Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Imagem mostrando o que é matcha, com uma xícara de chá verde e um recipiente de madeira preenchido pelo pó da bebida.

Matcha: tudo o que você precisa saber sobre a bebida

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

O matcha é um chá verde em pó tradicional japonês que tem ganhado espaço no paladar e na mesa do ocidente e, claro, dos brasileiros. Além do sabor característico, próximo do chá verde, seu consumo tem aumentado por oferecer diversos benefícios à saúde, inclusive a melhora do humor e do desempenho mental. 

Esse chá milenar já pode ser facilmente encontrado nos mercados e consumido de diversas formas, emprestando seu sabor e colorindo preparos como ingrediente de doces e sorvetes. 

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é matcha, seus benefícios e como incluí-lo na sua alimentação!

 

O que é matcha e qual a sua origem?

Assim como o chá verde, o matcha é um tipo de chá que vem da planta Camellia sinensis. No entanto, ele é cultivado de uma forma diferente e, por isso, possui um perfil nutricional único. 

Para cultivá-lo, os agricultores cobrem as plantas de 20 a 30 dias antes da colheita para evitar a luz solar direta. Essa técnica aumenta a produção de clorofila, aumenta o teor de aminoácidos e dá à planta uma tonalidade verde mais escura e brilhante.

Uma vez que as folhas de chá são colhidas, os caules são removidos e as folhas são moídas, se transformando neste fino pó, conhecido como matcha.

O matcha contém os nutrientes de toda a folha no chá, o que resulta em maior quantidade de cafeína e antioxidantes do que normalmente encontrados no chá verde.

Quais são os benefícios do matcha? 

Agora que você já sabe o que é matcha, vamos entender mais sobre os benefícios que ele pode trazer para o organismo? 

Estudos têm comprovado que o matcha e seus componentes possuem uma série de benefícios, mostrando que ele pode ajudar a proteger o organismo. Confira alguns benefícios importantes do matcha: 

Melhora a função cerebral

O matcha pode levar a melhoria na atenção, tempo de reação e memória, até mesmo na função cerebral de pessoas idosas.

Ele também contém um composto chamado L-teanina, que altera os efeitos da cafeína, promovendo o estado de alerta e ajudando a evitar a queda nos níveis de energia que podem seguir o consumo de cafeína. 

A L-teanina também demonstrou aumentar a atividade das ondas alfa no cérebro, o que pode ajudar a induzir o relaxamento e diminuir os níveis de estresse.

Fonte de antioxidantes 

O matcha é rico em catequinas, uma classe de compostos vegetais que atuam como antioxidantes naturais, que por sua vez, ajudam a estabilizar os radicais livres nocivos, que são compostos que podem danificar as células.

Segundo uma estimativa, o número de algumas catequinas no matcha é até 137 vezes maior do que em outros tipos de chá verde. As catequinas também ajudam na saúde bucal, evitando as placas de mau hálito. 

Pode ajudar a reduzir o risco de câncer 

O matcha é repleto de nutrientes que promovem saúde, incluindo alguns que foram associados ao câncer. 

Esse ingrediente é rico em epigalocatequina-3-galato (EGCG), um tipo de catequina que possui poderosas propriedades anticancerígenas, especialmente nas áreas da próstata, pele, pulmão e fígado. 

Protege o fígado e rins 

Esses órgãos desempenham um papel central na eliminação de toxinas e no processamento de nutrientes. 

O matcha pode ajudar a proteger a saúde do seu fígado, prevenindo danos  neste órgão e nos rins. Além disso, seu consumo ao longo do tempo pode reduzir os níveis de enzimas hepáticas, que indicam problemas hepáticos.  

Protege a saúde do coração 

As doenças cardíacas são as principais causas de morte em todo o mundo, portanto, é importante investir em formas de preveni-las, como é o caso do consumo de matcha. Esse tipo de chá pode reduzir os níveis de colesterol LDL total, bem como os triglicerídeos.

Melhora o metabolismo e ajuda na perda de peso 

Estudos mostram que o matcha pode ajudar a acelerar o metabolismo para aumentar o gasto de energia e aumentar a queima de gordura.

Qual a diferença entre matcha e chá verde? 

Entender o que é matcha e chá verde pode ajudar você a decidir por qual dos dois chás optar para incluir na sua dieta. Para começar, é importante saber que ambos são derivados da mesma planta. As suas diferenças estão, sobretudo, nos processos de produção e no conteúdo do produto final. 

O matcha passa por um processo mais minucioso de cultivo e extração, pois ele é plantado na sombra e protegido da oxidação. A colheita é feita pela noite, as folhas são secas sob o sol e depois integralmente moídas. Essas etapas ajudam a controlar as variáveis da natureza, e dão ao matcha suas características nutricionais mais concentradas, cor e sabor únicos. 

Já o chá-verde, assim como outros chás, passa por diversos processos após a colheita, que confere a ele outro sabor e características nutricionais. 

Esses processos causam diferenças no sabor do matcha e do chá verde, sendo que o chá verde possui um sabor mais leve e refrescante e o matcha um sabor mais forte. 

Ambos os ingredientes são benéficos para o organismo e quando combinados com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, ajudam a manter todo corpo em plena saúde. 

Gostou do conteúdo? Acesse o site da QBemQFaz e fique por dentro das melhores dicas sobre alimentação saudável e qualidade de vida!

 


Referências

Matcha vs. green tea: Which is healthier?. Medical News Today, 2021.

7 Proven Ways Matcha Tea Improves Your Health. Healthline, 2020.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.