Legenda: Chá de Limão

Talvez o limão não seja lá a melhor fruta para a gente consumir in natura – pelo menos é o que a expressão “cara de quem chupou limão” dá a entender –, mas é inegável que os brasileiros adoram essa fruta cítrica. Seja numa torta saborosa, em sorvetes, pavês e como tempero em pratos salgados, ele está sempre ali. Até a caipirinha – o nosso drink nacional – leva limão!

Essa fruta tão versátil pode também ser base para um chá que traz um montão de benefícios para o nosso corpo! Por ser rico em vitamina C, atua como um ótimo antioxidante, contribui para o aumento da nossa imunidade e auxilia no fortalecimento dos ossos – já que a vitamina C estimula a produção do colágeno, que por sua vez, ajuda na saúde óssea. Mas os prós do limão não param por aí, pois essa fruta ajuda até na prevenção da asma. Não é uma maravilha?

Para que serve o chá de limão?

O chá de limão pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde. Confira alguns deles:

  • Combate à gripe: fonte de vitamina C, o limão atua no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando nosso corpo a combater os inimigos que invadem o organismo.
  • Prevenção da asma: o limão tem propriedades que atacam os gatilhos da asma. Com o reforço da vitamina C, o sistema imunológico produz mais anticorpos e combate melhor qualquer coisa que possa causar alguma irritação nos nossos pulmões. Já o ácido cítrico limpa o pulmão e evita o acúmulo de muco. Por fim, o suco do limão tem um efeito antisséptico, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins que possam aparecer no nosso aparelho respiratório.
  • Pedras no rim: As frutas cítricas, no geral, são responsáveis pela eliminação de uma toxina pelo xixi. Essa toxina é chamada de citrato de hidrogênio, mais conhecida como ácido cítrico, e sua eliminação previne a formação das pedras ou cálculos renais.
  • Regula a pressão arterial: O limão possui ácido ascórbico, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, ajuda a circulação do sangue, fazendo a pressão sanguínea baixar
  • Chá de limão puro?

    Chá de limão puro parece estranho, né? Tem quem goste, claro, mas a maioria das pessoas não consegue lidar com o azedo do limão. Não tem problema. Existem alguns ingredientes que podem ajudar, não apenas a melhorar o sabor do chá, mas também a aumentar os benefícios dele para o organismo.

    Os mais conhecidos são o mel e o gengibre, famosos por ajudarem na cura da gripe. Outra parceria do limão é com o alho, uma receitinha de chá famosa para combater a sinusite. O chá da hortelã com limão também não deixa a desejar, já que a hortelã ajuda na saúde da boca e no hálito, além de auxiliar no relaxamento e na digestão.

    Como preparar o chá de limão com gengibre?

    Está pensando em dar uma incrementada no seu chá? Aqui vão duas sugestões fáceis para dar um toque especial ao chá branco que você preparou:

    • Aqueça 2 xícaras de chá de água filtrada;
    • Acrescente 1 colher de sopa de gengibre ralado e deixe aquecer até formar bolhas, sem ferver;
    • Desligue o fogo e adicione 5 colheres de sopa de suco de limão;
    • Caso queira, você pode adoçar com mel.
    • Contraindicações do chá de limão

      O azedo do limão não é só uma questão de gosto. O que causa esse sabor, a acidez, é uma das principais causas da contraindicação do limão para algumas pessoas. Quem tem úlceras na boca, por exemplo, deve evitar seu consumo, uma vez que a ingestão do limão pode provocar uma sensação péssima à região. Além disso, é lógico, para pessoas com alergia à fruta, é recomendável escolher outros tipos de chá.

       

      Perguntas Frequentes

      Para que serve o chá de canela com limão?
      O chá de canela com limão é conhecido por ajudar a emagrecer – mas sua real função é acelerar o metabolismo, o que nem sempre significa perda de peso ou redução de medidas. Acontece que o chá de canela com limão é um termogênico, ou seja, é um alimento que acelera o metabolismo e consome mais calorias para ser digerido pelo corpo. Esse chá também ajuda no alívio de dores nas articulações, causadas pela falta de colágeno, substância que passa a ser produzida em maior quantidade com o auxílio da vitamina C presente no limão.

      Pode tomar chá de limão durante a gravidez?
      É sempre importante consultar um médico para analisar caso a caso, pois cada gestação possui suas especificidades. Mas já foi comprovado que o limão ajuda no alívio de enjoos durante a gravidez, além de também auxiliar na melhor absorção do ferro, nutriente importante no desenvolvimento do feto.

      Limão emagrece?
      Não existem estudos suficientes que possam responder se o limão ajuda no emagrecimento ou não, mas existem muitos casos de dietas que, quando comparadas, apresentam mais resultados quando possuem limão em seus ingredientes.

      Deve-se tomar chá de limão quente ou gelado?
      O chá de limão tem mais propriedades benéficas quando está quente. Gelado, o chá serve como refresco.

       

       

      Fontes:

      https://www.healthline.com/nutrition/6-lemon-health-benefits

      https://www.healthline.com/health/food-nutrition/ginger-drink-morning

      https://www.medicalnewstoday.com/articles/283476

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.