Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Lanche saudável para crianças

Lanche saudável para crianças

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A saúde das crianças é uma preocupação constante para todos que têm criança em casa. Esses pequenos seres humanos precisam de atenção e cuidados em tudo, inclusive na alimentação. Os lanches para crianças costumam aparecer na lista de preocupações dos pais, principalmente na época da escola.

Por outro lado, os lanches para crianças também merecem atenção com a chegada das férias, com seus passeios e viagens.

É comum pensar que os lanchinhos são menos saudáveis do que as outras refeições, mas isso não precisa ser verdade. Dá para sair para curtir um piquenique com os pequenos levando lanchinhos nutritivos e deliciosos. Quer saber como? É só vir com a gente!

 

O que vai no lanche saudável da criança?

Muitas vezes se brinca que crianças são pequenos adultos. Mas essa brincadeira é bem real quando se trata da alimentação. As crianças, mesmo que em quantidades menores, precisam dos mesmos nutrientes que os adultos para que o corpo funcione bem e por um longo tempo.

Dessa forma, a alimentação infantil deve buscar alimentos ricos em diversos nutrientes! Os tipos de alimentos que você deve tentar garantir que estejam presentes nas refeições do seu filho são:

Outro fator importante é tentar sempre evitar o consumo de alimentos não tão nutritivos, ricos em açúcar. Que tal guardá-los para momentos especiais, ou então uma ou duas vezes por semana apenas?

Por fim, é sempre importante que a criança tenha acompanhamento pediátrico. É o profissional que vai poder avaliar com certeza as necessidades de saúde e nutrientes de cada criança.

 

Como deve ser um lanche saudável para crianças

Café da manhã, almoço e jantar são as três refeições principais, as três onde mais comemos. Mas mesmo os adultos diversas vezes param para comer algo entre elas.

Por outro lado, é comum que as crianças tenham mais pausas para comer e lanches maiores do que adultos nesses períodos entre as três refeições principais. Por estarem em idade de crescimento e escolar, elas gastam mais energia e podem sentir mais fome. Afinal, quantas crianças não pedem por um lanchinho da tarde?

Porém, os responsáveis devem sempre lembrar que os lanches, sejam na escola ou em casa, são refeições tão importantes para as crianças quanto outras como café da manhã, almoço e janta. Dessa forma, é necessário procurar que essas refeições sejam nutritivas, gostosas e, por que não?, atrativas. Afinal, as crianças comem muito com os olhos, e um lanche saudável divertido – como aqueles em que se “desenha” uma carinha no prato ou no sanduíche – é um bom incentivo para a criança se interessar pelo lanchinho saudável.

 

Receitas de lanche saudável para crianças

Talvez você esteja se perguntando como fazer para preparar um lanche saudável para crianças a partir dos alimentos e nutrientes que comentamos. É aí que entra a criatividade para criar lanchinhos que ao mesmo tempo fazem bem para a saúde e são gostosos e divertidos!

Se você está se preocupando em como fazer isso, fique tranquilo! A gente separou algumas receitas bem gostosas e nutritivas que fazem um ótimo lanche saudável para crianças. Confira as receitas abaixo:

Uma criança saudável geralmente leva a um adulto saudável! Para garantir uma vida longa é importante cuidar da alimentação desde a infância. Quanto mais os pequenos se acostumarem com lanches saudáveis, mais fácil vai ser para eles levarem esse tipo de alimentação para a vida adulta!

E se você quiser conhecer outras dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Que Bem que Faz!


Perguntas Frequentes

  • O que colocar na merenda do meu filho?

    Alimentos leves e saudáveis como: água, frutas e sanduíches com recheios nutritivos.

  • O que comer no intervalo da escola?

    Lanches saudáveis são a melhor opção: frutas, legumes, comidas ricas em fibras. O lanchinho da escola é tão importante quanto as outras refeições e também deve ser o mais saudável possível.

  • Pode levar refrigerante para a escola?

    Os refrigerantes, assim como os sucos, não são recomendados para a saúde das crianças. O melhor é que seu filho leve água para beber na escola. Estimule a redução do consumo de bebidas como refrigerantes. No dia-a-dia a água é a melhor opção.

     

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/healthy-snacks-for-kids#TOC_TITLE_HDR_6 https://www.nhs.uk/healthier-families/food-facts/healthier-snacks/ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/childrens-health/in-depth/nutrition-for-kids/art-20049335 https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/kids-healthy-eating-plate/ https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/eating-tips-for-school-children

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.