Legenda: Pudim sem lactose


Se você acha que um diagnóstico de intolerância à lactose significa deixar de comer pratos saborosos, achou errado. Existem centenas – ou até milhares – de receitas liberadas para esse público. O mais fácil seria apostar em opções sem laticínios, mas às vezes o que a gente quer comer justamente vai leite ou derivados no preparo, por isso existem hoje no mercado os chamados produtos zero lactose, substitutos perfeitos para quem não abre mão de alguns sabores inconfundíveis. Ninguém merece ficar sem brigadeiro ou beijinho, até porque, o melhor do Brasil é o - doce - brasileiro.

Seja com receitas sem leite e derivados ou com produtos zero lactose, o importante é continuar preparando comidas maravilhosas mesmo após o diagnóstico dessa doença. Afinal, tirar esses alimentos do seu dia a dia não tem nada a ver com eliminar a alegria e o prazer das suas refeições.

 

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é uma doença em que o organismo não produz a enzima lactase em quantidade suficiente para digerir totalmente a lactose – o açúcar do leite e seus derivados –, ocasionando dores abdominais e outros sintomas desagradáveis, dependendo do nível de intolerância de cada pessoa. Os mais comuns, experienciados após certo tempo da ingestão de produtos lácteos, são: cólicas abdominais, flatulência (gases), náuseas e diarreia. Enfim, deu para ver que essa doença não é moleza.

Assim, para esse grupo é indicada uma dieta que exclua os alimentos à base de leite e derivados.

Legenda: Banner Moça

Produtos zero lactose

Indicados para quem possui alguma intolerância a esse açúcar do leite e seus derivados, os produtos zero lactose ou sem lactose são variações de alimentos ou produtos, que tradicionalmente possuem tal açúcar em sua composição, podendo ser utilizados na elaboração dos mais diversos pratos.

esses produtos, a molécula de lactose, responsável pelos sintomas desagradáveis nos intolerantes, já está “quebrada” em moléculas menores, que são facilmente absorvidas pelo organismo. São um pouco diferentes dos produtos originais, mas igualmente saborosos, eles são os melhores amigos das pessoas com essa doença tão incômoda que atinge bilhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Receitas sem lactose

Preparar uma refeição sem leite ou seus derivados pode parecer desafiador, mas com alguma pesquisa e paciência é possível descobrir diversas opções.

Mas, às vezes, tudo que o intolerante mais quer é comer uma sobremesa cheia de leite e derivados, seja um belo pudim de leite condensado ou um saboroso bolo de chocolate com brigadeiro – e é por isso que existem as linhas de produtos zero lactose. Assim, pessoas com esse tipo de intolerância podem se deliciar com esses pratos maravilhosos.

Abaixo você encontra diversas receitas que podem ser preparadas sem leite e derivados ou com produtos zero lactose, e que não perdem em nada para suas versões originais. A dica aqui é caprichar nos temperos para as receitas salgadas e moderar no açúcar para as receitas doces, pois geralmente os produtos zero lactose são um pouco mais doces justamente por ter a lactose quebrada em glicose, lembra que explicamos lá no começo do texto?

 

Tortas

Uma grande coringa na cozinha, a torta é um dos pratos mais versáteis da culinária. Pode ser doce ou salgada, com diferentes opções de recheios e dá pra fazer sem lactose – uma ótima notícia para os intolerantes.

 

Bolos

Amado por pessoas de todas as idades, o bolo traz muito mais felicidade aos encontros, festas e lanches da tarde. E ele pode também fazer a alegria do intolerante à lactose, porque tem muitas receitas que não contêm lactose, desde um simples Bolo Integral de Chocolate até um grande Bolo de Festa de Chocolate com Morango. Com essas receitas você pode encher o pratinho na festa para levar para casa sem nenhum arrependimento:

 

Pratos principais

Pensar todo dia em uma opção para o almoço e jantar sem lactose pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se você não tem tempo – ou paciência – para procurar novas receitas que deem água na boca. Para facilitar a vida dos intolerantes, aqui está uma lista de pratos principais deliciosos que podem ser feitos no almoço ou no jantar e que não vão deixar ninguém com saudade da lactose:

 

Sobremesas

Quem disse que intolerante à lactose não pode se esbaldar nas sobremesas? São várias as receitas liberadas para esse – nem tão seleto – grupo, que corresponde a cerca de 40% da população brasileira. Para esses mais de 80 milhões de brasileiros que foram zoados pelo próprio corpo, aqui estão algumas receitas:

Agora que você já conhece todas essas opções de receitas, que tal surpreender seus amigos ou familiares que têm intolerância com um prato feito especialmente para eles? Ou então compartilhe essas receitas e facilite a vida de muitas pessoas com opções de refeições deliciosas permitidas em uma vida sem lactose.

 

Perguntas Frequentes

 

Produtos zero lactose são indicados para todos?
Eles são indicados para pessoas com intolerância à lactose.

Quais são as opções de receitas para quem tem intolerância à lactose?
Existem muitas receitas para quem não pode consumir a lactose, que vão desde receitas sem o uso de leite e derivados, até preparações com produtos sem lactose, como vitaminas, pudins e até tortas e bolos. Algumas opções você encontra aqui.

Onde posso comprar produtos zero lactose?
Esses alimentos são facilmente encontrados em supermercados e outros estabelecimentos. É possível também a compra pela internet.

 

Fontes:

mdsaude.com/gastroenterologia/intolerancia-a-lactose/

vivalacteos.org.br/imprensa/10-perguntas-e-respostas-sobre-lactose

uol.com.br/vivabem/colunas/danta-senrra/2019/11/30/intolerancia-a-lactose-e-mais-comum-do-que-se-imagina-saiba-mais.htm

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.