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Nabo em cima de uma mesa de madeira

Nabo: 9 benefícios para sua saúde

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Nabo em cima de uma mesa de madeira
Atualizado em  novembro 2023

Os benefícios do nabo têm passado despercebidos na sua rotina alimentar? Então chegou o momento de mudar isso e olhar para a hortaliça com outros olhos. Rica em vitaminas, minerais, fibras e água, a raiz pode dar um up na sua saúde e você nem sabia.

Os benefícios do nabo para a saúde podem vir de todas as suas partes: seja a raiz ou as folhas, tudo se aproveita desse alimento.

E se você quer saber como aproveitar cada benefício do nabo, uma forma muito gostosa é usar os talos dele e de outras hortaliças para preparar bolinhos salgados que servirão de aperitivos! Nas saladas, basta ralar o nabo e adicionar aos demais ingredientes de sua preferência. E, em sopas, coloque o nabo cortado em cubos.

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Quais os benefícios do nabo, afinal?

Compreender os benefícios do nabo na alimentação fica mais fácil quando se descobre os nutrientes contidos nele. Pois bem! O nabo é fonte de carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas A, C e K, folato, fósforo e cálcio.

Assim, os benefícios do nabo para saúde ajudam na prevenção a doenças, algumas delas crônicas. Por isso, não torça o nariz para o gostinho levemente amargo do alimento – até porque, quando cozido ele ganha um adocicado todo especial.

 

Benefícios do nabo: tem propriedades anticancerígenas

Rico em antioxidantes, como a vitamina C, o nabo é um alimento que tem propriedades anticancerígenas. Esse benefício do nabo cozido ou cru funciona da seguinte forma: sua atividade antioxidante gera defesas no organismo, criando barreiras que ajudam a impedir o crescimento das células cancerígenas.

E aqui cabe um lembrete sério: o nabo não cura câncer, tá gente! Como qualquer alimento saudável, ele age no corpo como um forte aliado para evitar doenças, mas se elas surgirem, procure um médico. E isso vale para qualquer caso, seja câncer ou outra enfermidade.

 

Benefícios do nabo contra o envelhecimento precoce

Aqui, os benefícios do nabo para a saúde também envolvem os antioxidantes. Essas substâncias neutralizam os radicais livres, que causam estresse oxidativo e prejudicam a pele. E se os antioxidantes trazem essa proteção, significa que eles mantêm a pele bonita e com aquele frescor típico da juventude, retardando o envelhecimento precoce.

 

Benefícios do nabo para prevenir diabetes

Essa notícia certamente vai te convencer a incluir os benefícios do nabo cozido na sua dieta. Estudos mostram que o alimento pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue – portanto, além de auxiliar na prevenção, o nabo ainda contribui para regular a diabetes. A hortaliça reduz a produção de glicose e, por isso, tem esse efeito antidiabético.

 

Nabo previne hemorragias

Esse é mais um benefício do nabo para saúde que envolve uma das vitaminas presentes no alimento. Dessa vez, é a vitamina K que se apresenta como uma boa amiga: é ela que age no organismo, ajudando na coagulação do sangue. Sendo assim, o nabo tem um papel importante na saúde, pois evita sangramentos excessivos, ou seja, hemorragias.

 

Proteção dos ossos

É um benefício do nabo muito desejado – especialmente para as mulheres –, pois a hortaliça é rica em cálcio. E se tem esse mineral, é bom adicioná-lo à dieta para fortalecer os ossos e evitar doenças como a osteoporose.

 

Nabo ajuda a emagrecer?

Tem benefício do nabo para emagrecer? Tem sim senhor! E isso acontece por uma combinação perfeita do baixo teor de calorias do alimento, mais a boa quantidade de fibras que ele tem – e, se é um alimento rico em fibra, é sinal que vai te ajudar a manter a saciedade por mais tempo, tornando os lanches fora de hora mais raros!

Só é preciso lembrar um pequeno detalhe: quem quer emagrecer também precisa investir em atividades físicas. Caminhar, correr, dançar, nadar, seja qual for a escolha, o exercício precisa fazer parte da rotina de vida saudável.

 

Espanta a prisão de ventre

Fibras e mais fibras: por que todo mundo fala delas? Simples! Elas fazem muito bem à saúde e estão entre os benefícios do nabo branco, ou qualquer outro tipo de nabo. Além da saciedade citada acima, as fibras fazem muito bem ao intestino: elas espantam a prisão de ventre e todos os sintomas desconfortáveis que esse problema provoca, como as dores e a irritação.

 

Benefícios do nabo para o coração

Prevenção da hipertensão e controle dos níveis de colesterol: a união desses dois efeitos dos benefícios do nabo no organismo se reflete diretamente na saúde do coração. Pressão alta e colesterol em desequilíbrio podem levar a doenças cardíacas, como entupimentos de artérias.

 

Benefícios do nabo na gravidez

Os benefícios do nabo para a saúde das mulheres gestantes também são relevantes – especialmente porque o folato contido no alimento vai ajudar a prevenir malformações no feto e contribuir para o bom desenvolvimento do bebê.

 

Como conservar o nabo

Conservar os vegetais da forma correta é muito importante para não haver desperdício de alimentos. É por essa razão que o Que bem que faz elencou algumas dicas para você acertar na hora de armazenar o nabo. Para começar, é bom saber que folhas e raízes devem ser guardadas separadamente.

Segue o passo a passo:

- Separe as folhas com cuidado e lave-as. Escorra para retirar o excesso de água e guarde em saco plástico ou em recipiente com tampa. Armazene em geladeira.

- Para guardar as raízes na geladeira, lave-as bem e coloque-as em um saco plástico ou recipiente com tampa. Ela se conserva por até 15 dias. Mas, se preferir deixar fora da geladeira, isso também é possível; porém, a durabilidade do alimento será menor.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do nabo?

    Nabo tem propriedades anticancerígenas e antidiabéticas, combate o envelhecimento precoce, previne anemias, protege os ossos, evita doenças cardíacas, espanta a prisão de ventre, ajuda no desenvolvimento do feto e no emagrecimento.

  • 2. Quais as propriedades do nabo?

    O nabo é rico em água e fonte de carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas A, C e K, folato, fósforo e cálcio.

  • 3. Como usar o nabo?

    Dá para usar os talos para preparar bolinhos salgados que servirão de aperitivos. Nas saladas, basta ralar o nabo e adicionar aos demais ingredientes de sua preferência. E, em sopas, coloque o nabo cortado em cubos.

  • 4. Como conservar o nabo?

    Separe as folhas com cuidado e lave-as. Escorra para retirar o excesso de água e guarde em saco plástico ou em recipiente com tampa. Armazene em geladeira. Para guardar as raízes na geladeira, lave-as bem e coloque-as em um saco plástico ou recipiente com tampa.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/turnip-nutrition#uses

https://revistas.fca.unesp.br/index.php/energia/article/view/641#:~:text=O%20nabo%20forrageiro%20%C3%A9%20uma,culturas%20de%20cobertura%20de%20inverno

https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/nabo

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