Frutas que dão energia para o corpo: um manual para ficar sempre bem disposto

Legenda: 
Frutas que dão energia para o corpo

Quer conhecer uma receita fácil para dispensar aquele "mais cinco minutinhos" na cama depois de o despertador tocar? Capriche no consumo das frutas que dão energia. Mantendo uma rotina nutricional com a presença desses alimentos, disposição é o que você terá para dar, vender e até emprestar!

E a recomendação é a básica: já que acordou esperto, comece o dia colocando na mesa mais uma boa quantidade de frutas que dão energia e disposição. Elas podem ser consumidas in natura, em forma de saladas, sucos, vitaminas ou na sua receita favorita, como você desejar.

Daqui a pouco o Que bem que faz vai listar as frutas que dão energia para facilitar a preparação do seu cardápio diário. Por enquanto, continua por aqui para entender por que as frutas podem te dar mais energia.

LEIA TAMBÉM:

 

Por que as frutas dão energia?

As frutas que dão energia para treinar, trabalhar, estudar – enfim, cumprir todas as tarefas do dia a dia – são ótimas fontes dos principais nutrientes que garantem essa revitalização no ânimo. Os carboidratos, as proteínas, os lipídios e as vitaminas do complexo B são o reforço necessário na dieta para evitar aqueles bocejos e cochilos bem no meio do expediente, e estão todos presentes nesses alimentos.

As frutas podem fazer parte do menu inteiro do dia, começando pelo café da manhã, passando pela sobremesa, até chegar à noite, quando bate aquela fominha antes de dormir.

Você com certeza não irá se arrepender de apostar nas frutas que dão energia ao corpo, porque elas servirão como um combustível que vai te fazer funcionar bem o dia todo sem estancar no meio do caminho.

 

Vai uma dose de carboidrato aí?

E por falar em combustível, nada representa melhor essa metáfora que os carboidratos, porque é assim que ele age no corpo: como uma fonte pura de energia. Portanto, as frutas que dão disposição precisam ter carboidratos. Esse é o nutriente que vai garantir força suficiente para andar, fazer atividades físicas, trabalhar, estudar e cumprir com a agenda que está sempre lotada.

Tudo bem! Mas, e agora, em quais frutas encontrar esse combustível poderoso?

Como o Que bem que faz não é de guardar segredo, vamos dar 4 dicas ótimas. Aposte nas seguintes frutas que dão energia ao corpo: ameixa (fresca), mamão, banana e maçã.

E, como dissemos, você pode consumi-las in natura ou nas receitas incríveis que também daremos agora mesmo, porque nossa missão é tornar seu dia mais fácil.

 

Faça uma reserva de energia com lipídios

Quem precisa reabastecer o corpo deve ter uma reserva para nunca ficar na mão. É assim que os lipídios funcionam no nosso organismo, por isso entram na lista de nutrientes encontrados em frutas que dão energia e disposição. Os alimentos que contêm lipídios vão te deixar abastecido, porque garantirão que o tanque esteja sempre com uma reserva pronta para te socorrer.

Já está aí se fazendo a mesma pergunta anterior, né? Onde encontrar esse tanque reserva tão bacana? É claro que, para isso, também temos a resposta. Coco, abacate e açaí, são as melhores frutas para dar energia nesse caso.

E aproveita que temos receitas para te ajudar a consumir essas frutas deliciosas!

 

Proteína: um ajudante perfeito

As proteínas não são em si uma fonte para obter energia – mas digamos que, no conjunto de nutrientes com essa função, elas são ótimas ajudantes. Funciona mais ou menos assim: quando falta ao organismo outros nutrientes que dão energia, as proteínas chegam junto e nos auxiliam no processo. Quando necessário, as proteínas são convertidas em glicose e aí, sim, se tornam fonte de energia.

Então, coloque as frutas que dão disposição e contêm proteínas na sua lista de compras. E, quando chegar em casa, prepare uma boa receita com goiaba, laranja, mirtilo e romã para garantir esse suporte.

 

Vitaminas do complexo B: uma fonte de energia

Aqui ,a palavra mais adequada é manutenção. Sim, as vitaminas B ajudam na manutenção da energia do corpo.

Quer mais exemplos? As vitaminas B1 e B2 dão um belo empurrãozinho para transformar os alimentos em energia e a B12 não fica atrás nessa disputa. Todas elas vão te ajudar a ficar bem disposto.

As frutas secas são ótimas companheiras nesse caminho energético enriquecido pelas vitaminas B. Pode usar a ameixa-preta, a uva-passa, o damasco e a tâmara para integrar a sua lista de frutas para dar energia favoritas.

E agora, umas boas receitas para usar essas frutas maravilhosas.

Com todas essas descobertas ficou fácil manter o corpo sempre cheio de energia e disposição. E essas receitas são uma verdadeira injeção de ânimo! A partir de agora encha o carrinho de compras com frutas que dão energia ao corpo e se prepare para esquecer o cansaço e a fadiga.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas