frutas e leite condensado. Um doce saudável e colorido, e caso queira o leite condensado tradicional pode ainda ser trocado por leite condensado light.
3. Flan de vanilla com calda de frutas vermelhas: o flan é uma sobremesa leve, que lembra a textura de pudim. Essa receita é feita com leite e iogurte desnatados, além de uma calda deliciosa de frutas vermelhas. Uma aparência sofisticada e um doce saudável.
4. Flan de capim-santo com geleia de frutas vermelhas: esse flan tem um gostinho de capim-santo adocicado e uma geleia saborosa de frutas vermelhas. É feito com leite condensado light e sem ovo.
5. Semifredo de cacau e frutas vermelhas: o semifreddo é feito com leite desnatado e amido de milho, além de outros ingredientes que compõem esse doce saudável. Ele leva também uma calda de frutas vermelhas, com suco de limão e mel.
6. Terrine de iogurte Grego® com calda de frutas vermelhas: o terrine é uma sobremesa cremosa, nesse caso ele leva iogurte natural, leite e gelatina em pó. E, para acompanhar a sua cremosidade, uma calda de frutas vermelhas é servida junto.

 

Sobremesas com massas

As massas são super temidas, pois são ricas em carboidratos e podem conter glúten. Contudo, comer massas de maneira equilibrada não traz malefícios à saúde e podem, sim, estar na base de muitos doces saudáveis – pessoas que não podem consumir glúten devem substituir os ingredientes sem a proteína.

7. Cestinha crocante de frutas e iogurte: a sobremesa tem uma massa crocante de cereal matinal e o recheio de iogurte natural e frutas vermelhas. A cestinha é um doce saudável e saboroso que cabe em qualquer situação.
8. Torta de amêndoas com frutas sem glúten: para quem segue uma dieta sem glúten, por opção ou não, tem essa torta como uma bela sugestão de doce saudável.
9. Torta de frutas: a torta possui um recheio cremoso adocicado com mel e aromatizado com essência de baunilha, com frutas utilizadas na montagem. A massa leva farinha de trigo (que contém glúten) mas pode ser substituída por outra que não contenha a proteína.
10. Bolo de maçã e frutas: a sua massa, entre outros ingredientes, leva leite condensado e farinha de trigo, que podem ser substituídos por análogos. De maneira geral, o bolo é um doce saudável e composto por diversas frutas.
11. Cheesecake de iogurte Grego® com calda de frutas vermelhas e manjericão: o cheesecake é uma sobremesa conhecida pelos amantes de “doces não tão doces”, além de ser fácil de se fazer. O diferencial dessa receita é o manjericão presente na calda de frutas, adicionando sabor e aroma.
12. Pão doce com frutas secas sem glúten: esse pãozinho é feito com ingredientes diversos para substituir a farinha de trigo e manter a sua consistência fofinha. É um doce saudável e super nutritivo.
13. Mini pancakes de cookies Nesfit® frutas vermelhas: entre os ingredientes da massa de pancake estão os cookies Nesfit® que são ótimas fontes de fibras. Um doce saudável e rico em nutrientes, além de ser uma ótima sugestão para cafés da manhã.

 

Creme de frutas

Os cremes de frutas geralmente são feitos com leite ou creme de leite, mas há os que são feitos apenas com a própria fruta ou com sucos. São uma excelente opção de doces saudáveis.

14. Gelado de frutas: um doce bem simples que leva apenas iogurte natural e frutas. Uma espécie de sorvete, porém mais saudável.
15. Purê de frutas com crocante de Nesfit®: o purê de frutas é feito com manga, maçã e suco de acerola. Pode ser uma sobremesa incrível, com certeza um doce saudável e que foge da salada de frutas tradicional.
16. Creme de frutas com sorvete: o creme de frutas é feito com frutas, sorvete e suco de limão. Um doce saudável e cremoso.
17. Creminho de limão com biscoito e frutas picadas: o creme é feito com leite condensado, suco e raspas de limão. E ele é servido em cima de frutas picadas com biscoitos. Um doce saudável e delicioso!
18. Tacinha de iogurte vitamina de frutas com peras ao suco de uva e Nesfit®: a pera é amolecida junto com o suco de uva e canela, depois resfriada e servida com iogurte natural e cereal. Uma opção de doce saudável para quem quer apostar nela como sobremesa, café da manhã ou o que preferir.

 

Variadas

Nesta seção apresentamos sobremesas variadas e criativas. São doces saudáveis com diferentes tipos de ingredientes que vão te fazer ter água na boca.

19. Arroz doce integral com especiarias e calda de frutas: para quem quer consumir uma receita super tradicional, mas sem deixar de lado o seu menu saudável, pode apostar nesse arroz doce. Além de não conter lactose, tem o diferencial de possuir uma calda saborosa de frutas.
20. Salada quente de frutas: por incrível que pareça, existe uma salada de frutas quente! É uma opção de doce saudável e diferente para quem quer apostar em sobremesas simples e com poucos ingredientes.
21. Parfait com mix de frutas: o parfait é feito com iogurte natural light, geleia de damasco e frutas. Uma sobremesa com ingredientes mais saudáveis é uma boa sugestão para quem quer manter uma alimentação equilibrada.
22. Crumble de cacau e frutas: essa receita é definitivamente de um doce saudável e super nutritivo, já que é composto por frutas, castanhas, farinha de linhaça (rica em fibras), cereais e entre outros ingredientes nutritivos.
23. Mini sobremesa de ricota e frutas secas: essa sobremesa pode ter seu leite condensado tradicional substituído pelo light se preferir. É um doce saudável e de aparência refinada.
24. Enformado cremoso de frutas: esse enformado é um pouco mais doce, já que leva chocolate branco em sua composição. Um pouco mais fora da curva de doces saudáveis.

Lembramos que se você quer mudar sua alimentação, primeiro é necessário passar em um nutricionista para verificar suas necessidades nutricionais específicas. Assim, você não deixa nenhum nutriente para trás e garante uma alimentação balanceada.

Se quer saber de mais dicas sobre saúde, acesse o QbemQfaz e confira todas as dicas que os nossos artigos te oferecem.


Perguntas frequentes

  • Como consumir menos chocolate?

    Algumas oleaginosas, como castanhas e nozes, podem, em pequenas quantidades, substituir aqueles “quadradinhos” de chocolate. Você também pode optar por comer em torno de um a dois “quadradinhos” de chocolate amargo ou meio-amargo, já que eles são menos calóricos.

  • Existe doce que não engorda?

    Bom, as gelatinas são as menos calóricas, podendo ser consideradas sobremesas que “não engordam”. Mas a verdade é que todo doce em grandes quantidades engorda, então basta você escolher com sabedoria e consumir controladamente.

  • Qual é o doce que mais engorda?

    Doces com muito açúcar, leite condensado, manteiga, creme de leite, chocolate/achocolatado e óleo são mais calóricos e, portanto, podem engordar mais facilmente. Dentre eles estão os brigadeiros, pudins, brownies e doces com ingredientes similares.

    Fontes

    https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/10-alimentos-que-voce-achou-que-nao-podia-comer-na-dieta/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas