Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Leite sem lactose

Leite sem lactose: o que você precisa saber

Compartilhar
Legenda: 
Leite sem lactose
Atualizado em  dezembro 2023

O leite sem lactose é um produto pensado para as pessoas que sejam intolerantes ou alérgicas ao açúcar do leite (a lactose). É um produto relativamente comum, que podemos encontrar com frequência nas gôndolas dos supermercados – e, hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o leite sem lactose!

Mas antes, vamos falar um pouco sobre a intolerância à lactose.

 

Intolerância à lactose: o que é?

A lactose é um açúcar natural do leite animal, estando presente também no leite de vaca. Nosso corpo produz uma enzima chamada lactase para quebrar esse açúcar em partes menores, que podem ser digeridas e aproveitadas pelo organismo. O problema é que algumas pessoas não produzem, ou produzem em quantidades insuficientes, essa enzima, obrigando o corpo a descartar a lactose não digerida e causando sintomas desconfortáveis. Chamamos essa condição de intolerância à lactose.

Existem diferentes graus de intolerância – ou seja, cada pessoa com a intolerância pode aceitar (tolerar) uma quantidade diferente de lactose. Mas, em todo caso, o mais recomendado é que os intolerantes evitem produtos com lactose, para que não sofram tanto com os sintomas.

Os sintomas de intolerância à lactose incluem:

Esses são os sintomas mais comuns – mas, como cada caso é um caso, as pessoas podem sentir coisas diferentes. Se você tem observado que sente coisas parecidas com isso após comer um pedaço de queijo, tomar um copo de leite tradicional ou consumir qualquer outro produto lácteo, vá ao médico e faça os exames necessários para descobrir se você tem ou não a intolerância à lactose.

Tratamento

Não há um tratamento atual que faça com que o corpo produza mais lactase naturalmente; contudo, há cápsulas de lactase de uso contínuo, que servem para evitar os sintomas causados pela ingestão do açúcar do leite.

Uma outra forma de tratamento também pode incluir evitar alimentos ricos em lactose. Para isso, você pode substituir os produtos lácteos tradicionais por outros – como o leite sem lactose, creme de leite zero lactose, bebida vegetal etc.

Em alguns casos, os sintomas são tão atenuados que o intolerante nem chega ao diagnóstico – e, consequentemente, nem realiza o tratamento. Isso pode fazer com que essa pessoa sofra com certa periodicidade com alguns sintomas, mas não perceba que o consumo de lactose é a causa.

 

Leite sem lactose

Agora que você já sabe para quem o leite sem lactose foi pensado, vamos falar um pouco mais sobre ele e suas propriedades!

O leite sem lactose nada mais é do que o leite de vaca com a adição de lactase. Ou seja, o leite não passa por nenhum processo diferente do leite tradicional, exceto pela adição da enzima, para que o açúcar já seja quebrado antes de ser embalado.

Nesse processo, a lactose é “quebrada” e se torna outros dois açúcares que são digeríveis pelos intolerantes: a glicose e a galactose. Exatamente por causa desse processo, o leite sem lactose tem o sabor mais adocicado, uma vez que a glicose começa a ser digerida já na boca.

Outros produtos sem lactose

Apesar do leite sem lactose ser bem mais comum do que outros produtos sem lactose nas prateleiras dos mercados, existem diversas opções sem o açúcar do leite para que você possa desfrutar sem medo!

Alguns dos produtos sem lactose são:

No geral, a maior parte dos produtos lácteos contam com versões zero lactose para que os intolerantes possam continuar consumindo os derivados do leite.

E aí? Você gostou desse texto sobre leite sem lactose? Se sim, recomendamos que você acompanhe mais textos do Que Bem que Faz para se nutrir de informações!


Perguntas frequentes

  • O que é leite sem lactose?

    O leite sem lactose é o leite que passa por um processo de adição de lactase (enzima que realiza a quebra da lactose), para que as pessoas intolerantes possam consumir o leite sem problemas, já que o corpo não precisará digerir a lactose.

  • Quem tem intolerância à lactose pode tomar sorvete?

    Depende. Os sorvetes feitos à base de água e suco de frutas podem ser consumidos sem preocupação, pois apenas levam esses dois ingredientes em sua composição. Já os sorvetes mais cremosos, que geralmente são feitos à base de leite, podem conter lactose; porém, existem as versões de sorvetes cremosos zero lactose, que podem ser consumidos sem medo pelos intolerantes.

  • Leite vegetal tem lactose?

    Não. As bebidas vegetais são feitas com grãos, frutos secos e alimentos de origem vegetal – ou seja, alimentos que não contêm lactose.

     

Fontes

https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/125_79.pdf http://sban.cloudpainel.com.br/source/Agua-HidrataAAo-e-SaAde_Nestle_.pdf https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.