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Goma guar

Goma guar: fibras para dar e vender

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Goma guar
Atualizado em  novembro 2023

Se você gosta de estar antenado em todos os assuntos que envolvem uma vida mais saudável, provavelmente já deve ter ouvido falar da goma guar. Ela ficou muito famosa no mundo fitness por auxiliar no emagrecimento e melhorar o funcionamento do intestino. Mas você sabe o que, de fato, é esse suplemento? Se quiser aprender um pouco mais sobre o assunto e entender como a goma guar pode ser usada para obter melhores resultados na dieta, fique conosco até o final deste artigo!

 

Goma guar: o que é isso?

A goma guar é uma fibra solúvel extraída da planta guar, originalmente cultivada na Índia e no Paquistão. Ela é comumente utilizada como espessante natural para receitas, como uma alternativa vegana para a produção de gelatinas (que originalmente são feitas com tutano de boi) e como um suplemento alimentar para quem está em busca de perder peso. Mas as funcionalidades da goma guar vão muito além dessas: afinal, por ser rica em fibras solúveis, ela apresenta diversos outros benefícios para a saúde! Mas antes de te contar quais são, vamos entender o que são as fibras solúveis e qual a função delas no organismo.

O que é uma fibra solúvel?

Você deve ter lido que a goma guar se encaixa na categoria das fibras solúveis e se perguntado: “mas o que é isso?”. Esse tipo de fibra está alocada dentro de um grupo maior, o das fibras alimentares, que se dividem em solúveis e insolúveis. Confira abaixo o que significa cada uma delas:

Mas por que isso é bom? Confira abaixo como as fibras solúveis presentes na goma guar podem ser úteis para a saúde!

 

Goma guar: quais são os benefícios?

À primeira vista, você pode estar pensando que o fato de as fibras solúveis serem digeridas mais lentamente pode ser uma desvantagem da goma guar. Contudo, se o seu objetivo é perder peso, melhorar a função intestinal ou controlar a diabetes, a riqueza de fibras solúveis na goma guar representa um ótimo benefício do suplemento para a sua saúde! Confira abaixo:

Auxiliar na perda de peso

Como vimos, quando as fibras solúveis entram em contato com a água, elas formam um tipo de gel no estômago. A presença desse volume maior faz com que a sensação de saciedade seja prolongada, diminuindo a fome e auxiliando o emagrecimento.

Melhorar o trânsito intestinal

Incluir a goma guar na dieta pode ser uma ótima alternativa para quem tem dificuldades para ir ao banheiro, pois as fibras solúveis atuam como um prebiótico, promovendo o crescimento das bactérias boas do intestino e a redução das nocivas. Além disso, um estudo publicado no National Library of Medicine associou o uso de goma guar à melhora da função intestinal e diminuição da constipação.

Auxiliar no controle do diabetes tipo 2

A goma guar ainda apresenta benefícios para quem tem diabetes tipo 2, pois o suplemento auxilia no controle da glicemia e do colesterol. Esse efeito se deve à presença das fibras solúveis, que diminuem a velocidade com que o açúcar e a gordura são absorvidos pelo organismo.

 

Goma guar: como incluir na dieta?

Para te ajudar a incluir uma dose extra de fibras solúveis na sua saúde intestinal, vamos te apresentar algumas receitas práticas e gostosas feitas com suplementação de goma guar.

1. Picolé Sabor Laranja e Manga: para refrescar o calor do verão brasileiro, nada melhor do que um bom picolé – com fibras, então? Melhor ainda! O modo de preparo é bem simples: basta bater a manga picada com nosso mix de fibras sabor laranja e depois levar a mistura ao congelador;
2. Shake de Banana e Laranja: adicionar mais fibras à dieta nunca foi tão gostoso! Você pode fazer seu próprio milk-shake nutritivo batendo banana com mix de fibras e leite desnatado;
3. Mousse de Laranja: a sobremesa também pode ficar mais nutritiva com uma dose extra de fibras! Para isso, misture leite, gema de ovo e essência de baunilha em uma panela; em seguida, coloque o mix de fibras sabor laranja. Feito isso, basta colocar em um recipiente e levar à geladeira por meia-hora;
4. Suco de Abacaxi, Capim-santo e Mel: outra alternativa gostosa para refrescar os dias quentes é esta receita de suco de abacaxi, capim-santo e mel batido com mix de fibras;
5. Chocolate Quente Cremoso: e se aí onde você mora ainda não estiver na época do calor, que tal aproveitar um saboroso chocolate quente cremoso à base de fibras? O preparo é bem simples: você só precisa misturar o chocolate em pó, com o leite, o amido de milho e a canela em uma panela, e depois adicionar o mix de fibras.

Com essas receitas, você poderá adicionar à sua dieta todos os benefícios que as fibras presentes na goma guar podem oferecer à sua saúde. E se você quiser conhecer mais dicas para manter o corpo e a mente sadios, não deixe de conferir as demais publicações aqui do Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre goma guar e goma xantana?

    A goma guar é feita a partir da semente da planta Cyamopsis tetragonolobus e é recomendada para preparos frios, como sorvetes e recheios. Já a goma xantana é feita por meio da fermentação da bactéria Xanthomonas campestris, e é mais utilizada no preparo de pratos quentes – como salgados –, pois substitui o glúten nas receitas.

  • A goma guar tem glúten?

    Não. Assim como a goma xantana, a goma guar é livre de glúten.

  • Como consumir a goma guar?

    Você pode diluí-la em água ou preparar receitas frias, como sucos, sobremesas e shakes.

Fontes

https://www.scielo.br/j/jped/a/fdbxtYFZfNkdHRBrDTmYgJs/?lang=pt https://www.anad.org.br/fibra-soluvel-e-insoluvel-qual-e-a-diferenca/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24711073/

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