Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Imagem de uma colher de madeira segurando e mostrando o que é fécula de mandioca. Ao fundo, algumas mandiocas fatiadas.

6 fatos curiosos sobre a fécula de mandioca

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Presente na história e na cultura do nosso país, a mandioca é um importante ingrediente na base alimentar brasileira. Cultivada inicialmente pelos indígenas da América do Sul, o alimento altamente nutritivo foi essencial para o desenvolvimento de diversas populações da região.

A fécula de mandioca, também conhecida como polvilho doce, é o amido extraído das raízes descascadas, desidratadas e trituradas da planta. Apresentando um aspecto de pó fino e branco, a fécula é muito versátil e similar à farinha de trigo, podendo inclusive substituí-la em muitas receitas.

Veja abaixo o que é fécula de mandioca, algumas curiosidades sobre o amido e as melhores receitas para aplicar o alimento na cozinha!

 

6 fatos curiosos sobre a fécula de mandioca que você precisa saber! 

Confira agora o que é fécula de mandioca e seus principais benefícios!

1. Não contém glúten

A mandioca é um produto versátil e livre de glúten. Por esses motivos, a fécula de mandioca pode ser usada como um excelente substituto para a farinha de trigo em várias receitas tradicionais, inclusive para aquelas pessoas que têm restrições ao glúten.

No entanto, é recomendado verificar cuidadosamente os rótulos dos produtos antes do consumo. Embora a fécula de mandioca seja naturalmente livre de glúten, ela pode ter sido processada em uma instalação que também processa produtos com glúten. 

Portanto, a verificação do rótulo é crucial para evitar a ingestão acidental de glúten.

2. É um importante substituto do amido de milho

A fécula de mandioca também pode ser usada para substituir o amido de milho. Para isso, a maioria dos cozinheiros recomenda substituir uma unidade de amido de milho por duas de amido de mandioca.

3. É altamente nutritiva

A fécula de mandioca é um alimento extremamente nutritivo: em uma porção de 35g (cerca de 1/4 xícara), a farinha fornece baixos níveis de proteína e gordura, além de 130 calorias e 31g de carboidratos (mais de 10% do valor diário recomendado).

Por isso, embora seja bastante rica em nutrientes, pessoas que desejam emagrecer devem consumir a fécula de mandioca com parcimônia, juntamente com uma dieta equilibrada.

4. Coringa na indústria alimentícia

Além de ser altamente nutritiva, a fécula de mandioca é também versátil na cozinha. 

Devido ao seu baixo custo, o amido tem sido muito utilizado pela indústria alimentícia como ingrediente calórico e para alterar ou controlar diversas características como textura, aparência, umidade, consistência e estabilidade no armazenamento. 

5. Pode ser uma aliada na perda de peso

Saber o que é fécula de mandioca, também é entender que ela pode ajudar na busca pela perda de peso, na regulação do apetite e redução de massa gorda

Isso porque, quando as bactérias em seu intestino digerem o amido, elas produzem ácidos graxos de cadeia curta, desencadeando a liberação dos hormônios que ajudam na redução da fome e na sensação de saciedade.

No entanto, é importante lembrar que a fécula de mandioca é rica em carboidratos e calorias. Assim, é essencial consumir o produto com moderação e em quantidades adequadas.

6. Melhora a saúde intestinal

A fécula de mandioca pode beneficiar a saúde do trato intestinal. Como o amido resistente é fermentado no intestino grosso, ele serve como prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestino. 

Assim, a fécula de mandioca promove o crescimento microbiano, ajudando a neutralizar as bactérias maléficas e diminuindo o risco de doenças intestinais. 

Receitas: como incluir a fécula de mandioca na alimentação?

A farinha de mandioca é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado para preparar uma grande variedade de pratos doces e salgados, sendo uma excelente alternativa à farinha de trigo para a produção de pães, bolos e outros produtos de panificação. 

Para essa substituição, é recomendado usar a mesma proporção de fécula de mandioca para a quantidade que seria usada de farinha de trigo.

Se precisa de inspiração, confira a seguir algumas receitas para usar este alimento:

Quer descobrir mais receitas deliciosas? Então não perca tempo e visite o Receitas Nestlé para explorar todas as possibilidades culinárias!

Gostou do conteúdo e quer continuar por dentro das melhores dicas sobre saúde e bem-estar por meio da alimentação? Acesse o QBemQFaz agora mesmo!

 


Referências

What is cassava flour? Benefits, recipes and more. Healthline, 2022.

Cassava starch in the Brazilian food industry. Food Sci. Technol, 2011.

Características físico-químicas de amidos modificados com permanganato de potássio/ácido lático e hipoclorito de sódio/ácido lático. Scielo, 2008.

Aplicação do amido de mandioca nas indústrias. UEPG/Ponta Grossa.

All about cassava flour. Medical News Today, 2021.

Índios do Brasil: alimentação e culinária. Biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.