Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Fitomenadiona: a vitamina que é um coagulante natural do sangue

Legenda: 
Fitomenadiona: alface

O corpo do ser humano é muito inteligente: faltou algum tipo de nutriente, ele acende o sinal de alerta. Um exemplo: de repente você começa notar o surgimento de hematomas e coágulos de sangue sob as unhas, e até a presença de sangue nas fezes. A explicação para isso pode estar na deficiência da fitomenadiona – mais conhecida como vitamina K1.

A função da fitomenadiona no organismo é ajudar na coagulação do sangue. E, se o sangue não estiver coagulando direito, há o risco de consequências sérias. Nós vamos listar os problemas causados no corpo por causa da deficiência da fitomenadiona daqui a pouco; continue explorando este artigo e você vai ficar por dentro de todos os detalhes.

LEIA TAMBÉM:

5 sinais do seu corpo dizendo para você baixar a bola

10 frutas ricas em fibras para dar adeus à prisão de ventre

Adoçamento Natural: o sabor doce que vem direto da natureza

 

Benefícios da fitomenadiona para o corpo

A fitomenadiona age no organismo evitando uma série de problemas, porque ajuda na coagulação do sangue. Por isso, com os níveis de fitomenadiona equilibrados você vai evitar:

- Hematomas: que são manchas arroxeadas pela pele;

- Aparecimento de coágulos de sangue debaixo das unhas: são manchas preto-arroxeadas debaixo das unhas. Às vezes, o aparecimento dessas manchas pode estar acompanhado por dor latejante;

- Sangramento nas membranas mucosas que revestem áreas internas do corpo: podem ocorrer sangramentos espontâneos pelo corpo;

- Fezes escuras e com sangramento: o sangue se mistura às fezes e, por isso, é preciso estar atento.

 

Por que os níveis de fitomenadiona baixaram?

Existem alguns motivos que levam o corpo a sofrer com a deficiência da fitomenadiona, sendo o principal deles a má alimentação. Sem consumir alimentos fontes de fitomenadiona, é bem provável que você acabe tendo problemas. Mas, há outras razões para ela ficar em desequilíbrio no corpo, tais como:

- Ingestão de anticoagulantes;

- Ingestão de antibióticos;

- Má absorção de gordura pelo corpo.

 

Como saber que o sangue não está coagulando bem?

Mais uma vez, o corpo vai ser inteligente e te dar sinais de que algo está errado. Para reconhecer quando o sangue não está coagulando bem, você pode ficar atento aos seguintes sintomas:

- Feridas com sangramento excessivo

- Contusões inesperadas

- Petéquias (pequenas manchas vermelhas ou roxas sob a pele)

- Períodos menstruais mais longos que os habituais

- Vômitos com sangue

- Fezes com sangue ou urina avermelhada

- Tontura, dor de cabeça ou alteração na visão

- Dor nas articulações

- Sangramento gengival

 

O que fazer para manter a fitomenadiona em dia?

Sabe aquela salada verde deliciosa, nutritiva e super fácil de fazer? Ela está cheinha de fitomenadiona e, portanto, vai te ajudar a ter essa vitamina bem equilibrada no organismo. Os alimentos ricos em fitomenadiona são principalmente os vegetais e as folhas verdes. É aquilo que a gente sempre diz: dieta saudável vai sempre te fazer bem. E aqui vai uma listinha básica de alimentos fontes de fitomenadiona, e dicas ótimas de receitas.

5 alimentos mais ricos em fitomenadiona

1. Espinafre - é o primeiro dessa lista. Estudos mostram que é um alimento muito rico em fitomenadiona. E não é só isso: também é fonte de vitaminas A, B6 e C, além de conter ferro.

2. Brócolis - além da fitomenadiona, tem ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C. É super gostoso e pode ser usado em várias receitas.

3. Couve-de-bruxelas - é um alimento muito nutritivo. Rica em vitaminas A, B9, C e K, boa fonte de fibras, também apresenta pequenas quantidades de vitaminas B1 e B6, potássio e manganês.

4. Repolho - tem proteína, fibra, vitamina K, vitamina C, cálcio e potássio. E ainda ajuda na saúde do coração.

5. Alface - a saladinha nossa de cada dia tem que ter alface. E, claro, quem quiser estar bem com a filoquinona, vai garantir que a presença dessa hortaliça no prato seja ainda mais frequente.

Tem mais alimentos ricos em fitomenadiona? Claro que tem! Veja a lista que preparamos para você lembrar sempre de inseri-los nas receitas:

- Óleo de soja

- Óleo de canola

- Aspargo

- Óleo de algodão

- Óleo de oliva

- Feijão verde

- Couve-flor

- Cenoura

- Tomate

- Margarina

- Maionese

- Café

- Quiabo

- Pepino

- Kiwi

- Abacate

- Amora

- Uvas vermelhas e verdes

- Figos secos

- Ameixas secas

São muitos os benefícios de comer bem, não é? Então, vamos lá, comece hoje mesmo. Coloque mais colorido no prato e abra um bom espaço para o verde das saladas. Você vai deixar a fitomenadiona em alta no organismo e evitar um monte de problemas.


Perguntas frequentes

  • 1. Para que serve a fitomenadiona?

    A fitomenadiona é responsável pela coagulação do sangue. Sem isso, você pode ser vítima de problemas graves, como hemorragias.

  • 2. Quais os sintomas da deficiência de fitomenadiona no organismo?

    Os sinais de que o corpo está com deficiência de fitomenadiona são: hematomas, aparecimento de coágulos de sangue debaixo das unhas, sangramento nas membranas mucosas que revestem áreas internas do corpo e fezes escuras, com sangramento.

  • 3. Quais os alimentos ricos em fitomenadiona?

    Os alimentos principais são folhas verdes e vegetais, mas ela também pode ser encontrada em óleos. A fitomenadiona está presente em: espinafre, brócolis, couve de bruxelas, repolho, alface, óleo de soja, óleo de canola , aspargo, óleo de algodão, óleo de oliva, feijão verde, couve-flor, cenoura, tomate, margarina, maionese, café, quiabo, pepino, kiwi, abacate, amora, uvas vermelhas e verdes, figos secos e ameixas secas.

Fontes:

https://www.iberomagistral.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-170948.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-k1-vs-k2

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-17122013-141921/publico/Simone_ASC_Faria_Doutorado_corrigido.pdf

https://www.medicinenet.com/vitamin_k1_vs_k2/article.htm

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6413124/

https://www.scielo.br/j/rbr/a/8yFX4DV3YJzPKTmDS6mwHJq/?lang=pt

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/hemorragias-e-problemas-de-coagulacao/210/109/

https://docs.google.com/document/d/1CRkmQT2hplbScxgpe0fSuFPDV9u6_eH2ua982vbpCY8/edit#

https://www.healthline.com/health/vitamin-b6-foods#spinach

https://www.ecycle.com.br/brocolis/

https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/couve-de-bruxelas

https://www.ecycle.com.br/repolho/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas