Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Vista superior de uma cumbuca com iogurte natural, granola e frutas vermelhas.

5 benefícios que vão te convencer a comer iogurte natural

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Ele pode estar presente no café da manhã, acompanhando um molho para salada no almoço ou jantar e até nos lanches da tarde, dentro de uma receita de bolo. 

O iogurte, além de um ingrediente saboroso, é bastante versátil. E, como se não bastasse, os benefícios do iogurte natural também chamam a atenção de quem busca uma alimentação mais equilibrada! 

Neste post, entenda mais sobre a origem desse derivado de leite e saiba porque os benefícios do iogurte natural estão em alta!

 

O que é o iogurte natural? 

O iogurte é um derivado do leite, feito a partir da fermentação bacteriana desse ingrediente

Ao fermentar a lactose, as bactérias produzem ácido lático, uma substância que faz com que o leite coalhe, dando um sabor mais ácido e textura aveludada.

Diferente dos iogurtes saborizados, os iogurtes naturais ou minimamente processados possuem poucos itens na lista de ingredientes.

No caso do iogurte natural, há apenas dois ingredientes: leite pasteurizado integral e/ou leite reconstituído integral e fermento lácteo. Existem inclusive receitas que ensinam a fazer iogurte em casa, de tão simples que é!

5 benefícios do iogurte natural

Além de saboroso, o iogurte natural é rico em nutrientes e vitaminas. Continue a leitura e conheça 5 razões para investir nesse aliado da saúde! 

  1. É rico em nutrientes importantes

  • Cálcio – o iogurte natural é uma ótima fonte de cálcio, fornecendo quase metade das necessidades diárias de um jovem adulto em um único copo. O cálcio é o principal nutriente responsável pelo fortalecimento dos ossos.
  • Vitaminas do complexo B – possui grandes quantidades, especialmente de vitamina B12, que ajuda a proteger contra doenças cardíacas. 
  • Fósforo, magnésio, zinco e potássio – minerais essenciais para diversos processos biológicos, como regulação do metabolismo e pressão arterial.
  1. Apresenta benefícios para saúde digestiva 

Alguns iogurtes naturais possuem probióticos, bactérias vivas que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal.

  1. É uma fonte de proteína

O iogurte oferece até 12g de proteína por aproximadamente 220g de produto. As proteínas são nutrientes essenciais para o organismo, pois ajudam a produzir anticorpos, são essenciais para a construção e manutenção dos músculos, e de quebra, ainda ajudam a manter você saciada por mais tempo.

  1. Auxilia no controle do peso

 Quando somado a alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais integrais e sementes, o iogurte é um ótimo lanche para quem busca perder peso. Além de ser rico em proteína, também traz muito cálcio, o que aumenta os níveis de hormônios redutores do apetite.

  1. Melhora o sistema imunológico 

Consumir iogurte natural regularmente tem sido associado com uma melhora significativa no sistema imunológico, protegendo o organismo contra invasores. 

Os probióticos, que já protegem a saúde digestiva, também são conhecidos por reduzir inflamações não apenas no intestino, mas no organismo como um todo, protegendo inclusive contra as formas mais comuns de resfriados, por exemplo. 

Como incluir o iogurte natural na rotina? 

Usando a criatividade, é possível incluir o iogurte natural em receitas doces e salgadas. Confira algumas dicas: 

  • Experimente comer iogurte natural com frutas, como morango, banana, manga e mamão. Inclua também cereais como aveia e chia. 
  • Faça um molho de salada ou para acompanhar alguma carne com iogurte. Basta temperar com sal, limão e outros temperos naturais da sua preferência. 
  • O iogurte pode dar cremosidade ao recheio de algumas receitas salgadas, como tortas.
  • Use em receitas de tortas, bolos e pães. 

Quem deve evitar o iogurte natural? 

Apesar de possuir diversos benefícios, nem todas as pessoas podem consumir iogurte sem preocupações. Por ser derivado do leite, pode causar alguns efeitos adversos. Confira: 

  • Intolerância à lactose - ocorre quando o corpo produz a quantidade suficiente de lactase, a enzima necessária para quebrar a lactose, que é o açúcar encontrado no leite. Se a pessoa tem intolerância e consome algum derivado de leite, tem desconfortos abdominais e diarreia. 
  • Alergia à proteína do leite de vaca – se você tem esse tipo de alergia, o ideal é evitar iogurtes.

Gostou desse conteúdo? O iogurte natural é delicioso, versátil e pode te ajudar muito em uma dieta saudável. Já pensou em se consultar com um nutricionista de qualquer lugar e a qualquer hora? Confira o ChatNutri da QBemQFaz!

 


Perguntas frequentes

Pode comer iogurte natural todos os dias?

Se você não tem nenhuma contra-indicação ao consumo do iogurte natural, como intolerância ou alergia, não há problema em consumi-lo todos os dias. 

Qual o melhor horário para tomar iogurte natural?

A melhor hora para comer iogurte é de manhã, com o estômago vazio, pois os probióticos são melhor absorvidos pelo intestino grosso em jejum.

O que o iogurte faz no intestino?

Alimentos fermentados como o iogurte possuem culturas probióticas que fortalecem o trato digestivo, aumentando as bactérias boas do intestino, o que oferece diversos benefícios, como o controle do colesterol ruim, estimulação do sistema imunológico, alívio da constipação, entre outros. 

 

Referências

Yogurt | The Nutrition Source. Harvard T.H. Chan School of Public Health, 2019.

6 Impressive Health Benefits of Yogurt. Healthline, 2023.

Aprenda receita fácil e rápida de iogurte caseiro. Ministério da Saúde, 2018.

Slavin, J. Fiber and Prebiotics: Mechanisms and Health Benefits. National Library of Medicine, 2013.

Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Proteína. International Life Sciences Institute do Brasil, 2012.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.